INSPEÇÃO COM DRONES

Apostamos no uso de drones para a inspeção de parques eólicos

Essa tecnologia permite detectar incidentes estruturais nas pás dos aerogeradores e serve de guia para sua correta manutenção, economizando custos significativos e aumentando a segurança. Os drones ajudam a cumprir nossos objetivos de prolongar a vida útil das instalações e aumentar a eficiência de nossos mais de 12.000 aerogeradores em todo o mundo.

A Iberdrola foi uma das primeiras empresas energéticas a se aperceber das enormes oportunidades que os drones ofereciam.

O rápido desenvolvimento experimentado por esses sistemas aéreos pilotados de forma remota propiciou a multiplicação de suas aplicações, e a empresa não hesitou em promover sua utilização em diferentes áreas. Assim, desde 2013 impulsiona o desenvolvimento desse tipo de tecnologia mediante seu investimento na empresa Arbórea Intellbird para a criação de soluções dedicadas à revisão e manutenção dos aerogeradores eólicos.

ARACNOCÓPTERO, O DRONE QUE ALIA DESENHO E EFICÁCIA

Fruto dessa colaboração, surgiu o Aracnocóptero, um helicóptero dobrável multirrotor que revolucionou a inspeção das pás dos aerogeradores. Dotado de câmeras de alta definição e de outros sensores, é capaz de gerar, em apenas sete minutos de voo, uma radiografia interna de tais pás e detectar problemas estruturais, como corrosão ou pontos quentes.

O drone aracnocóptero detecta qualquer incidente nas pás dos aerogeradores.#RRSSO drone aracnocóptero detecta qualquer incidente nas pás dos aerogeradores.

O novo modelo de Aracnocóptero, apresentado em maio de 2018, incorpora importantes melhorias:

  • Permite que o voo percorra maiores distâncias sobre a instalação elétrica.
  • Graças à utilização do software Power Grids, processa e transmite em tempo real os mapeamentos digitais traçados.
  • O app associado Power-eye ajuda os técnicos a localizarem facilmente os defeitos através de seu celular.

Tudo isso maximiza a eficiência durante as inspeções de manutenção de parques eólicos, reduzindo os tempos de parada e conseguindo um nível de detalhamento muito superior em relação aos métodos tradicionais de inspeção.

Todas as informações oferecidas pelos drones — baseadas em visão e inteligência artificial — são analisadas e armazenadas para a execução de uma gestão automática das falhas. Essa manutenção preditiva permite prolongar a vida útil dos aerogeradores.

Multirrotor versátil
Diferentes 'kits' de braços projetados à imagem das sementes do plátano para voar mais longe, com mais vento (até 20 m/s) ou com maior carga.
Seis motores
Capaz de voar por 35 minutos com apenas uma bateria e transportar uma carga equivalente a 100% do seu peso.
Fabricado em titânio
Leve, robusto e resistente à corrosão.
Impermeável e submergível
Funciona sob a chuva e no ambiente marinho.
Desmontável
É possível transportar em um espaço reduzido.
Controle manual ou remoto
Simples de manusear através de qualquer PC ou Mac.
ARACNOCÓPTERO,
O
EM DETALHES
Fonte: www.aracnocoptero.com

 VER INFOGRÁFICO: O Aracnocóptero em detalhes [PDF]

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO USO DE DRONES

A inspeção e a manutenção de parques eólicos mediante drones proporcionam três vantagens fundamentais:

  • Economia de custos, graças à utilização de uma plataforma integralmente digital.
  • Redução do índice de acidentes de trabalho, para evitar que os próprios trabalhadores tenham que subir às instalações para fazerem as tarefas de revisão em altura.
  • Melhoria contínua do serviço, derivada do aumento da confiabilidade dos equipamentos.

Devido aos bons resultados que o uso desse tipo de tecnologia está demonstrando, a Iberdrola trabalha para ampliar o leque de possibilidades no uso de drones. Nesse sentido, empreendeu vários projetos-piloto de revisão de torres de telecomunicações e de canais de infraestruturas hidráulicas em usinas de geração hidrelétrica.

 P&D+I em nossos negócios