Iberdrola, líder em ESG

Integramos os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) para uma gestão responsável

Ação social RSC ESG

A Iberdrola desenvolve suas atividades com o objetivo de criar valor sustentável para todos os seus Stakeholders: é o que denominamos nosso dividendo social. Por isso, incluímos em nossa estratégia os três eixos utilizados internacionalmente para medir o impacto e a sustentabilidade dos investimentos: os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, em sua sigla em inglês), como contribuição substancial para o desenvolvimento sustentável.

Durante as últimas duas décadas, os fatores ESG foram parte integrante da estratégia da Iberdrola, até se consolidar atualmente como líder em ESG + F, apoiando os aspectos ambientais, sociais e de governança sobre sua solidez financeira.

Sua aposta pioneira nas energias renováveis e nas redes lhe permitiram se antecipar à atual transição energética e ser uma referência em termos de ação climática. O grupo estabeleceu uma meta para atingir a neutralidade de emissões equivalentes de CO₂ para os escopos 1 e 2 até 2030 e emissões líquidas zero de CO₂ equivalente até 2040 para todas as áreas, incluindo o escopo 3. Para tal, reformou seus Estatutos para tornar o Conselho de Administração responsável pela aprovação, supervisão e reporting periódico de um plano de ação climática que permita cumprir ditas metas.

Além disso, a Iberdrola estabeleceu o objetivo de ter um impacto líquido positivo na biodiversidade até 2030. Essa meta é baseada na aplicação do princípio da hierarquia de conservação durante todo o ciclo de vida de suas instalações e na implementação de mecanismos para identificar, quantificar e monitorar o cumprimento das mesmas.

Também de acordo com seu compromisso de ser "positiva para as pessoas", a empresa realizará cerca de 10.000 novas contratações até 2026 e assumiu o compromisso de aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança para 35% até 2025.

A empresa também continua comprometida com a formação de seus funcionários em diferentes habilidades, concentrando seus esforços em questões importantes como a segurança cibernética, onde espera dedicar 68.000 horas de ensino por ano até 2030. Além disso, em 2030, seus investimentos em P&D chegarão a 500 milhões de euros/ano, dos quais 385 milhões serão investidos até 2026. 

Além disso, a companhia reformulou seu Sistema de governança e sustentabilidade em torno dos critérios ESG, consolidando sua posição na vanguarda das melhores práticas internacionais em governança corporativa. O grupo também promove a sustentabilidade em sua cadeia de fornecimento, incentivando seus fornecedores a adotarem as melhores políticas e práticas no tocante à gestão sustentável.

ESG+F Iberdrola. Dados extraídos da Apresentação de Resultados do Primeiro trimestre 2024

VEJA O INFOGRÁFICO: ESG+F Iberdrola [PDF]

Como a Iberdrola aplica os critérios ESG?

A implementação real e efetiva da estratégia de desenvolvimento sustentável será, junto ao Sistema de governança e sustentabilidade, um dos elementos-chave que diferenciam a Iberdrola de seus concorrentes, compartilhando com seus Stakeholders as vitórias alcançadas. Seu compromisso com o desenvolvimento sustentável se materializa em sua aposta nos fatores ESG, que estão integrados no dia a dia das operações da companhia e que são colocados em prática nos seguintes âmbitos:

 Ambiental

Seu foco é continuar contribuindo para a criação de um sistema energético em harmonia com a natureza e os seres humanos, enfrentando o triplo desafio ambiental da luta contra as mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade e a circularidade dos recursos. Destacam-se as conquistas da companhia na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) — que lhe permitem liderar a transição energética há mais de 20 anos — e na conservação e promoção da biodiversidade dos ecossistemas.

 Social

A Iberdrola situa as pessoas no centro de sua estratégia. A companhia contribui para melhorar a qualidade de vida, ajuda os mais vulneráveis, cria empregos e investe para garantir o acesso universal à energia, gerando assim um dividendo social sustentável e inclusivo. Seu compromisso com a diversidade, o treinamento de seus colaboradores, as ajudas a grupos sociais vulneráveis ou o respeito pelos direitos humanos reforçam seu vínculo com a sociedade, juntamente com a promoção de práticas socialmente responsáveis na cadeia de suprimentos e a cibersegurança.

