Descubra a importância do meio ambiente e como protegê-lo

Sabia que no mundo só 10% do plástico que geramos é reciclado? Conhece as principais consequências do aquecimento global? Apresentamos-lhe os principais desafios ambientais que o planeta enfrenta, com especial ênfase em todos aqueles relacionados com as alterações climáticas, a poluição e os recursos materiais.

 Com o meio ambiente

 Contra as mudanças climáticas

 

Lute contra o plástico. Capture Lord Plastik! Participe.

 

  • sub O QUE SÃO ROUPAS BIODEGRADÁVEIS Roupas biodegradáveis.

    Roupa ecológica ou biodegradável: uma forma de reduzir os efeitos poluentes da moda

    A indústria da moda, responsável por 8% das emissões mundiais de CO2 à atmosfera, é a segunda mais poluente depois do petróleo. Como reduzir seu impacto ambiental? A roupa biodegradável é uma das respostas e uma das principais apostas do setor para promover a sustentabilidade. Quer vir de shopping?

    Descargar
  • sub A ILHA DE PLÁSTICO NO PACÍFICO Ilha de plástico.

    O continente de plástico que flutua nas águas do Pacífico

    Com o seu apelido, sétimo continente, já se diz tudo... e não é para menos. A ilha de lixo que flutua no Pacífico triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilhões de pedaços de plástico flutuantes que matam, anualmente, milhares de animais marinhos entre a Califórnia e o Havaí.

    Descargar
  • sub ARMAZENAMENTO ENERGÉTICO Armazenamento de energia.

    Armazenamento de energia: a chave para um futuro descarbonizado

    O armazenamento eficiente de energia é um pilar fundamental da transição energética: permite flexibilizar a produção de energia renovável e garantir sua integração no sistema. Saiba quais sistemas de armazenamento são os mais eficientes e qual deles promete promover com mais força a tão necessária transição para um sistema elétrico descarbonizado.

    Descargar
  • sub O PLÁSTICO NOS OCEANOS Plástico nos oceanos

    O plástico, um problema que chega aos lugares mais profundos do mar

    O plástico conseguiu chegar ao ponto mais profundo do planeta: o abismo Challenger, situado a 11.000 metros de profundidade, onde praticamente nem mesmo o homem é capaz de chegar. A descoberta é a melhor prova da dimensão do problema e de que chegou o momento de se conscientizar e fazer o possível para reverter essa situação.

    Descargar
  • sub O QUE É O LIXO ELETRÔNICO Lixo eletrónico.

    A poluição tecnológica, um problema do século XXI

    Celulares, tablets, notebooks e demais dispositivos digitais: sua proliferação está se tornando um problema para o planeta pois ao terminar a sua vida útil, geramos quase 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, a taxa de reciclagem dos mesmos não é suficiente. Aumentar a reciclagem é essencial para frear as mudanças climáticas e evitar a deterioração do meio ambiente.

    Descargar
  • sub RECICLAGEM PARA CRIANÇAS Crianças aprendem a reciclar.

    O jogo da reciclagem ou como conscientizar as crianças

    Hoje em dia, aprender a reciclar é mais fácil e divertido do que nunca para os pequenos da casa. Existem vários jogos e atividades relacionados com a reciclagem e pensados para ensinar as crianças a gerarem menos lixo, separarem resíduos e reutilizarem, reforçando assim seus valores ecológicos e seu compromisso com o meio ambiente.

    Descargar
  • sub AGENDA CLIMÁTICA GLOBAL Agenda climática global.

    A COP25 buscará compromissos climáticos mais ambiciosos por parte da comunidade internacional

    A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — também denominada Conferência das Partes (COP) — terá sua 25ª edição entre os dias 2 e 13 de dezembro. O evento, que é um importante marco na agenda climática global, reiterará a necessidade de que todos os países aumentem seus compromissos climáticos.

    Descargar
  • sub DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS Desperdício de alimentos.

    Uma nova dieta para lutar contra a crise climática

    Os nossos hábitos alimentares contribuem para o aquecimento global, um fenômeno que ameaça provocar graves danos ao planeta. A Organização das Nações Unidas (ONU) adverte: só o desperdício de alimentos causa 10% dos gases de efeito estufa. Também apela para que modifiquemos a nossa dieta para reverter esta situação.

