NAVEGAÇÃO SEGURA NA INTERNET

Segurança em cada clique ao navegar na Internet

Além da grande quantidade de vantagens que oferece, a rede das redes também exige uma série de precauções para evitar as ameaças que se escondem atrás do monitor.

Hoje em dia conectar-se à Internet converteu-se em uma ação mais do que cotidiana. A qualquer momento e com um simples clique, podemos pesquisar informações em sites, publicar nas redes sociais, consultar nosso e-mail, comprar ou inclusive efetuar operações bancárias.

Essa facilidade no acesso à Internet e a tudo aquilo que for necessário simplifica bastante nosso dia a dia mas... estamos cientes dos perigos existentes por trás de cada clique?

Do mesmo modo que na vida real existem delinquentes na Internet, os denominados cibercriminosos aproveitam cada descuido, tanto humano quanto técnico, para roubar informações, propagar vírus ou efetuar qualquer ação que possam utilizar em benefício próprio.

No entanto, embora ao conectar-nos à Internet fiquemos expostos a esse tipo de risco, navegar de forma segura é mais do que possível. Como? Sendo prudentes e aplicando uma série de recomendações simples como as detalhadas a seguir.

A segurança em cada clique ao navegar na Internet.#RRSSA segurança em cada clique ao navegar na Internet.

Descubra nossas dicas de navegar na Internet com segurança
 

AMEAÇAS PARA NAVEGAR ONLINE

Quando navegamos na Internet, são muitas as ameaças que se escondem por trás de cada clique, entre outras:

  • Páginas maliciosas
  • Links que direcionam para sites fraudulentos
  • Arquivos com vírus

DICAS PARA EVITAR CIBERDELINCUENTES

Evite cair neles e mova-se na Internet de forma segura:

  • No momento de proporcionar informações sensíveis (senhas, dados bancários, etc.) em um site, verifique se na barra do navegador aparece HTTPS ou um cadeado verde.
  • Desative a opção “lembrar senha” e feche suas sessões ao sair.
  • De vez em quando, elimine o histórico de navegação, os cookies e os arquivo temporários.
  • Preste atenção a conexões e arquivos anexos antes de clicar nos mesmos.
  • Mantenha seus equipamentos atualizados (sistema operacional, navegadores e aplicativos) e instale, sempre que possível, um antivírus.

Ocultar informações
 

 VER INFOGRÁFICO: A segurança em cada clique ao navegar na Internet [PDF]