Descubra a importância do meio ambiente e como protegê-lo

Sabia que no mundo só 10% do plástico que geramos é reciclado? Conhece as principais consequências do aquecimento global? Apresentamos-lhe os principais desafios ambientais que o planeta enfrenta, com especial ênfase em todos aqueles relacionados com as alterações climáticas, a poluição e os recursos materiais.

 Com o meio ambiente(*) Nota

 Contra as mudanças climáticas

  • sub A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES URBANOS Parques urbanos.

    Parques urbanos, muito mais do que o 'pulmão' das cidades

    Ajudam a combater a poluição, favorecem a biodiversidade no núcleo das grandes cidades e facilitam o controle da temperatura e da umidade. As áreas verdes no seio das metrópoles também são um importante elemento de coesão social. O conceito do parque urbano como espaço aberto para os cidadãos usufruírem surgiu no século XIX, mas sua importância é tal que marca a configuração das urbes em todo o mundo.

    Descargar
  • sub A LUTA CONTRA OS RESÍDUOS PLÁSTICOS Polinizadores.

    Adeus ao plástico de uso único

    A Europa proibirá em 2021 a venda de plástico de uso único em seu território, tais como canudinhos, talheres ou cotonetes. Esta e outras medidas similares estão expandindo-se por todo o planeta para reverter uma situação que acumula quase 90.000 toneladas de lixo só no oceano Pacífico.

    Descargar
  • sub O QUE É A POLINIZAÇÃO NATURAL

    Alerta! Os polinizadores naturais estão em perigo

    As abelhas e outros insetos e animais fazem um trabalho silencioso, mas fundamental para nossa sobrevivência. A maior parte do cultivo de alimentos do mundo depende da polinização natural realizada por essas espécies, agora ameaçadas em virtude da agricultura intensiva, dos pesticidas, da poluição e da mudança climática.

    Descargar
  • sub O QUE É A SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR

    Alimentação sustentável, uma receita contra a contaminação

    Somos o que comemos e manter uma dieta sustentável reforça nosso compromisso com o meio ambiente. Esse tipo de alimentação saudável é rica em verdura, fomenta o consumo de produtos locais, gera menos resíduos e limita o consumo de carne e peixe para proteger a biodiversidade.

    Descargar
  • sub AÇÕES PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE Hábitos consumo.

    Consumo responsável: a chave para preservar o meio ambiente

    Você tem certeza de que sabe como preservar o meio ambiente? Muitas pessoas acreditam que têm uma convivência respeitosa com a natureza, mas nossos hábitos de consumo revelam o contrário. Muitos de nossos costumes corriqueiros parecem sustentáveis, mas, na realidade, poluem. Conheça os cinco erros mais prejudiciais para a saúde de nosso planeta.

    Descargar
  • sub EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS Educación ambiental.

    Como educar as crianças para que tenham respeito pelo meio ambiente?

    A educação ambiental para crianças deve começar na escola. O destino do planeta está nas mãos delas, por isso é importante que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia na luta contra as mudanças climáticas. O resultado dessa difícil prova pode ser um mundo mais sustentável e melhor para viver.

    Descargar
  • sub PRODUTOS ORGÂNICOS Productos ecológicos.

    Dez coisas que devemos saber sobre os produtos orgânicos

    Os produtos orgânicos, também conhecidos como biológicos ou ecológicos, são cultivados com um sistema de produção que combina as melhores práticas ambientais com a preservação dos recursos naturais. Vamos te contar todos os segredos sobre eles.

    Descargar
  • sub USOS DA ÁGUA: HÁBITOS RECOMENDÁVEIS Cinco consejos para ahorrar agua.

    Por um consumo da água responsável: não a desperdice

    Mais de 97% da água existente no planeta Terra é salgada. Dois terços da água doce estão retidos em geleiras e calotas polares. A maior parte do restante está no solo ou em aquíferos subterrâneos. Conclusão: resta muito pouca água disponível para os seres vivos.

    Descargar
  • sub CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA Consecuencias del efecto invernadero.

