Relacionamento com Stakeholders

RELACIONAMENTO COM OS 'STAKEHOLDERS'

Reforçamos as relações com nossos 'Stakeholders'

#RSC

A Iberdrola acaba de reformar a sua Política corporativa de relação com os Stakeholders. A empresa está ciente de que este é um elemento essencial no seu modelo de negócio responsável e sustentável e que no atual contexto complexo e incerto o aprofundamento do stakeholder engagement constitui um aspecto prioritário.

A Iberdrola renova sua Política corporativa de relação com os 'Stakeholders'.

OBJETIVOS DA POLÍTICA DE RELAÇÃO COM OS 'STAKEHOLDERS'

A nova política tem quatro objetivos:

 Envolver os 'Stakeholders'

Continuar promovendo o envolvimento dos Stakeholders no projeto empresarial por meio de uma estratégia de forte envolvimento com as comunidades onde a empresa está presente e da criação de valor sustentável para todos eles.

 Aborde seus interesses legítimos

Continuar oferecendo respostas aos interesses legítimos dos Stakeholders com os quais a empresa interage.

 Gerar confiança

Continuar gerando confiança entre os Stakeholders para construir relações duradouras, estáveis e sólidas.

 Manter a reputação corporativa

Contribuir com tudo isto para preservar a reputação corporativa nos diferentes países e negócios onde a Iberdrola desempenha a sua atividade.
 

Para atingir estes objetivos, a Iberdrola estabeleceu sete princípios de atuação que servirão de guia para todos os profissionais da companhia para atuar e se relacionar com seus Stakeholders, ou seja, com aqueles grupos e entidades que, com suas decisões e opiniões influem na Iberdrola e, ao mesmo tempo, são afetados pelas atividades do grupo.

Princípios das relações da Iberdrola com seus 'Stakeholders'.

Mais informações sobre nossos princípios

Para desenvolver esta Política, a Iberdrola possui um Modelo global de relações com os 'Stakeholders', que se implementa nos países de referência do grupo e, a nível mais local, no âmbito das instalações. Com este modelo, pretende-se garantir uma interlocução direta com os diferentes Stakeholders, o conhecimento exato de suas necessidades e expectativas e a implantação de planos de ação concretos.

IMPULSIONAMOS O 'STAKEHOLDER ENGAGEMENT'

 Diálogo direto

A Iberdrola considera que os painéis de stakeholders são uma ferramenta muito útil e efetiva de relação com os Stakeholders. De fato, uma de suas filiais, a británica SP Energy Networks Link externo, abra em uma nova aba., tem uma grande experiência neste campo: a empresa desenvolveu painéis em diferentes áreas geográficas onde foram abordados assuntos relacionados com clientes vulneráveis, veículo elétrico, digitalização, energias renováveis ou economia circular.

Com esta experiência como referência, a Iberdrola criou na Espanha um Painel de Stakeholders permanente e temático sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Este painel é composto por 10 conferencistas externos (50 % mulheres e 50 % homens) — todos eles importantes prescritores neste ámbito — quem dialogam com os 10 executivos da Iberdrola mais relacionados com RSC (sete executivos corporativos e tres de negócios: Liberalizado, Redes e Renováveis).

Nas próximas sessões, os palestrantes debaterão sobre os seguintes assuntos que foram escolhidos por eles mesmos:

  • Responsabilidades dos agentes públicos e privados no caso da previsível eletrificação da economia: cidades, moradias, mobilidade, etc.
  • Engajamento dos Stakeholders nas operações e processos de consulta com comunidades locais.
  • Uma realidade atual: a necessidade de gerenciar a diversidade de gênero; uma realidade próxima: a necessidade de gerenciar a diversidade etária.

 Iniciativas de cultura interna

A Iberdrola tem implementado nos últimos anos várias medidas para a consolidação de uma cultura interna sobre a importância do stakeholder engagement em todo o grupo.

Entre estas medidas se incluem a criação de um grupo de trabalho global denominado Iberdrola Stakeholders' Hub — no qual participam cerca de 100 pessoas — ou a difusão entre sua equipe humana de um decálogo sobre como devem se relacionar com e engajar seus Stakeholders.