    Descargar
  • sub CÚPULA PARA A AÇÃO CLIMÁTICA DA ONU 2019 Sede da ONU.

    Um objetivo comum: acelerar o cumprimento do Acordo de Paris

    A Cúpula Para a Ação Climática da ONU 2019 acontecerá no próximo dia 23 de setembro na Sede da Organização das Nações Unidas —Nova York— e priorizará nove áreas de ação prioritárias, todas elas lideradas por 19 países com o apoio de diferentes organizações internacionais. Indubitavelmente, este encontro servirá para ter uma ideia da dimensão do compromisso real do mundo em relação com a crise do clima.

    Descargar
  • sub JEAN-MICHEL COUSTEAU Jean-Michel Cousteau.

    "Uma das maiores ameaças que paira sobre o mar é a invasão dos plásticos"

    Jean-Michel Cousteau dedicou toda a sua vida ao mar e, por essa razão, vê com uma mistura de temor e preocupação como o ser humano o maltrata. Por exemplo, com a presença — cada vez maior — de plásticos em suas águas. Apesar disso, o explorador francês não perde a esperança e está otimista em relação ao futuro, desde que todos tenhamos interiorizado esta máxima: "Se você protege o oceano, está protegendo a si mesmo".

    Descargar
  • sub SUPERMERCADOS SEM PLÁSTICO, A OPÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL Supermercados sem plástico.

    Supermercados sem plástico para salvar o planeta

    Os especialistas calculam que mais de oito toneladas de plástico não biodegradável acabam nos mares e oceanos todos os anos. Na luta contra esse inimigo é vital que as grandes superfícies comerciais adotem medidas, no entanto pequenos supermercados livres de plástico como o unPacked em Madri ou o YES FUTURE em Barcelona são pioneiros em uma batalha travada com armas como a compra a granel, a reutilização de embalagens ou o uso de sacolas de tecido.

    Descargar
  • sub USO DO PLÁSTICO RECICLADO PARA A CONSTRUÇAO DE OBRAS CIVIS Ponte de plástico reciclado.

    A ponte de plástico reciclado mais longa do mundo está na Escócia

    O plástico é prejudicial ao ambiente porque não se deteriora: uma garrafa tipo PET pode demorar mais de cinco séculos para se decompor. E se pudéssemos converter essa característica nociva em uma vantagem? Sob esta premissa, pesquisadores da Universidade de Rutgers (EUA) criaram um material termoplástico 100% reciclado e reciclável que tem vários usos em construção. O material foi utilizado para construir a ponte de plástico reciclado mais longa do mundo no condado de Peeblesshire na Escócia.

    Descargar
  • sub COLABORAÇÃO ENTRE ORGANISMOS DE CARÁTER PÚBLICO E PRIVADO Cooperação entre estados.

    Cooperação entre estados, fundamental na luta contra o plástico nos EUA

    Pelo menos 165 milhões de partículas de plástico flutuam normalmente no estuário do porto de Nova York e Nova Jersey, conforme um estudo recente dos guarda-costas da área compartilhada por ambos os estados. Uma das iniciativas pioneiras em combater o plástico nas águas marinhas da área é a Plastic Free Waters Partnership, que une organizações do setor educativo e público, ONGs e empresas privadas com um objetivo comum: eliminar os resíduos plásticos das suas águas.

    Descargar
  • sub COMO RECICLAR E COMO GERAR MENOS RESÍDUOS Mercado de troca.

    Um mercado de troca que luta contra o plástico

    A Cidade do México gera diariamente mais de 13.000 toneladas de resíduos sólidos. Dessa quantidade, e como problema agregado, somente 1,28% são reciclados. Essa foi uma das razões pelas quais a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do México (SEDEMA) implementou em 2012 uma iniciativa chamada Mercado del Trueque, permitindo aos cidadãos permutarem resíduos como plástico, PET, latas de alumínio, papel, papelão, vidro ou descartes eletrônicos por alimentos frescos cultivados localmente.

    Descargar
  • sub RELAÇÃO ENTRE IMPACTO AMBIENTAL E IMPACTO SOCIAL Brasil, do surfe a dar uma segunda vida ao plástico.

