O que é a Silver Economy? | A Economia do Futuro

SILVER ECONOMY

'Silver economy', los mayores serán el motor de la economía del futuro

#sociedade #saúde #transformação social

Na Europa de 2060, um de cada três habitantes terá mais de 65 anos. Uma tendência semelhante — aumento da esperança de vida e inversão da pirâmide demográfica — será seguida pelo resto dos países desenvolvidos do planeta. Portanto, as formas de consumo se modificarão e os idosos se tornarão o motor da chamada silver economy.

Silver Economy
As pessoas com mais de 50 anos serão o motor da economia do futuro ('silver economy').

Os baby boomers — pessoas nascidas entre 1935 e 1960 — cresceram em um mundo de pós-guerra, saíram às ruas no Maio de 68, derrubaram o muro de Berlim e hoje administram o mundo e a economia com figuras como Angela Merkel, chanceler alemã, ou Bill Gates, cofundador da Microsoft, na liderança. Porém, os membros desta geração não se sentem velhos; ao contrário, se sentem tão jovens e vitais como seus filhos. Além de terem mais tempo livre, especialmente aqueles que já estão aposentados, possuem um patrimônio onze vezes maior do que o dos millennials, conforme dados da Reserva Federal americana.

O AUMENTO DA ESPERANÇA DE VIDA

O segredo desta segunda juventude está ligado ao espetacular aumento da esperança de vida nas últimas décadas. As estatísticas do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que em 2020 vivemos em média 72,5 anos — 20 a mais do que em 1960 — e que a população total de pessoas com idades superiores a 60 terá se duplicado em 2050 com relação ao ano 2000.

A principal consequência da maior longevidade, unida à redução generalizada da natalidade em todo o mundo, é a inversão da pirâmide demográfica. Isto significa que cada vez há mais idosos e menos jovens, algo que se pôde constatar em 2018 com um fato insólito: nesse ano, pela primeira vez na história da humanidade, as pessoas com mais de 65 anos superaram em número os menores de cinco, tal como revelou a Organização das Nações Unidas (ONU).

Paises envejecidos
Os países mais envelhecidos do mundo.

 VER INFOGRÁFICO: Os países mais envelhecidos do mundo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

O QUE É A 'SILVER ECONOMY'

A silver economy ou economia prateada inclui todas aquelas atividades econômicas, produtos e serviços destinados a satisfazer as necessidades das pessoas com mais de 50 anos. Este conceito, derivado do chamado silver market surgido no Japão (país com a maior porcentagem de pessoas com mais de 65 anos) durante a década de setenta para se referir ao mercado sênior, engloba setores tão diversos como: saúde, bancos, automóveis, energia, moradia, telecomunicações, lazer e turismo, entre outros.

Uma das chaves da silver economy estará na inovação tecnológica. Os progressos em domótica, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), eSaúde e demais serviços próprios das smart cities despertam o interesse de um público maduro, mas muito jovem para se sentir velho. A seguir, repassamos as características que definem melhor os consumidores da silver economy:

  • Têm um poder aquisitivo elevado e estão isentos de cargas econômicas.
  • Aproveitam o tempo para fazer o que sempre quiseram: viajar, viver novas experiências, comprar alguma coisa para si mesmos, etc.
  • São pessoas ativas que gostam de se cuidar, fazer esporte, comer bem, estar na moda e se divertir.
  • São fiéis às suas marcas, consomem mais que os jovens e demandam produtos e serviços mais específicos e personalizados.
  • Dispõem de mais tempo livre e gostam de aproveitá-lo com atividades culturais e de lazer.

CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA DO FUTURO

A silver economy ainda deve superar numerosos desafios no presente para se tornar um verdadeiro motor econômico, mas a economia do futuro estará com certeza protagonizada pelos idosos e terá, entre outras, as qualidades que expomos a seguir:

 Glocal

A economia está se glocalizando e nas próximas décadas serão habituais as empresas que pensem de forma global e ajam de forma local.

 Inclusiva

A economia do futuro deverá corrigir os desequilíbrios da globalização para enfrentar uma transição justa e distribuir a riqueza de forma mais equitativa.

 Digital

A Internet e as novas tecnologias serão os protagonistas da Quarta Revolução Industrial e serão o centro da inovação empresarial e a via de entrada para os mercados internacionais.

 Circular

As atividades econômicas tentarão encontrar a forma de reduzir o desperdício de matérias-primas e de recursos, como os alimentos, a agua, a tecnología e a energia, promovendo a economia circular.

 Ecológica

A economia verde, com a criação de empregos verdes, contribuirá para a igualdade social, melhorará o bem-estar e diminuirá a escassez de recursos e os riscos ambientais.

 Colaborativa

A economia do futuro será mais solidária porque incentivará o intercâmbio de produtos e serviços para obter um benefício compartilhado.

OPORTUNIDADES DA 'SILVER ECONOMY'

A Comissão Europeia prevê que a silver economy, além de gerar milhares de milhões de benefícios, contribuirá significativamente para a criação de empregos e para o valor agregado bruto (VAB) da União Europeia (UE) até 2025. A seguir, analisamos as principais oportunidades da economia prateada:

  • Silverização dos setores. Aflorarão novos produtos e serviços no mercado adaptados às necessidades dos idosos. Para tal, será importante se apoiar na gerontotecnologia, que é a área da tecnologia que estuda o envelhecimento humano.
  • Impulso às novas profissões. O envelhecimento da população trará consigo a criação de postos de trabalho e o surgimento de cursos relacionados com a silver economy, por exemplo, no relativo ao cuidado dos mais idosos.
  • Investimento em planos estratégicos. O auge da economia sênior animará as administrações a investirem em soluções que melhorem, por exemplo, o atendimento na saúde e a independência dos idosos.