Startup challenge: Calor industrial sem emissões

A bomba de calor norueguesa HighLift vence o Start-up Challenge para a descarbonização de processos industriais através da integração de energias limpas

A Iberdrola elegeu a empresa Olvondo Technology como vencedora do Start-up Challenge Calor industrial sem emissões, que faz parte da iniciativa Energy4Planet do Conselho Europeu de Inovação. A multinacional inicia assim uma colaboração com a start-up norueguesa para testar a escalabilidade e a competitividade de sua tecnologia para melhorar a eficiência energética em processos industriais.

IndustrialHeat_
O vencedor assinará um acordo de colaboração e poderá testar seu projeto.

A Iberdrola procura ajudar estas indústrias na sua transição energética através de soluções ad hoc para fábricas que melhorem a sua eficiência energética e reduzam as emissões de CO2 de forma sustentável e económica. É por isso que em 2021 lança o Start-up Challenge Calor industrial sem emissões, que busca soluções inovadoras que ajudem a descarbonização dos processos industriais através da automação do desenho e da integração de tecnologias limpas e medidas de eficiência energética.

"A bomba de calor HighLift da Olvondo Technology é uma das poucas tecnologias de bombas de calor de alta temperatura que encontramos com casos de uso real que oferecem temperaturas acima de 150°C", afirma Sergio Platon Martinez, da equipe de Inovação e Sustentabilidade da Iberdrola. "Estamos convencidos de que soluções como a tecnologia Olvondo ajudarão a descarbonizar o processo de aquecimento em várias indústrias. 

A inovadora bomba de calor de alta temperatura de Olvondo, chamada HighLift, é a única que converte calor desperdiçado em vapor de até 200 graus. "Isto reduz o consumo de combustíveis fósseis da indústria, com reduções associadas tanto nas emissões de CO2 quanto nos custos de energia", explica Stefano Vittor, CEO da Olvondo Technology.

Em uma das fábricas piloto da Olvondo, ele explica que "as emissões foram reduzidas em mais de 60 %, enquanto os custos de energia foram reduzidos em 30 %". Isto faz da tecnologia HighLift uma solução concreta e potencialmente escalável para que a indústria avance de forma rentável para o objetivo mínima de 32 % de energia renovável até 2030, estabelecido pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Diretivo sobre Energias Renováveis. 

Razões para o desafio

A eletricidade é fundamental para a descarbonização do uso de energia por meio de energias renováveis para criar uma estrutura energética sustentável e eficiente. É também o vetor de energia que permite uma maior contribuição de fontes de energia limpa, enquanto, ao mesmo tempo, melhora consideravelmente a eficiência geral do sistema de energia.

No entanto, hoje em dia, a eletricidade é usada principalmente para a geração de energia, respondendo por apenas cerca de 20 % da demanda global de energia. A razão por trás disso está nos altos níveis de dependência de combustíveis fósseis em setores não energéticos tais como transporte, construções e indústria. São os chamados setores difíceis de reduzir dita dependência.

O calor industrial pode se beneficiar de um maior uso de eletricidade para os processos de baixa e média temperatura através da aplicação de bombas de calor em combinação com medidas de eficiência energética, enquanto os processos de alta temperatura poderiam ter como objetivo a eletrificação combinada com a troca de combustível para diminuir suas emissões associadas.

Por esta razão, os negócios de Calor e Frio Industrial do grupo Iberdrola analisaram - com base em critérios de escalabilidade, replicabilidade, facilidade de implementação e integração de soluções ad hoc - as propostas apresentadas no challenge para fornecer soluções às necessidades de:

 Elaboração de projetos de automatização para descarbonização de processos industriais utilizando ferramentas de software.

 Hibridização de tecnologias limpas, como por exemplo: bombas de calor, fornos elétricos, medidas de eficiência energética, hidrogênio verde ou autoconsumo por energia renovável distribuída.

 Consumo de energia e simulações de Economia.

 Cálculos de financiamento de projeto com base nas entradas de CAPEX e OPEX: Taxa de Retorno do Investimento (Investment Rate of Return) (IRR), Valor Presente Líquido (Net Present Value) (NPV) e Períodos de Retorno (Payback Periods) (PB).

O prêmio

O prêmio para a Olvondo Technology consiste na assinatura de um acordo de colaboração para o desenvolvimento de um piloto com a PERSEO ou com qualquer outra empresa do grupo, que assumirá os custos das referidas atividades e proporcionará ao vencedor o apoio técnico necessário, bem como um ambiente e dados reais para testar a solução. Assim, o projeto submetido ao desafio será desenvolvido em colaboração com especialistas técnicos da área de Calor e Frio Industrial da Iberdrola.

Se a prova de conceito for satisfatória, a Iberdrola poderia à start-up norueguesa a oportunidade de escalar a solução, adotando-a por meio de acordos comerciais. Além disso, o PERSEO poderia considerar investir na empresa e/ou na solução vencedora do desafio.

CRONOGRAMA
10/02/2021 Lançamento público do desafio
07/03/2021 Prazo para receber propostas
Março 2022 Anúncio do vencedor

Energy4Planet

Os principais desafios de transição de energia do Acordo Verde e as metas ambiciosas exigem uma estreita colaboração entre as cadeias de valor. Exigirá também pilotos concretos com as melhores start-ups, empresas com conhecimento e institutos de tecnologia que o ecossistema europeu tem a oferecer.

Levando isto em conta, o Conselho Europeu de Inovação Link externo, abra em uma nova aba. (European Innovation Council - EIC) lançou a iniciativa Energy4Planet em 2021 como parte do Programa Corporativo do EIC, que se baseia no sucesso do EIC Planet.tech Link externo, abra em uma nova aba. . A tecnologia HighLift da Olvondo foi nomeada vencedora na categoria de Calor Industrial do Energy4Planet.

Com a iniciativa Energy4Planet, os Serviços de aceleração de negócios do EIC oferecem mais uma vez a oportunidade de aumentar a cooperação com grandes empresas e co-criar soluções inovadoras para uma série de desafios no campo da transição energética.

Logotipo Comissão Europeia.


 Regulamento [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.