    Brasil: do surfe a dar uma segunda vida ao plástico

    re.turn, na cidade de Porto Alegre, ao sul do Brasil, destaca-se por seu acentuado caráter social: o projeto busca inspirar as pessoas, ajudar os grupos mais vulneráveis e, sobretudo, cuidar do mar. Seus fundadores — surfistas — pretendem devolver aos oceanos tudo o que estes lhes deram, por isso desenvolvem iniciativas sustentáveis com materiais reciclados.

    Descargar
  • sub COMO REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO Reduzir o consumo de plástico.

    Reduza o seu consumo de plástico e atenue seu impacto no meio ambiente

    A invasão dos plásticos no nosso planeta é uma realidade. Basta lembrarmos que a ilha de resíduos plásticos que flutua no oceano Pacífico já tem 1,6 milhões de km2. Se queremos preservar o planeta, chegou a hora de cada um nós agir.

    Descargar
  • sub SEMANA DO CLIMA DE NOVA YORK 2019 Semana do Clima de Nueva York.

    O futuro do clima é decidido na cidade de Nova York

    Nova York se tornará o epicentro da agenda climática durante o mês de setembro. A cidade norte-americana será a sede de dois eventos imprescindíveis para medir o compromisso do mundo com o aquecimento global. Por uma lado, a Cúpula de Ação Climática organizada pela ONU (23 de setembro) e, por outro, a Semana do Clima (23-29 setembro). A perspectiva de ambos eventos é a próxima conferência da ONU no Chile sobre mudanças climáticas (COP25).

    Descargar
  • sub IMPACTO DA MUDANÇA CLIMÁTICA Mudança climática e economia.

    Como a mudança climática afeta a economia e a sociedade?

    A mudança climática não é apenas uma séria ameaça para o planeta e as pessoas, é também um perigo para a economia mundial. Trata-se de um problema que exige a colaboração entre o setor público e o privado a fim de transformar o modelo produtivo para em que garanta e impulsione o desenvolvimento e o crescimento econômico sustentável.

    Descargar
  • sub A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES URBANOS Parques urbanos.

    Parques urbanos, muito mais do que o 'pulmão' das cidades

    Ajudam a combater a poluição, favorecem a biodiversidade no núcleo das grandes cidades e facilitam o controle da temperatura e da umidade. As áreas verdes no seio das metrópoles também são um importante elemento de coesão social. O conceito do parque urbano como espaço aberto para os cidadãos usufruírem surgiu no século XIX, mas sua importância é tal que marca a configuração das urbes em todo o mundo.

    Descargar
  • sub A LUTA CONTRA OS RESÍDUOS PLÁSTICOS Polinizadores.

    Adeus ao plástico de uso único

    A Europa proibirá em 2021 a venda de plástico de uso único em seu território, tais como canudinhos, talheres ou cotonetes. Esta e outras medidas similares estão expandindo-se por todo o planeta para reverter uma situação que acumula quase 90.000 toneladas de lixo só no oceano Pacífico.

    Descargar
  • sub O QUE É A POLINIZAÇÃO NATURAL

    Alerta! Os polinizadores naturais estão em perigo

    As abelhas e outros insetos e animais fazem um trabalho silencioso, mas fundamental para nossa sobrevivência. A maior parte do cultivo de alimentos do mundo depende da polinização natural realizada por essas espécies, agora ameaçadas em virtude da agricultura intensiva, dos pesticidas, da poluição e da mudança climática.

    Descargar
  • sub O QUE É A SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR

    Alimentação sustentável, uma receita contra a contaminação

    Somos o que comemos e manter uma dieta sustentável reforça nosso compromisso com o meio ambiente. Esse tipo de alimentação saudável é rica em verdura, fomenta o consumo de produtos locais, gera menos resíduos e limita o consumo de carne e peixe para proteger a biodiversidade.

    Descargar
  • sub RESÍDUOS NO MAR Limpieza dos oceanos.

    Três iniciativas inovadoras para limpar os oceanos

    De acordo com o Greenpeace, nossos mares recebem 200 quilos de lixo por segundo, que formam verdadeiras ilhas de plástico flutuante — quatro vezes maiores que a Califórnia. Essa realidade, tão perigosa para a saúde do planeta, inspirou quatro iniciativas repletas de engenhosidade para limpar os oceanos. Que tal conhecê-las? Elas são surpreendentes!

