INSPEÇÃO COM DRONES

Apostamos no uso de drones para a inspeção de parques eólicos

Essa tecnologia permite detectar incidentes estruturais nas pás dos aerogeradores e serve de guia para sua correta manutenção, economizando custos significativos e aumentando a segurança. Os drones ajudam a cumprir nossos objetivos de prolongar a vida útil das instalações e aumentar a eficiência de nossos mais de 12.000 aerogeradores em todo o mundo.

A Iberdrola foi uma das primeiras empresas energéticas a se aperceber das enormes oportunidades que os drones ofereciam.

O rápido desenvolvimento experimentado por esses sistemas aéreos pilotados de forma remota propiciou a multiplicação de suas aplicações, e a empresa não hesitou em promover sua utilização em diferentes áreas. Assim, desde 2013 impulsiona o desenvolvimento desse tipo de tecnologia investindo, através de seu programa internacional PERSEO, na empresa Arbórea Intellbird para a criação de soluções dedicadas à revisão e manutenção dos aerogeradores eólicos.

ARACNOCÓPTERO, O DRONE QUE ALIA DESENHO E EFICÁCIA

Fruto dessa colaboração, surgiu o Aracnocóptero, um helicóptero dobrável multirrotor que revolucionou a inspeção das pás dos aerogeradores. Dotado de câmeras de alta definição e de outros sensores, é capaz de gerar, em apenas sete minutos de voo, uma radiografia interna de tais pás e detectar problemas estruturais, como corrosão ou pontos quentes.

O drone aracnocóptero detecta qualquer incidente nas pás dos aerogeradores.#RRSSO drone aracnocóptero detecta qualquer incidente nas pás dos aerogeradores.

O último modelo de Aracnocóptero, apresentado em maio de 2018, incorpora importantes melhorias em relação ao anterior:

  • Permite que o voo percorra maiores distâncias sobre a instalação elétrica.
  • Graças à utilização do software Power Grids, processa e transmite em tempo real os mapeamentos digitais traçados.
  • O app associado Power-eye ajuda os técnicos a localizarem facilmente os defeitos através de seu celular.

Tudo isso maximiza a eficiência durante as inspeções de manutenção de parques eólicos, reduzindo os tempos de parada e conseguindo um nível de detalhamento muito superior em relação aos métodos tradicionais de inspeção. Só nos dois últimos anos, esses drones já auditaram exaustivamente mais de 1.200 pás de parques eólicos onshore da Iberdrola na Espanha e no México.

Todas as informações oferecidas pelos drones — baseadas em visão e inteligência artificial — são analisadas e armazenadas para a execução de uma gestão automática das falhas. Essa manutenção preditiva permite prolongar a vida útil dos aerogeradores.

Multirrotor versátil
Diferentes 'kits' de braços projetados à imagem das sementes do plátano para voar mais longe, com mais vento (até 20 m/s) ou com maior carga.
Seis motores
Capaz de voar por 35 minutos com apenas uma bateria e transportar uma carga equivalente a 100% do seu peso.
Fabricado em titânio
Leve, robusto e resistente à corrosão.
Impermeável e submergível
Funciona sob a chuva e no ambiente marinho.
Desmontável
É possível transportar em um espaço reduzido.
Controle manual ou remoto
Simples de manusear através de qualquer PC ou Mac.
ARACNOCÓPTERO,
O
EM DETALHES
Fonte: www.aracnocoptero.com

 VER INFOGRÁFICO: O Aracnocóptero em detalhes [PDF]

ANÁLISE DIGITAL DE ESTRUTURAS EÓLICAS 'OFFSHORE'

Em 2021, o aracnocóptero foi integrado em um programa inovador de análise digital de estruturas eólicas offshore que melhora a inspeção de parques em fases de operação e manutenção. As informações coletadas a partir dos voos do drone são integradas em uma nova tecnologia de inspeção baseada na reconstrução e análise digital das partes críticas dessas estruturas (juntas e soldas).

Tal análise já foi usada de forma inovadora sobre as bases (jackets) de East Anglia ONE, o maior parque eólico da Iberdrola e um dos maiores do mundo, proporcionando uma maior rastreabilidade e segurança na inspeção. Por um lado, esse procedimento permite mapear e analisar toda a superfície dos elementos críticos, que são devidamente monitorados por certificadores e, por outro, serve de referência para conceber o plano de operação e manutenção de forma mais eficiente.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO USO DE DRONES

A inspeção e a manutenção de parques eólicos mediante drones proporcionam três vantagens fundamentais:

  • Economia de custos, graças à utilização de uma plataforma integralmente digital.
  • Redução do índice de acidentes de trabalho, para evitar que os próprios trabalhadores tenham que subir às instalações para fazerem as tarefas de revisão em altura.
  • Melhoria contínua do serviço, derivada do aumento da confiabilidade dos equipamentos.

Devido aos bons resultados que o uso desse tipo de tecnologia está demonstrando, a Iberdrola trabalha para ampliar o leque de possibilidades no uso de drones. Nesse sentido, empreendeu vários projetos-piloto de revisão de torres de telecomunicações e de canais de infraestruturas hidráulicas em usinas de geração hidrelétrica.

 P&D+I em nossos negócios