PRIVACIDADE E SEGURANÇA NAS REDES SOCIAIS

Redes sociais, cuidado com o que compartilha!

As redes sociais converteram-se em nossos álbuns de fotos, em nossos murais de anúncios, e até mesmo em nossa voz. Publicamos o que acontece conosco durante o dia, damos nossa opinião sobre notícias, participamos de debates, etc. E tudo isso, frequentemente, de forma pública.

Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Linkedin e muitas outras redes sociais funcionam como uma vitrine da vida de milhões de pessoas. No entanto, embora gostemos de compartilhar experiências com nossos contatos, devemos considerar que, se o fizermos sem tomar uma série de cuidados, todas as informações que publicarmos podem acabar se tornando acessíveis a outros usuários da rede social, pois se quiserem, poderão fazer uma radiografia de nossas vidas. Essa é uma tática muito utilizada pelos cibercriminosos. Eles utilizam nossas publicações para conseguir informações pessoais, usurpar identidades, roubar credenciais ou até mesmo chantagear-nos pedindo algo em troca pela não divulgação de uma imagem ou publicação.

CONSELHOS DE SEGURANÇA NAS REDES SOCIAIS

Evidentemente, hoje em dia as redes sociais fazem parte de nós, tal como nosso smartphone. Se nos afastarmos delas, podemos inclusive sofrer de ansiedade, estresse e instabilidade emocional, algo totalmente inimaginável há 50 anos. Compartilhamos todas as nossas informações pessoais, esquecendo que, com isso, nossa privacidade e segurança passam para um segundo plano.

Conectar-se unicamente às redes Wi-Fi seguras é fundamental para manter a proteção de seus dados e não ser mais uma vítima dos cibercriminosos. Mas também devemos utilizar as redes sociais de forma segura.

Redes sociais, cuidado com o que compartilha.#RRSSRedes sociais, cuidado com o que compartilha.

 VER INFOGRÁFICO: Redes sociais, cuidado com o que compartilha [PDF]

Descubra como manter a proteção de seus dados pessoais nas redes sociais

As redes sociais permitem compartilhar momentos, entrar em contato com os amigos e inclusive manter-se atualizado, mas se não tomarmos uma série de providências, todas essas informações públicas podem virar-se contra nós.

Siga nossos conselhos e utilize-as de forma segura:

  1. Proteja-as com senhas seguras e não as compartilhe com ninguém.
  2. Só aceite pedidos de conhecidos.
  3. Configure a privacidade e decida quem pode ver suas publicações.
  4. Não compartilhe informações com qualquer um.
  5. Evite publicações que possam prejudicar sua reputação.
  6. Desconfie de publicações com anúncios, sorteios e ofertas irresistíveis.
  7. Tenha cuidado com as mensagens que contenham links.

Aprendendo a conectar-se sem correr riscos

Ocultar informações