    Desertificação e inundações entre as consequências do efeito estufa

    A ação do homem está provocando um aumento da temperatura global — desde 1977, todos os meses, exceto um, foram mais quentes do que a média do século XX(Global Climate Report, NOAA, 2018). Isso significa que o efeito estufa deixou de ser nosso grande aliado e passou a ser um risco para a sobrevivência humana.

    Descargar
  • sub SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS Tronco de árbol.

    Recursos naturais, um bem em risco de extinção

    Os recursos naturais são aqueles que nosso planeta nos oferece sem necessidade de intervenção humana. Eles são essenciais para sobrevivência, mas, se forem consumidos em um ritmo mais rápido do que a sua regeneração natural, como acontece atualmente, eles podem acabar.

    Descargar
  • sub SUMIDOUROS DE CARBONO Sumideros de carbono.

    Sumidouros de carbono, um sopro de oxigênio natural

    Desde o Acordo de Paris, um termo vem sendo usado em todas as conversas sobre mudanças climáticas: mitigação. O objetivo é reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera e uma das medidas para alcançá-lo é aumentar a presença dos sumidouros de carbono na Terra.

    Descargar
  • sub QUALIDADE DO AR Una mujer se protege de la contaminación mediante una mascarilla.

    A qualidade do ar que respiramos é saudável?

    Grandes cidades da China, Estados Unidos (EUA) e União Europeia (UE) lançam na atmosfera 54% das emissões de CO2 no mundo, de acordo com a Environmental Protection Agency (EPA). Os quase 1,4 bilhão de habitantes que vivem nessas regiões têm boas razões para se preocuparem com a qualidade do ar que respiram.

    Descargar
  • sub CIDADES SUSTENTÁVEIS Ciudades sostenibles.

    Conheça as cidades mais sustentáveis do mundo

    A população mundial chegou a 7,6 bilhões de habitantes (ONU, 2017). Grande parte dessa população se concentra nas cidades, que são, ao mesmo tempo, as que mais contribuem para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e as que mais oferecem esperança para reduzir os impactos ambientais em escala global.

    Descargar
  • sub ANIMAIS EM PERIGO DE EXTINÇÃO Foca monje.

    As mudanças climáticas aceleram a sexta extinção

    A biodiversidade mundial diminuiu de forma alarmante em meio século: mais de 25.000 espécies, quase um terço das conhecidas, correm o risco de desaparecer. As mudanças climáticas serão responsáveis por 8% delas.

    Descargar
  • sub MIGRAÇÕES CLIMÁTICAS Migraciones climáticas.

    Refugiados pelas mudanças climáticas: uma realidade em ascensão

    Cerca de 64 milhões de pessoas no mundo foram obrigadas a se deslocarem por conta das mudanças climáticas e, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), este número pode chegar a marca de 1 bilhão nos próximos 50 anos

    Descargar
  • sub ENERGIA EÓLICA Renovables: energía eólica.

    Como o vento se transforma em energia?

    O conceito de energia eólica já é bastante conhecido por todos. Mas será que nós realmente sabemos como o vento se transforma em eletricidade?

    Descargar
  • sub HISTÓRIA DA ELETRICIDADE

    150 anos de caminhada rumo à sustentabilidade

    A primeira usina elétrica de Edison apenas forneceu corrente elétrica para algumas lâmpadas. Desde então, a rede que leva eletricidade às nossas casas foi expandida e, atualmente, encara seu maior desafio: ser completamente livre dos combustíveis fósseis. Conheça a história da eletricidade até os dias atuais.

    Descargar
  • sub VULCÕES EM ERUPÇÃO

    Vulcões que entram em erupção com a força de milhares de bombas atômicas

    Eles escureceram o céu do mundo inteiro, mataram 82.000 pessoas e soterraram cidades e civilizações inteiras. Apesar dos avanços científicos, os vulcões continuam sendo imprevisíveis

    Descargar
  • sub ARMAZENAMENTO ENERGÉTICO Presa La Muela.

    Você sabe como funcionam as usinas hidreelétricas?

    Sua principal missão é armazenar água nos momentos de menor demanda e aproveitá-la para gerar energia nas horas de maior consumo.

    Descargar

 

(*) Disponível em espanhol.