Inovação em redes elétricas

Acelerando o futuro: IA e computação quântica para uma rede elétrica mais inteligente

A inteligência artificial e a computação quântica estão transformando as redes elétricas ao elevar seus níveis de resiliência e eficiência. Desde a otimização da localização de sistemas de armazenamento de energia até a previsão meteorológica baseada em IA, essas tecnologias possibilitam uma tomada de decisão em tempo real, prevenindo interrupções no fornecimento e promovendo uma integração fluida das fontes renováveis. O resultado é uma rede elétrica mais inteligente, flexível e preparada para os desafios da transição energética.

Redes eléctricas

Acelerando o futuro: IA e computação quântica para uma rede elétrica mais inteligente I FT Energy Source (áudio em inglês).

A transição energética é um processo fundamental que busca integrar fontes renováveis ao nosso sistema energético. No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessário contar com redes elétricas mais inteligentes e flexíveis. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) e a computação quântica estão se destacando como tecnologias capazes de transformar a forma como transmitimos a energia que consumimos.

O uso de inteligência artificial na previsão meteorológica é um exemplo claro de como essas ferramentas estão melhorando a gestão das redes elétricas. Na Iberdrola, criamos o sistema MeteoFlow para estimar a produção de nossas diversas instalações. Graças a seus avançados algoritmos, esse sistema informático é capaz de analisar dados reais que, posteriormente, permitem à empresa tomar decisões antecipadas para enfrentar fenômenos meteorológicos ou realizar ajustes na rede em tempo real.

A computação quântica, por sua vez, oferece novas abordagens para resolver problemas de grande complexidade, como a escolha do número, tipo e localização de uma bateria de armazenamento conectada à rede elétrica. Diante das limitações dos algoritmos tradicionais, essa tecnologia facilita a avaliação simultânea de milhões de casos, auxiliando na busca por soluções cada vez mais precisas.