    Descargar
  • sub A COMPRA A GRANEL Compra a granel.

    A compra a granel, uma solução para reduzir o consumo de plástico?

    A compra a granel ressurgiu para brecar o desperdício de alimentos e a invasão de embalagens de plástico na natureza. Esse tipo de comércio, usual até poucas décadas atrás, se tornou um dos pilares do movimento global Resíduo Zero, pois permite comprar alimentos e bens domésticos por peso e sem embalagens.

    Descargar
  • sub O QUE É UMA ECOVILA Ecovilas

    As ecovilas como alternativa ecológica

    As ecovilas são pequenas comunidades autossuficientes que vivem por e para o meio natural. Existem cerca de 10.000 em todo o mundo, se desenvolvem sobretudo em áreas rurais e seus habitantes constroem sociedades baseadas na cooperação, no autoconsumo, nas energias renováveis e nos materiais ecológicos. Saiba como funcionam...

    Descargar
  • sub AÇÕES PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE Hábitos consumo.

    Consumo responsável: a chave para preservar o meio ambiente

    Você tem certeza de que sabe como preservar o meio ambiente? Muitas pessoas acreditam que têm uma convivência respeitosa com a natureza, mas nossos hábitos de consumo revelam o contrário. Muitos de nossos costumes corriqueiros parecem sustentáveis, mas, na realidade, poluem. Conheça os cinco erros mais prejudiciais para a saúde de nosso planeta.

    Descargar
  • sub EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS Educación ambiental.

    Como educar as crianças para que tenham respeito pelo meio ambiente?

    A educação ambiental para crianças deve começar na escola. O destino do planeta está nas mãos delas, por isso é importante que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia na luta contra as mudanças climáticas. O resultado dessa difícil prova pode ser um mundo mais sustentável e melhor para viver.

    Descargar
  • sub O QUE É A ENERGIA EÓLICA ONSHORE Parque eólico terrestre.

    Você sabe como os parques eólicos onshore funcionam?

    A energia eólica é gerada ao transformar o movimento das correntes de ar em energia elétrica. Para aproveitar o vento que sopra em terra, são construídos enormes complexos eólicos capazes de extrair o máximo potencial desse recurso limpo e renovável. Vamos contar-lhe tudo sobre eles.

    Descargar
  • sub O QUE É UMA 'MEGACIDADE' Megacidades.

    'Megacidades', um desafio de futuro

    Atualmente, Tóquio (Japão) é a maior 'megacidade' do mundo com 37,4 milhões de habitantes. Em 2100, será Lagos (Nigéria) com 88 milhões. Os números desses núcleos urbanos são assombrosos e, em pouco tempo, se tornarão um grande desafio para a humanidade em aspectos demográfico, migratório, socioeconômico, político e ambiental.

    Descargar
  • sub O QUE SÃO MICROPLÁSTICOS Microplásticos.

    Como os microplásticos nos afetam?

    Os seres humanos geraram 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico desde 1950. Apenas 9% dos resíduos plásticos são reciclados e a grande maioria acaba em aterros e no meio ambiente, onde se desagrega em micropartículas que poluem as águas e o ar, prejudicam a fauna marinha e, finalmente, são ingeridas pelos seres humanos.

    Descargar
  • sub CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Kiribati.

    Kiribati, o primeiro país que será engolido pelas mudanças climáticas por conta do aumento do nível do mar

    O aquecimento global está causando o derretimento das geleiras e de grandes massas de gelo. O nível médio do mar subiu em média 3,2 mm/ano desde 1993. Trata-se de um fenômeno catastrófico para as ilhas e regiões costeiras. Sobretudo, para lugares como Kiribati, um idílico país com atóis de coral do Pacífico que acabará engolido pelas águas em virtude das mudanças climáticas.

    Descargar
  • sub PRODUTOS ORGÂNICOS Productos ecológicos.

    Dez coisas que devemos saber sobre os produtos orgânicos

    Os produtos orgânicos, também conhecidos como biológicos ou ecológicos, são cultivados com um sistema de produção que combina as melhores práticas ambientais com a preservação dos recursos naturais. Vamos te contar todos os segredos sobre eles.

    Descargar
  • sub USOS DA ÁGUA: HÁBITOS RECOMENDÁVEIS Cinco dicas para economizar água.

