PERSONAGENS AMBIENTAIS

O valor das referências na luta contra as mudanças climáticas: Quem inspira a defesa do meio ambiente?

Sociedade

As mudanças climáticas são uma ameaça para o presente e o futuro da humanidade. Para enfrentá-las, é preciso referências que orientem a luta contra esse mal. Desde jovens ativistas como Greta Thunberg até intérpretes consagrados como Leonardo DiCaprio, entre outros. A seguir, elencamos alguns dos personagens públicos mais comprometidos com a sustentabilidade.

Personajes ambientalistas
A luta contra as mudanças climáticos precisa de referências que promovam a sustentabilidade.

Durante o século XXI a humanidade enfrentará um dos maiores desafios de sua história: as mudanças climáticas. Uma questão que cada vez está mais presente nos meios de comunicação e nas conversas diárias no âmbito social e familiar durante os últimos anos paralelamente ao desenvolvimento de estudos científicos — ciência das mudanças climáticas — e com o impulso de acordos internacionais, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros, focados na resolução do problema.

Apesar dos avanços em termos de conscientização, ainda resta muito caminho a percorrer. Alcançar o sucesso em uma missão tão vital para as futuras gerações exige um maior compromisso da sociedade. Como envolver os habitantes do planeta na luta contra as mudanças climáticas? Uma das formas é através de referências, ou seja, de personalidades comprometidas com o meio ambiente que têm capacidade de influenciar devido à sua repercussão, sua responsabilidade ou sabedoria, incentivando os demais a alcançar um mundo mais sustentável.

OS PERSONAGENS AMBIENTALISTAS MAIS INFLUENTES

Atualmente há inúmeras personalidades que fizeram da luta contra as mudanças climáticas sua bandeira. A seguir, elencamos o trabalho de alguns deles:

Greta Thunberg

Uma das vozes mais mediáticas do ativismo ambiental. Apesar de ser bem jovem, atualmente ela tem 18 anos, seu nome já ficou mundialmente famoso quando tinha apenas 13 anos, pois se tornou uma referência para a juventude por sua entusiasmada e combativa luta contra as mudanças climáticas. Todos temos na lembrança seu veemente e emotivo discurso. em setembro de 2019 na ONU ou sua viagem de barco através do Atlântico em novembro desse mesmo ano para comparecer à COP25 em Madri.

Greta Thunberg

Quero que eles escutem os cientistas, quero que eles se unam e quero que ajam

Leonardo DiCaprio

O ator é um ferrenho defensor do meio ambiente. A maior mostra disso é a fundação que criou em 1998 e que tem seu nome: The Leonardo DiCaprio Foundation. Uma iniciativa com mais de 35 projetos de conservação e cujo objetivo é proteger os últimos locais selvagens da Terra, além de aplicar soluções sustentáveis para construir uma relação mais saudável entre a humanidade e a natureza. Além disso, ele também produziu diversos documentários relacionados a essas preocupaçoes.

Leonardo DiCaprio

As mudanças climáticas são reais. Estão acontecendo agora

Inger Andersen

Em um momento fundamental para o futuro do planeta, essa economista e ecologista dinamarquesa lidera a luta contra as mudanças climáticas na ONU como diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Com mais de 30 anos de experiência em economia do desenvolvimento, sustentabilidade ambiental e formulação de políticas, agrega outras duas crises inter-relacionadas à anterior: a poluição e a perda de biodiversidade.

Inger Andersen

Devemos fazer as pazes com a natureza e garantir que esta paz perdure

William Nordhaus

Conhecido como o pai da economia das mudanças climáticas, recebeu o Nobel em 2018 por seus modelos sobre economia e clima —concebidos para contemplar o impacto, potencialmente catastrófico, das mudanças climáticas na economia. Seu trabalho começou décadas atrás, dado que em 1994 já tinha publicado sua primeira obra a esse respeito, Managing the Global Commons: The Economics of Climate Change, seguida por outras como Warming the World: Economic Models of Global Warming (2000) ou A Question of Balance: Weighing the Options on Global Warming Policies (2008).

William Nordhaus

As mudanças climáticas são como a roleta e no cassino sempre perdemos

Pessoas Influentes
Quais são as pessoas que mais influenciam em seu comportamento em relação ao meio ambiente?

  VER INFOGRÁFICO: Quais são as pessoas que mais influenciam em seu comportamento em relação ao meio ambiente? [PDF]

Stella McCartney

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, por isso, é tão vital o firme compromisso da britânica com o meio ambiente. Para a designer, o futuro da moda deve ser cada vez mais sustentável e ela demonstra isso com fatos, seja através de sua fundação (Stella McCartney Cares), com iniciativas como a arrecadação de fundos para proteger o ecossistema de Leuser (Indonésia), ou de suas coleções, como a ecológica e vegana desenhada para a Adidas ou sua linha de jeans biodegradáveis.

Stella McCartney

Posso fazer isso de forma mais sustentável sem sacrificar o design? Sim posso, não há motivo para não fazê-lo

Elon Musk

O cofundador da Tesla, entre outras empresas, é um grande defensor da sustentabilidade aplicada ao mundo dos negócios. Por essa razão, o empreendedor aposta em projetos que usem eletricidade gerada por energias renováveis. Com o objetivo de ajudar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas, tornou públicas as patentes da Tesla Motors e anunciou que não processaria ninguém que as utilizasse de boa-fé para desenvolver carros elétricos.

Elon Musk

Para a Tesla é impossível fabricar carros elétricos com a rapidez necessária para enfrentar a crise do carbono

Jane Fonda

A veterana e sempre combativa atriz se converteu aos 83 anos na imagem viva do compromisso dos idosos na luta contra as mudanças climáticas. Além de protagonizar campanhas e usar as redes sociais, como TikTok, para enviar sua mensagem aos mais jovens, liderou as manifestações em Washington do grupo Fire Drill Fridays, criado por ela mesma para alertar contra a emergência climática. Até hoje causa um grande impacto as imagens onde ela caminhava algemada pela polícia.

Jane Fonda

Não há luta mais importante do que a das mudanças climáticas

Sebastião Salgado

O fotógrafo brasileiro, autor de trabalhos como Êxodos ou Genesis, decidiu deixar sua câmera após fazer a cobertura de alguns dos piores conflitos do planeta e criar o Instituto Terra com o objetivo de reflorestar a região onde passou sua infância. Seu intenso trabalho — nas últimas duas décadas plantou dois milhões de árvores junto à sua mulher — permitiu reviver o ecossistema da área e devolver seu verde à região de Aimorés no estado de Minas Gerais (Brasil).

Sebastião Salgado

Tudo depende das árvores. Nossa água, nosso oxigênio, nossa casa

Outra personalidade que promete ser fundamental na luta contra as mudanças climáticas nos próximos anos é Joe Biden. Depois de sua chegada à presidência dos Estados Unidos, a sustentabilidade voltou a ser uma prioridade para a Casa Branca (Plano Biden) após a errática política levada a cabo pela administração anterior, que rejeitou o multilateralismo e a cooperação internacional para acabar com a emergência climática.