 Governança corporativa

O Sistema de governança e sustentabilidade da Iberdrola, a qual é há anos uma das companhias mais avançadas nesse âmbito, aborda principalmente os direitos dos acionistas, a estrutura dos órgãos de governança, as políticas corporativas, o Sistema de compliance, a governança climática, entre outros.

Objetivos ESG+F: o plano de ação da Iberdrola em sustentabilidade

O atual contexto de mercado, no qual o escrutínio em termos ESG da empresa pelos investidores está aumentando e a regulamentação está se tornando cada vez mais exigente, fez com que se tornasse necessário revisar os objetivos estabelecidos em nosso Plano de Desenvolvimento Sustentável 2020-2022 "Energia para avançar", com o objetivo de alinhá-los com as melhores práticas de mercado e garantir que sejam ambiciosos o suficiente para antecipar as demandas dos diferentes Stakeholders, assegurando a manutenção da posição de liderança compartilhada que temos atualmente.

Objetivos ESG+F da Iberdrola [PDF] (Versão em espanhol)

É por isso que, em novembro, atualizamos esse plano de ação definindo um conjunto abrangente, relevante e ambicioso de objetivos em torno de nossas prioridades ambientais, sociais, de governança e de financiamento sustentável que impactam positivamente em todos os nossos Stakeholders. Dessa maneira, reafirmamos nossa determinação de ser um agente ativo na criação de um modelo energético mais sustentável e inclusivo para as gerações futuras.

Atualização dos objetivos de ESG [PDF]

ESG 2023 informaçâo, mais um passo no compromisso da Iberdrola

Pelo segundo ano seguido, a empresa apresenta todas as informações relevantes sobre seu desempenho ambiental, social, de governança e financeiro em um único espaço digital. Os dados, correspondentes ao exercício financeiro de 2022, estão enquadrados no contexto do modelo de negócios da companhia energética, dos países em que opera e de sua estratégia e perspectiva para os próximos anos.

Essa ferramenta digital reúne todas as informações não financeiras da empresa para atender aos diversos padrões de relatórios reconhecidos nessa área (IIRC, GRI, SASB, Global Compact etc.). Esse espaço inclui tanto as informações relatadas no Relatório Integrado quanto o conteúdo publicado na Declaração de Informações Não Financeiras – Relatório de Sustentabilidade, bem como outras informações relevantes para agentes influentes, como os fornecedores de índices e classificações de ESG e sustentabilidade.

Promovemos os critérios ESG entre nossos fornecedores

A Iberdrola decidiu ampliar seu compromisso com os critérios ESG a seus mais de 20.000 fornecedores em todo o mundo, dos quais realizou compras no valor de 17,8 bilhões de euros no último exercício, e se tornou a primeira empresa a obter o certificado de Estratégia de Compra Sustentável concedida pela AENOR. No final de 2023, 90,2% das compras de fornecedores do Grupo estavam sujeitas a políticas e padrões ESG.
 
Para isso, a Iberdrola criou um modelo próprio para avaliar o posicionamento e o desempenho de cada fornecedor em relação aos três pilares ESG e, por meio de uma plataforma global de gestão de fornecedores, eles podem autoavaliar seu desempenho em matéria de desenvolvimento sustentável, a partir de parâmetros como possuir uma política de direitos humanos, um código de conduta, normas de saúde e segurança (ODS 3) e uma estratégia global de sustentabilidade ambiental que inclua planos relacionados à água (ODS 6), à energia (ODS 7) e à biodiversidade (ODS 14 e ODS 15).

Aqueles fornecedores que obtiverem uma baixa classificação receberão apoio da Iberdrola para identificar as áreas de melhoria e a possibilidade de implementar um plano de ação individualizado com compromissos e ações específicas. No triênio 2020-22, foram apresentadas mais de 1.000 propostas de planos de melhoria para os fornecedores do Grupo, o que contribuiu para que mais de 77 % dos principais fornecedores alcançassem o nível de Sustentabilidade exigido.