'FUTURE IS IN YOU': TREINANDO COM MIRIAM CASILLAS

"Com trabalho e esforço, os sonhos se realizam"

#mulheres #igualdade de gênero #esportes

A triatleta Miriam Casillas participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tão só um ano depois de começar a competir, e está classificada para os de Tóquio, os quais foram adiados. Com 12 anos, Carmen Tamames também sonha com percorrer o mundo competindo nesse esporte. A Iberdrola uniu as duas em um dia de treinamento.

A classificação de Miriam para as Olimpíadas do Rio coincidiu com sua graduação de Medicina. Ela tinha recebido a bolsa Pódium para promessas olímpicas um ano antes, bem como o reconhecimento à melhor atleta promessa nos I Prêmios Mulher, Esporte e Empresa. Originária da Estremadura espanhola, ela está convencida de que, "com trabalho e esforço, os sonhos se realizam"; é o que ela tenta inculcar em Carmen Tamames, uma jovem triatleta que começou nesse esporte com 9 anos.

"Precisava queimar energia", explica Carmen, que reconhece que sempre tinha querido conhecer Miriam. "Na casa de meus pais, eles ficavam zangados porque eu me mexia muito". Casillas conta que ela começou por um problema de escoliose. "A médica me recomendou nadar. Tinha que fazer essa parte obrigatória e também podia andar de bicicleta, correr, que era o que eu realmente gostava naquele momento".

UM ESPORTE IGUALITÁRIO

O triathlon é um dos esportes mais igualitários que existem, pois homens e mulheres competem nas mesmas condições, sem diferenças de distância, prêmios ou reconhecimentos. Por isso, tem uma grande repercussão entre as mulheres e sua prática entre elas tem crescido. Casillas conta então que, quando ela começou, havia muito poucas mulheres em seu clube, diferente do de Carmen, onde existe "a mesma quantidade de meninas e meninos".

Casillas agradece a visibilidade que dão empresas como a Iberdrola, pois "o fato de que nos popularizem faz com que se valorize o esporte feminino". Ela fica grata de conhecer meninas como Carmen, que querem seguir seus passos. "Se pelo menos uma pessoa a mais no mundo começar a fazer esporte por minha causa, essa será a lembrança mais significativa que terei quando parar de ser triatleta".

Depois de um dia completo de treinamento, a veterana tem certeza que Carmen Tamames poderá conseguir o que quiser: "Você demonstrou para mim durante todo o dia de hoje que é capaz de conseguir uma medalha como esta — lhe comenta, mostrando a que ganhou na Copa do Mundo — e qualquer coisa que você desejar".

'FUTURE IS IN YOU': CRIANDO REFERÊNCIAS DE MULHERES NO ESPORTE

Future Is In You é uma iniciativa da Iberdrola que permite que meninas atletas possam compartilhar um dia de treinamento com alguma de seus ídolos. Desta forma, a empresa reforça seu objetivo de criar referências femininas na sociedade e promover o empoderamento das mulheres por meio do esporte, assim como de incentivar hábitos saudáveis desde idades precoces.

A Iberdrola é a principal promotora do esporte feminino na Espanha. Com o programa Universo Mulher do Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD), a Empresa apoia 16 federações esportivas (ginástica, triathlon, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hockey, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima) e cede seu nome a 22 ligas de máxima categoria e a outras 35 competições.