    Por um consumo da água responsável: não a desperdice

    Mais de 97% da água existente no planeta Terra é salgada. Dois terços da água doce estão retidos em geleiras e calotas polares. A maior parte do restante está no solo ou em aquíferos subterrâneos. Conclusão: resta muito pouca água disponível para os seres vivos.

    Descargar
  • sub TRATAMENTO DE LIXO Tratamiento de basura.

    O negócio do lixo: uma faca de dois gumes no Terceiro Mundo

    Cada pessoa gera por dia 0,74 quilos de resíduos. E nos próximos anos se espera que este dado aumente. O velho paradigma de produzir, usar e jogar fora está inundando o mundo de lixo. Soluções como a reutilização, a reciclagem e a valorização energética são mais relevantes do que nunca. No lugar onde o lixo gera mais danos, o Terceiro Mundo, os resíduos eletrônicos se converteram em um grande negócio.

    Descargar
  • sub PAÍSES MEGADIVERSOS Países megadiversos.

    10% da superfície mundial abriga cerca de 70% da diversidade biológica terrestre do planeta

    A ação direta do homem e o aquecimento global estão acelerando a extinção das espécies. Enquanto se completa a necessária transição para uma economia descarbonizada e que respeite o meio ambiente, é mais importante do que nunca proteger a biodiversidade do planeta e os ecossistemas naturais. Em especial, nos chamados países megadiversos.

    Descargar
  • sub O QUE É A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Como funcionam as usinas fotovoltaicas?

    Como funcionam as usinas fotovoltaicas?

    A energia solar fotovoltaica é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente, que pode ser gerada em instalações que vão desde os pequenos geradores para autoconsumo até as grandes usinas fotovoltaicas. Descubra como esses enormes campos solares funcionam.

    Descargar
  • sub CHUVA ÁCIDA Paisaje afectado por la lluvia ácida.

    A chuva ácida, um perigo real para os seres vivos

    Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações. Essa acidificação do solo e das águas superficiais exerce efeitos devastadores nos ecossistemas e representa um grave perigo para os seres vivos.

    Descargar
  • sub VIVER SEM PLÁSTICO Aberporth.

    É possível viver sem plástico?

    Viver sem plástico é possível. Pelo menos em Aberporth, uma pequena cidade turística localizada na costa oeste do País de Gales. Seus 1.100 habitantes reduziram seu consumo até converterem a localidade na primeira comunidade do mundo livre de plástico. Apresentamos sua iniciativa...

    Descargar
  • sub O QUE É A ENERGIA EÓLICA OFFSHORE Qué es la energía eólica marina.

    Sabe como os parques eólicos offshore funcionam?

    A energia eólica offshore é a fonte de energia limpa e renovável que se obtém aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar, onde este alcança uma velocidade maior e mais constante, devido à inexistência de barreiras. Para explorar ao máximo esse recurso, são desenvolvidas megaestruturas assentadas sobre o leito marinho e dotadas das últimas inovações técnicas. Descubra como são e como funcionam esses autênticos colossos do mar.

    Descargar
  • sub O QUE É E POR QUE SE ROUBA AREIA? Isla artificial de Dubai.

    Roubo de areia, um fenômeno de efeitos ambientais devastadores

    A areia, depois da água, é o recurso natural mais demandado. É um componente imprescindível para a fabricação de aparelhos eletrônicos, ou de vidro, sendo também utilizada de forma massiva na construção. O rápido crescimento da população e o desenvolvimento massivo das cidades converteram esse material em um bem escasso, surgindo um negócio muito lucrativo em torno de sua comercialização. O roubo de areia é uma ameaça real para o meio ambiente.

    Descargar
  • sub 'BIG DATA' E MEIO AMBIENTE Green data.

    'Green data': A estatística pode ajudar o meio ambiente?

    Só em 2017 geramos mais dados do que nos 5.000 anos anteriores. O 'big data' é a tecnologia que permite analisar essa explosão de informações para desenvolvermos novos avanços e soluções. A aplicação de dados massivos para a proteção do meio ambiente também contribui para a otimização da eficiência no setor energético, tornando as empresas mais sustentáveis e criando cidades inteligentes, só para dar alguns exemplos.

    Descargar
  • sub CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA Consecuencias del efecto invernadero.

