E-MAIL

E-mail, uma arma de dois gumes

O e-mail é um dos principais canais de comunicação existentes atualmente, junto com os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais. Por meio dele, entramos em contato com outras pessoas para trocar informações pessoais e profissionais.

O uso diário do e-mail pode se transformar em uma arma de dois gumes se não tivermos os cuidados necessários. Às vezes, por conta de alguma distração, nós acabamos enviando um e-mail com determinadas informações para uma ou, até mesmo, várias pessoas erradas e colocamos em risco nossa privacidade e a dos outros.

Também há outro fator que devemos considerar no uso do e-mail: os hackers. Da mesma forma que nós consideramos que o e-mail é uma ferramenta para estabelecer uma comunicação rápida e ágil, os hackers consideram que o e-mail é o canal ideal para propagar qualquer tipo de malware ou para obter informações para usar em benefício próprio.

Para evitar que a pressa dê uma rasteira na hora de enviar um e-mail ou que você acabe sendo vítima de ataques por um e-mail, siga essas simples dicas para usá-lo de forma segura. Vamos ensinar como enviar um e-mail de forma segura, quais são as redes Wi-Fi que não se deve utilizar quando entrar no e-mail e qual é o tipo de informação que não deve incluir:

E-mail, uma arma de dois gumes.#RRSSE-mail, uma arma de dois gumes.

Aprenda a enviar um e-mail de forma segura

O e-mail é um dos principais canais de comunicação existentes atualmente.

No entanto, uma distração no momento de enviar um e-mail ou um simples clique errado na mensagem pode se transformar em uma arma de dois gumes.

Para evitar que isso aconteça, reveja sua caixa de entrada e...

  • Proteja seu e-mail com uma senha segura (maiúsculas, minúsculas, símbolos e números), não compartilhe com ninguém e procure alterá-la periodicamente.
  • Evite acessar seu e-mail se estiver conectado a uma Wi-Fi pública.
  • Quando for enviar um novo e-mail, revise se os destinatários estão corretos e, se forem vários, use a cópia oculta ('CCO').
  • Procure não enviar informações pessoais e preste atenção nos links e arquivos anexos.
  • É melhor não responder mensagens massivas. Se receber spam, elimine-o diretamente.

Ocultar informações

 VER INFOGRÁFICO: E-mail, uma arma de dois gumes [PDF]