ENERGÉTICA DO FUTURO

Iberdrola, a energética do futuro

O grupo Iberdrola vivenciou uma profunda transformação, antecipando-se 20 anos em relação à atual transição energética para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas e à necessidade de ter um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente. Atualmente, a empresa é líder em energias renováveis e redes inteligentes, possui uma carteira diversificada de negócios em diferentes localizações geográficas, está presente em países com um rating elevado e mostrou sua solidez financeira, experiência e capacidade de execução. Da mesma forma, 90 % do plano de investimento de longo prazo do grupo está alinhado com os critérios de investimento verde incluídos na taxonomia da União Europeia.

LÍDER ENERGÉTICO INTERNACIONAL

 VER INFOGRÁFICO: Iberdrola, líder energético internacional [PDF]

Com mais de 170 anos de trajetória, a Iberdrola é hoje a líder do setor energético global, a primeira geradora eólica e uma das maiores empresas de energia elétrica em valor de mercado do mundo. O grupo fornece energia para aproximadamente 100 milhões de pessoas de dezenas de países, conta com mais de 600.000 acionistas, tem quase 39.000 funcionários e dispõe de ativos superiores a 123 bilhões de euros.

A Iberdrola lidera a transição energética rumo a um modelo sustentável através de seus investimentos em energias renováveis, redes inteligentes, armazenamento de energia em grande escala e transformação digital, oferecendo os produtos e serviços mais avançados aos seus clientes.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

Nesta década, planejamos fazer investimentos no valor de 150 bilhões de euros para triplicar nossa capacidade renovável e dobrar nossos ativos de redes

Nossa aposta nas energias limpas permitiu que atualmente sejamos uma das empresas com as menores emissões e uma referência internacional devido à nossa contribuição na luta contra as mudanças climáticas e em prol da sustentabilidade. Estabelecemos como objetivo ser neutros em carbono na Europa em 2030, onde nossas emissões no Primeiro semestre 2021 já são de apenas 43 g/kWh, assim como reduzir nossas emissões de CO2 em âmbito global até 50g/kWh no final desta década — o que corresponderia a 70g/kWh no final de 2025 —, e inclusive ser neutros em carbono em âmbito global até 2050. Cabe destacar que a Iberdrola já gera 100 % de sua energia com zero emissão em países como o Reino Unido, Alemanha ou Portugal.

Da mesma forma, o grupo continua estabelecendo parcerias para continuar liderando o processo de descarbonização da economia, assim como a reativação da indústria e a criação de empregos. Além de ter assinado contratos de compra e venda de energia limpa de longo prazo (PPA) com grandes empresas como Amazon, Apple, Facebook e Nike, entre as últimas parcerias da Iberdrola cabe destacar as assinadas com a MAPFRE, Total y Shell em energias renováveis; BP, Fertiberia, Cummins, Porcelanosa, Diageo e Foresa em hidrogênio verde; e Volkswagen, Renault, Irizar e a empresa de soluções de recarga inteligente Wallbox no setor da mobilidade sustentável.

Nos países e áreas geográficas em que está presente, o grupo Iberdrola ocupa uma posição de liderança e é referência pelo modelo energético sustentável:

Energética do futuro

ESTADOS UNIDOS
  • Distribuidor de eletricidade e gás em New York, Maine, Connecticut e Massachusetts através
    de oito empresas reguladas
  • 3er produtor eólico
x
REINO UNIDO
  • Produção 100 % renovável
  • Redes de transporte e distribuiçao na Escócia, País de Gales e Inglaterra
x
MÉXICO
  • 1er produtor
    privado de eletricidade
x
ESPANHA
  • Maior empresa do setor elétrico
  • Maior produtor eólico
x
BRASIL
  • Um dos líderes energéticos do Brasil
x
INTERNACIONAL
  • Presença em Portugal, França, Itália, Alemanha, Grécia, Hungria, Romênia, Chipre, Austrália, Japão, etc.
x

 

Ver mais informações

Hoje, a Iberdrola é líder energética internacional, com presença nos seguintes países e áreas geográficas:

  • Somos a maior empresa do setor elétrico e o maior produtor eólico na Espanha. Neste mercado, atuamos por meio da sociedade subholding Iberdrola España e suas principais sociedades dos negócios de Distribuição, Renováveis e Geração.
  • No Reino Unido, estamos presentes por meio da sociedade subholding ScottishPower e de suas principais sociedades dos negócios de Renováveis, Redes e Geração. Nossa produção é 100% renovável, e contamos com redes de transmissão e distribuição na Escócia, País de Gales e Inglaterra.
  • Nos Estados Unidos, estamos presentes por meio da sociedade anônima subholding Avangrid — na qual a Iberdrola S.A. tem participação de 81,50% — e de suas sociedades principais dos negócios de Renováveis e Redes. No país norte-americano, somos o terceiro maior produtor de energia eólica e, por meio de oito empresas reguladas, distribuímos gás e eletricidade nos estados de Nova York, Maine, Connecticut e Massachusetts.
  • No México, estamos presentes por meio da sociedade subholding Iberdrola México e de suas sociedades principais dos negócios de Geração e Renováveis. Fomos a primeira empresa privada de energia a atuar no mercado mexicano.
  • No Brasil, estamos presentes por meio da sociedade subholding Neoenergia — na qual a Iberdrola S.A. tem participação indireta de 50% + 1 ação —, um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de Distribuição, Geração, Transmissão e Comercialização.
  • Estamos presentes também em Portugal, Alemanha, Grécia, Hungria, Romênia, Chipre, Austrália, Japão, etc. Neste mercado, atuamos por meio da marca Iberdrola Energía Internacional.