    Desertificação e inundações entre as consequências do efeito estufa

    A ação do homem está provocando um aumento da temperatura global — desde 1977, todos os meses, exceto um, foram mais quentes do que a média do século XX(Global Climate Report, NOAA, 2018). Isso significa que o efeito estufa deixou de ser nosso grande aliado e passou a ser um risco para a sobrevivência humana.

    Descargar
  • sub SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS Tronco de árbol.

    Recursos naturais, um bem em risco de extinção

    Os recursos naturais são aqueles que nosso planeta nos oferece sem necessidade de intervenção humana. Eles são essenciais para sobrevivência, mas, se forem consumidos em um ritmo mais rápido do que a sua regeneração natural, como acontece atualmente, eles podem acabar.

    Descargar
  • sub ESPORTE NO MEIO NATURAL Deporte en el medio natural.

    Descubra as principais consequências de praticar atividades no meio ambiente

    Fazer caminhada ou outros esportes de aventura como rafting ou escalada em ecossistemas naturais é cada vez mais frequente. Seja na montanha, em parques naturais ou em praias virgens, devemos ter em consideração o impacto ambiental que causamos ao praticar alguma atividade ou esporte no meio natural.

    Descargar
  • sub NAVIO OCEANOGRÁFICO HESPÉRIDES: PROJETO 'SENTINEL' Begoña Jiménez, Investigadora Científica del CSIC.

    "Alguns Poluentes Orgânicos Persistentes perduram até 30 anos"

    Ciência e aventura são, muitas vezes, companheiras de viagem. Begoña Jiménez chegou à Antártida perseguindo o rastro dos Poluentes Orgânicos Persistentes (POP). É uma das cientistas do 'Sentinel', um projeto para medir seu acúmulo e persistência no meio ambiente, dado que essas substâncias podem afetar os seres vivos.

    Descargar
  • sub MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEGURANÇA Cambio climático.

    Você sabe qual a influência da mudança climática na segurança?

    As mudanças climáticas afetam a segurança humana e a estabilidade de certas zonas do planeta. A busca da relação entre a mudança climática e o surgimento de conflitos despertou o interesse da comunidade científica nos últimos anos, havendo muitos estudos publicados nesse sentido.

    Descargar
  • sub RECICLAGEM DE PLÁSTICO David Espinosa, fundador de Altais Nova.

    Sabia que no mundo só 10% do plástico que geramos é reciclado?

    Todos os anos, 13 milhões de toneladas de plástico acabam no mar. Um pesquisador espanhol, David Espinosa, recebeu um prêmio internacional por seu inovador projeto que recicla de forma massiva esse tipo de embalagem.

    Descargar
  • sub SUMIDOUROS DE CARBONO Sumideros de carbono.

    Sumidouros de carbono, um sopro de oxigênio natural

    Desde o Acordo de Paris, um termo vem sendo usado em todas as conversas sobre mudanças climáticas: mitigação. O objetivo é reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera e uma das medidas para alcançá-lo é aumentar a presença dos sumidouros de carbono na Terra.

    Descargar
  • sub QUALIDADE DO AR Una mujer se protege de la contaminación mediante una mascarilla.

    A qualidade do ar que respiramos é saudável?

    Grandes cidades da China, Estados Unidos (EUA) e União Europeia (UE) lançam na atmosfera 54% das emissões de CO2 no mundo, de acordo com a Environmental Protection Agency (EPA). Os quase 1,4 bilhão de habitantes que vivem nessas regiões têm boas razões para se preocuparem com a qualidade do ar que respiram.

    Descargar
  • sub DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES Ecobarrios.

    Ecobairros: uma aposta no futuro das cidades sustentáveis

    Cidadãos, urbanistas e arquitetos com consciência ecológica depositam suas esperanças nos ecobairros. Eficientes e altamente respeitosos com o meio ambiente, já estão emergindo nas grandes cidades.

    Descargar
  • sub CIDADES SUSTENTÁVEIS Ciudades sostenibles.

    Conheça as cidades mais sustentáveis do mundo

    A população mundial chegou a 7,6 bilhões de habitantes (ONU, 2017). Grande parte dessa população se concentra nas cidades, que são, ao mesmo tempo, as que mais contribuem para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e as que mais oferecem esperança para reduzir os impactos ambientais em escala global.

