Vantagens do carro elétrico

Por que eu deveria comprar um carro elétrico?

Transporte Carros elétricos Mobilidade sustentável Mobilidade elétrica

Apesar do aumento exponencial das vendas a cada ano, algumas pessoas ainda não conhecem todas as vantagens do carro elétrico quando comparado ao carro convencional. A economia financeira e a ausência de emissões são alguns dos argumentos mais conhecidos para apostar por esta alternativa sustentável aos carros de combustão interna. Uma tecnologia que deixou de ser o futuro da mobilidade para se estabelecer com força no presente.

Vantagens do carro elétrico
A cada dia aumentam as vantagens do carro elétrico como uma alternativa sustentável aos carros de combustão interna.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as vendas globais de carros elétricos atingiram a cifra de 6,6 milhões em 2021, quase o dobro do número de veículos elétricos novos vendidos no ano anterior. As vantagens do carro elétrico em comparação com o carro de combustão estão se tornando cada vez mais claras para o usuário. Isto se reflete no fato de que hoje são comprados em uma semana a mesma quantidade de carros elétricos que se vendeu em todo o ano de 2012, um ano chave no qual o incipiente mercado de veículos elétricos (EV) começou a ganhar impulso.

Fatores como a aceleração das mudanças climáticas e os compromissos globais assumidos para atingir a objetivos net-zero são os principais motores da mudança global em direção a um transporte com emissão zero. Embora circunstâncias adversas como a crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19 tenham afetado negativamente o mercado de automóveis a gasolina e diesel, a demanda por carros elétricos continua aumentando.

A seguir, destacamos sete vantagens do carro elétrico em relação ao carro tradicional, algo interessante na hora de levar em conta ao planejar nossos hábitos de transporte e considerar dar o salto para a mobilidade elétrica.  

 Zero emissões

Como atributo mais evidente, os carros movidos a eletricidade não precisam queimar combustíveis fósseis para funcionar e, portanto, não produzem emissões diretas de dióxido de carbono. Como não dependem de um motor de combustão, não necessitam de um escapamento através do qual possam expulsar os gases e partículas resultantes da combustão. Desta forma, o carro não deixa rastro de poluição durante seu funcionamento e nem emite fumaça de qualquer tipo.

Embora seja verdade que uma maior pegada de carbono é gerada durante o processo de fabricação de um carro 100% elétrico —incluindo a extração dos recursos materiais necessários e a fabricação das baterias de íon de lítio— do que durante a produção de um carro convencional, essas emissões são rapidamente compensadas durante a fase de uso do carro. Com base na matriz energética de geração de eletricidade da União Europeia, o retorno dessas emissões de CO2 é alcançado após aproximadamente 80.000 km. Depois disso, quanto mais o carro elétrico é usado, mais emissões são evitadas em comparação com nosso veículo anterior.

Uma pegada de carbono zero (net zero) é um dos grandes atrativos para os consumidores atuais, conscientes com a proteção do meio ambiente e do uso de energia limpa, além de ser um atributo essencial para que os países signatários do Acordo de Paris promovam a eletromobilidade —em linha com seu compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa a net zero até 2050

 Economía com carros elétricos

Os motores elétricos, ao contrário dos motores de combustão interna, se beneficiam de uma eficiência energética muito alta —normalmente em torno de 90-95 %, em comparação com 20-35 % para os motores de combustão mais modernos do mercado. Se o carro elétrico consome aproximadamente um terço menos de energia para percorrer 100 quilômetros em comparação com um carro convencional, isso se traduz em um custo significativamente menor por quilômetro e uma consequente economia financeira. 

Além de sua eficiência energética intrínseca, os carros elétricos hoje se beneficiam de numerosas tarifas e planos especiais que permitem aos usuários integrar a recarga de seus carros elétricos nos custos de eletricidade doméstica de forma simples e sustentável. Isto os torna mais fáceis de monetizar a médio prazo em comparação com os carros com motor a combustão.

 Fácil manutençã

Outro benefício dos veículos elétricos é que eles têm custos de manutenção muito baixos, pois não são necessárias trocas de óleo, de filtro ou de refrigeração para o funcionamento do motor elétrico. Uma inspeção regular dos freios, pneus, filtros de pó e pólen —elementos comuns em todos os veículos— assim como uma revisão periódica do estado das baterias seria suficiente para manter tudo sob controle. 

 Adeus aos problemas mecânicos

Sem motor de combustão interna e sem caixa de câmbio de embreagem, os carros elétricos contam com um número muito menor de peças móveis expostas ao desgaste, garantindo uma taxa de falha próxima a 0 %. Podemos esquecer as preocupações comuns como a condição da correia dentada cada vez que realizemos uma viagem.

 Vantagens fiscais do carro elétrico  

Outra característica que incentiva os compradores a investir em carros elétricos são suas vantagens fiscais. Elas variam de país para país e, inclusive, entre comunidades, estados ou municípios, mas seguem a tendência de uma forte redução dos impostos associados ao veículo para incentivar a mobilidade sustentável.

Em algumas cidades da Espanha, por exemplo, esses veículos estão isentos do pagamento do imposto de registro e podem aproveitar descontos no imposto de circulação (Imposto para Veículos de Tração Mecânica). Os proprietários de veículos elétricos podem até mesmo descontar o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) total, se puderem provar que são uma ferramenta essencial para sua atividade comercial, ou parcialmente, se forem utilizados apenas para fins profissionais ou comerciais.

Do outro lado do Atlântico, no México, os proprietários de veículos híbridos e elétricos privados estão isentos do pagamento de taxas de verificação e posse durante os primeiros anos, além de não pagarem pedágios. Nos Estados Unidos, os contribuintes podem receber até 7.500 dólares como crédito fiscal federal para veículos elétricos ou híbridos plug-in adquiridos após 2010. 

 Um carro para a cidade

Como dissemos, os carros elétricos não são mais o futuro da mobilidade rodoviária, mas sim o presente. Seu status de "zero emissões" é nossa melhor carta de apresentação para ter acesso prioritário a áreas restritas nos centros das cidades, encontrando áreas de estacionamento regulamentadas exclusivas - e em muitos casos gratuitas - nos bairros mais movimentados ou nas entradas das cidades, mesmo quando apresentam um protocolo antipoluição ativo. Na Espanha, isto foi implementado há muito tempo através do selo de emissões zero concedido pela Direção Geral de Tráfico (DGT), o mais alto de seus selos ambientais.

Uma vantagem adicional de dirigir um carro elétrico na cidade é a consistente expansão das estações de recarga de veículos elétricos. Como não requerem grandes depósitos subterrâneos para armazenar milhares de litros de combustível, as chamadas "estações de recarga elétrica" estão prontas para oferecer de forma cômoda um serviço aos lugares onde mais são necessárias.

 Máximo conforto 

A própria experiência de dirigir ou viajar em um carro elétrico tem vantagens ou melhorias atraentes em relação à experiência tradicional. A eliminação do motor de combustão é percebida na disponibilização de um maior espaço interno, na redução do ruído e na ausência de vibrações, aquecimento ou possíveis odores. Um conforto de uso que garante o bem-estar e a satisfação de todos os passageiros, especialmente de pessoas sensíveis a fortes estímulos sensoriais que tendem a sentir tonturas, assim como crianças e animais de estimação.