CIBERSEGURANÇA NAS FÉRIAS

Nesse verão, leve a cibersegurança de férias

Durante as férias, queremos relaxar para nos desligar do dia a dia, mas não devemos esquecer que essa é a época do ano em que os hackers podem se aproveitar da desconexão do barulho mundano para 'se saciarem' às nossas custas.

O aumento de ciberataques é, atualmente, uma das maiores preocupações dos governos e empresas de todo o mundo, pois já afetam tanto os negócios locais quanto as grandes empresas e particulares. Esses ataques cibernéticos aumentam de forma considerável no verão, uma vez que os hackers aproveitam o período de férias, tanto das empresas que não dispõem dos sistemas de segurança adequados, quanto das pessoas que não dedicam tempo para preparar os dispositivos que levarão de férias. Os cibercriminosos aproveitam essas portas abertas para atacar os equipamentos.

Um pequeno descuido na hora de publicar mais informações da conta nas redes sociais, a reserva das férias a partir de um site não oficial ou a execução de transferências bancárias a partir de uma rede Wi-Fi pública são exemplos de situações que podem acontecer nas férias e que estão associadas a riscos como hackear celulares e introduzir malwares que podem afetar nossa segurança (obtenção de informações pessoais, roubo do dispositivo, utilização fraudulenta dos dados obtidos, usurpação de identidade etc.).

Se compararmos por países, os EUA são a nação que mais ciberataques recebem no mundo, seguido pelo Reino Unido e Espanha. Na Espanha, os ataques cibernéticos cresceram 130% em 2017 em comparação com 2016.

Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Cibersegurança, na Espanha, são atacados diariamente 110.000 equipamentos. A maioria desses ataques foca em fraudes bancárias e clonagem de cartões de crédito.

Da mesma forma que reservamos algum tempo para fazer a mala antes de viajar, também é importante que dediquemos alguns minutos para preparar os dispositivos que vamos levar, assim como devemos tomar uma série de precauções para assegurar que nossas férias sejam sem sustos.

Se quiser conhecer algumas das nossas dicas para evitar ataques cibernéticos, continue lendo e... leve a cibersegurança de férias!

Neste verão, leve a cibersegurança de férias.#RRSSNeste verão, leve a cibersegurança de férias.

Ver mais informações

Chegam as férias, e queremos descansar, tomar sol e desfrutar do verão etc. Mas não devemos esquecer que a tecnologia e os riscos associados a ela nos acompanham sempre.

Não permita que os cibercriminosos façam a festa às suas custas. Neste verão, leve a cibersegurança de férias:

  • Quando for reservar suas férias pela Internet, certifique-se de que o site que você está acessando é uma página segura e de uma empresa de confiança.
  • Não perca de vista seus dispositivos móveis.
  • Se vai publicar informações particulares de suas férias em redes sociais, é melhor fazê-lo na volta.
  • Evite se conectar em redes Wi-Fi públicas, especialmente se você for lidar com dados sensíveis, como os bancários.

Ocultar informação

 VER INFOGRÁFICO: Neste verão, leve a cibersegurança de férias [PDF]

 Transformação digital e inovação(*) Nota

 

(*) Disponível na versão em espanhol.