    Descargar
  • sub ECONOMIA CIRCULAR Economía circular

    A economia circular, um novo modelo de produção e consumo sustentável

    Representa uma alteração radical de perspectiva nas pessoas e empresas no momento de lidar com a falta de recursos, o impacto ambiental, a criação de valor e o emprego.

    Descargar
  • sub ANIMAIS EM PERIGO DE EXTINÇÃO Foca monje.

    As mudanças climáticas aceleram a sexta extinção

    A biodiversidade mundial diminuiu de forma alarmante em meio século: mais de 25.000 espécies, quase um terço das conhecidas, correm o risco de desaparecer. As mudanças climáticas serão responsáveis por 8% delas.

    Descargar
  • sub EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS EDIFÍCIOS Ng Teng Fong General Hospital (Singapur).

    Oito passos para a construção sustentável

    A arquitetura sustentável fomenta a eficiência energética dos edifícios para não gerarem despesas de energia desnecessárias, aproveitarem os recursos de seu ambiente para o funcionamento de seus sistemas e não causarem nenhum impacto negativo no meio ambiente.

    Descargar
  • sub MIGRAÇÕES CLIMÁTICAS Migraciones climáticas.

    Refugiados pelas mudanças climáticas: uma realidade em ascensão

    Cerca de 64 milhões de pessoas no mundo foram obrigadas a se deslocarem por conta das mudanças climáticas e, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), este número pode chegar a marca de 1 bilhão nos próximos 50 anos

    Descargar
  • sub COP23 COP23.

    Descubra os elementos-chave da nova Cúpula das Nações Unidas sobre mudança climática

    De 6 a 17 de novembro 2017 realiza-se em Bonn (Alemanha) a COP23, a Conferência mais importante das Nações Unidas sobre o combate às mudanças climáticas.

    Descargar
  • sub ENERGIA EÓLICA Renovables: energía eólica.

    Como o vento se transforma em energia?

    O conceito de energia eólica já é bastante conhecido por todos. Mas será que nós realmente sabemos como o vento se transforma em eletricidade?

    Descargar
  • sub ECOTURISMO Ecoturismo.

    Pisar sem deixar pegada

    Pensando nas férias? Cada vez mais pessoas se inclinam a favor do ecoturismo: um turismo que respeite a biodiversidade, o meio ambiente e seja comprometido com o desenvolvimento da região.

    Descargar
  • sub PARQUES EÓLICOS

    O vento, a melhor forma de apostar no futuro

    Em 22 de fevereiro de 2017, a Dinamarca cobriu 95,8% da demanda elétrica desse dia com energia eólica. Um mês depois, em 21 de março, a Alemanha alcançou uma taxa de cobertura de 53%.

    Descargar
  • sub O QUE É ENERGIA HIDRELÉTRICA Usinas hidrelétricas.

    Você sabe como funcionam as usinas hidrelétricas?

    A energia hidrelétrica é aquela que é gerada ao transformar a força da água em energia elétrica. Para aproveitar tal força, são construídas grandes infraestruturas hidráulicas capazes de extrair o máximo potencial desse recurso renovável, livre de emissões e que se origina na própria área. Vamos explicar-lhe tudo sobre elas.

    Descargar
  • sub HISTÓRIA DA ELETRICIDADE

    150 anos de caminhada rumo à sustentabilidade

    A primeira usina elétrica de Edison apenas forneceu corrente elétrica para algumas lâmpadas. Desde então, a rede que leva eletricidade às nossas casas foi expandida e, atualmente, encara seu maior desafio: ser completamente livre dos combustíveis fósseis. Conheça a história da eletricidade até os dias atuais.

    Descargar
  • sub VULCÕES EM ERUPÇÃO

    Vulcões que entram em erupção com a força de milhares de bombas atômicas

    Eles escureceram o céu do mundo inteiro, mataram 82.000 pessoas e soterraram cidades e civilizações inteiras. Apesar dos avanços científicos, os vulcões continuam sendo imprevisíveis

    Descargar
  • sub ARMAZENAMENTO ENERGÉTICO Presa La Muela.

    Você sabe como funcionam as usinas hidrelétricas?

    Sua principal missão é armazenar água nos momentos de menor demanda e aproveitá-la para gerar energia nas horas de maior consumo.

    Descargar