Ocultar informações

NOSSOS PILARES ESTRATÉGICOS

 Apresentação Perspectivas 2020-2025 (Versão em espanhol) [PDF]

As tendências atuais do setor energético — descarbonização da economia para combater as mudanças climáticas e contaminação do ar, necessidade de uma produção energética mais elevada para atender o aumento da demanda, desenvolvimento de processos otimizados para poder dar respostas à competitividade e complexidade crescentes e uma nova abordagem sobre o cliente, derivada de seu maior acesso à informação e proatividade — reforçam o foco dos nossos três negócios globais: (1) Redes, (2) Renováveis e (3) Geração e Clientes.

SOMOS A ENERGÉTICA DO FUTURO

Progresso no plano 2020-2025 e crescimento até 2030

Situado em uma posição única para continuar crescendo na próxima década, o grupo Iberdrola avança no seu histórico plano de investimento de 75 bilhões de euros para 2025, ampliado agora até 150 bilhões com vistas a 2030, 90 % dos quais estão alinhados com a taxonomia verde da EU. Esses investimentos permitirão que a empresa atinja uma potência instalada renovável de 60 GW em 2025 e 95 GW em 2030 — triplicando a atual — e uma Base de Ativos Regulatórios de 47 bilhões em 2025 e 60 bilhões em 2030 — dobrando a atual —, impulsionando o lucro líquido até 5 bilhões de euros na metade da década e 7 bilhões no final da mesma. Também se espera que a base de clientes aumente até 70 milhões de contratos até 2030, face aos atuais 43,8 milhões.


Um grande vetor de crescimento será o hidrogênio verde, área em que a companhia apresentou 54 projetos ao programa Next Generation EU, com investimentos de 2,5 bilhões de euros, para atingir uma produção de 60.000 t/ano.


Em consonância com os resultados, a companhia também prevê um aumento na remuneração ao acionista de 40 % no período 2019-2025 (até 0,56 euros/ação) e de aproximadamente 90 % entre 2019-2030 (até 0,75 euros/ação).


Progresso no plano 2020-2025


Dia do investidor (Versão em espanhol)

Linhas de Negócio e principais projetos emblemáticos

Nossas atividades estão organizadas em função de três negócios globais:


  • Redes: adaptar a rede para integrar as necessidades dos consumidores.
  • Renováveis: eólica/solar personalizadas para os clientes.
  • Geração e Clientes: aproveitar as oportunidades da reforma energética e desenvolver novas soluções adaptadas às necessidades do cliente.

Do mesmo modo, desenvolvemos diferentes projetos emblemáticos, autênticos marcos para o grupo graças a sua dimensão e aposta na inovação.

Transformação digital e innovação

A inovação faz parte do DNA da Iberdrola, que aumentará seus investimentos nessa área chegando a 330 milhões de euros anuais em 2022 e 400 milhões em 2025. A companhia maximiza o uso da tecnologia em âmbitos de negócio que agregam valor, seja melhorando os processos e a produtividade de seus ativos ou conseguindo uma maior eficiência em suas atividades. Também gerencia, há anos, de forma digital seus ativos de geração elétrica, transformando suas redes em inteligentes através da utilização de ferramentas digitais e inteligéncia artificial.


Nossos pilares da transformação digital são:


Internet das coisas | Realidade Aumentada | Realidade Virtual | Inteligência Artificial | Blockchain | Machine Learning | Robótica | Soluções cognitivas | Analílise digital | Smart Mobility


Transformação e inovação digital em Iberdrola*


*Disponível na versão em espanhol.

Criamos valor para a sociedade

A Iberdrola demonstra ano após ano que seu modelo de negócio sustentável cria valor para os acionistas, funcionários e sociedade em seu conjunto. A Iberdrola está há duas décadas focada em critérios ambientais, sociais e de boa governança (ESG) e absolutamente comprometida com a ética, transparência e governança corporativa. Esse compromisso foi reforçado com a inclusão em nossos Estatutos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.


Contribuição social

Os valores que guiam nossa atuação

Nosso propósito é continuar construindo a cada dia, de forma colaborativa, um modelo energético mais elétrico, saudável e acessível. Para isso, nos guiamos por três valores: energia sustentável, força integradora, impulso dinamizador.


Propósito corporativo e valores | Governança Corporativa* | Nossa equipe | Relatório integrado* “External | Modelo energético sustentável


*Disponível na versão em espanhol.

Uma marca 'glocal'

Iberdrola identifica e respeita as necessidades de cada país em que atua. As novas experiências de cada mercado reforçaram a cultura e os valores da nossa marca:



*Avangrid, Inc. com participação da Iberdrola S.A. de 81,50%.


**A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.


Iberdrola: Nossa marca***


***Disponível na versão em espanhol.

Nossa história

Esforço, talento, compromisso e entusiasmo dão vida à história da Iberdrola, um grupo com sólidos pilares nos dois lados do Atlântico.


Com mais de 170 anos de existência, o grupo se destaca por sua trajetória de crescimento e antecipação às necessidades energéticas da sociedade.


 

 Conheça a atividade da Iberdrola no mundo(*) Nota

  

(*) Disponível na versão em espanhol.