'FUTURE IS IN YOU': TREINANDO COM SANDRA SÁNCHEZ

"É um exemplo de perseverança e esforço"

#mulheres #igualdade de gênero #esportes

Noa Mateos é apenas uma menina, mas ela sabe muito bem o que quer: "O karatê é o meu destino". Seu sonho é ser atleta profissional e, para tal, pretende seguir os passos de seu ídolo: Sandra Sánchez. A karateca, cujo caminho no esporte de elite não foi nada fácil, é para a atleta da categoria juvenil um exemplo de perseverança e esforço. Valores que a levaram a ser a melhor karateca da história na modalidade kata.

A Iberdrola, através da iniciativa Future Is in You (O futuro está em você), possibilitou que Noa conhecesse Sandra. A veterana compartilhou com a atleta da categoria juvenil um dia de treinamento dando-lhe dicas e conselhos para melhorar seus katas e, sobretudo, transmitiu a Noa todo o seu entusiasmo e paixão que sente pelo karatê, um esporte que não é só sua forma de vida, mas que a fez ser quem ela é na vida.

UMA HISTÓRIA DE PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO

Sandra Sánchez começou a praticar karatê aos quatro anos. Seus pais decidiram matricular seu irmão nesse esporte e ela em dança, mas Sandra insistiu até conseguir que a colocassem com ele. Aos 18 anos chegou sua grande oportunidade: entrou no Centro de Alto Rendimento (CAR), logo depois que a modalidade kata fosse incluída nessa instituição. Mas ela não ficou muito tempo lá: apenas um mês depois diagnosticaram um câncer em sua mãe e Sandra voltou para sua casa para ficar perto dela.

Consequentemente, a carateca ficou fora das vias oficiais para a formação de atletas de elite, o que a excluiu da Federação Espanhola de Karatê. No entanto, ela continuou treinando e competindo e, logo depois, foi contratada por uma equipe de Dubai. Com eles e junto de seu treinador, Jesús del Moral, conseguiu o primeiro lugar da Liga Mundial de Karatê em 2015 — fazendo história por ser a primeira carateca espanhola a vencer na modalidade kata — e ganhou seus dois primeiros Campeonatos da Europa (2015 e 2016).

Com esses méritos, a seleção espanhola colocou novamente seus olhos sobre ela, e Sandra retornou ao desejado CAR de Madri. A partir daí, ganhou seu primeiro mundial em 2018 e, nesse mesmo ano, foi reconhecida pela Federação Mundial de Karatê como a melhor carateca da história na categoria kata feminina, depois de permanecer durante três anos seguidos como líder do ranking. Também adicionou mais três campeonatos europeus à sua galeria de troféus (2017, 2018 e 2019). "Lembro, não sei se com muito carinho ou com muitos nervos, do primeiro Campeonato da Europa [com a seleção espanhola], porque me custou muitos anos conseguir entrar no time nacional", comenta Sandra, que quase não podia acreditar nessa primeira vitória com seu país natal.

Sem dúvida, é uma história de perseverança e determinação que lhe valeu a admiração de Noa e de muitas outras meninas que desejam ser como ela. "Elas me respeitam e valorizam o trabalho que eu fiz. E isso gera muita felicidade na gente, saber que você desperta essa sensação nas pessoas", explica a veterana, que ainda se surpreende ao ver a emoção que sentem aqueles que se aproximam dela e acompanham suas vitórias.

VONTADE DE APRENDER E MUITO ENTUSIASMO

Noa Mateos se levanta cedo para treinar. Ela quer ser carateca profissional: "É meu destino", afirma com segurança. Pratica esse esporte desde os quatros anos e, apesar de sua pouca idade, não tem medo das competições: "Eu me concentro apenas em mim mesma e naquilo que posso fazer".

Conheceu Sandra Sánchez em um treinamento acompanhada de seu pai. "Eu só tinha cinco anos e disse: Quem é essa, papai? E ele respondeu: É Sandra Sánchez. É uma menina muito boa, você vai ver". Desde então, ela se converteu em sua inspiração, pois vê nela "um exemplo de perseverança e esforço".

Para Noa, treinar com Sandra foi um "privilégio, uma oportunidade única na minha vida". E quis aproveitar a situação para perguntar à veterana qual o segredo do sucesso. "Sobretudo muito, muito, muito, entusiasmo, responde a carateca. Eu sempre tenho vontade de continuar aprendendo. Mas se você trabalhar e treinar de verdade todos os dias para conseguir seu objetivo, com certeza algum dia conseguirá chegar lá".

E, para lhe dar sorte, Sandra deu um presente muito especial à Noa: uma faixa azul — a próxima que a atleta da categoria juvenil quer conquistar — assinada por ela. "Para lhe dar muita energia, muita força e motivação no seu exame de faixa. Porque, lembre-se: você pode fazer tudo aquilo que se propuser". "Tomara que eu chegue algum dia a ser como ela", afirma Noa.

AS NOVAS GERAÇÕES CHEGAM COM FORÇA

A veterana elogia a confiança que as novas gerações de mulheres atletas têm em si mesmas: "Você ouve a Noa falar e pensa: como as coisas mudaram. Elas se sentem capazes de conquistar o mundo, de lutar por aquilo que querem, e não permitem que ninguém lhes imponha limites". Quando Sandra começou a fazer karatê havia poucas mulheres que o praticavam, mas há cada vez mais garotas triunfando nos tatames. De fato, no clube de karatê onde treina Noa, aproximadamente 50 % dos membros são mulheres.

Nesse sentido, Sandra agradece o trabalho de apoio ao esporte feminino da Iberdrola: "Ajuda a ter referências e a espelhar-se nessas referências". "Que saibam que não são só os homens que praticam karatê, que também há mulheres, e há mulheres muito boas nesse esporte", destaca Noa, que considera que o esporte pode ajudar a acabar com os estereótipos de gênero.

'FUTURE IS IN YOU': CRIANDO REFERÊNCIAS FEMININAS NO ESPORTE

Future Is In You é uma iniciativa da Iberdrola que permite que meninas atletas compartilhem um dia de treinamento com um de seus ídolos femininos. A empresa reforça assim seu objetivo de criar referências femininas na sociedade e promover o empoderamento das mulheres através do esporte, além de incentivar hábitos saudáveis desde idades precoces.

A Iberdrola é a principal promotora do esporte feminino na Espanha. Através do programa Universo Mulher do Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD), a empresa apoia 16 federações esportivas (ginástica, triathlon, rúgbi, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima) e cede seu nome para 22 ligas de máxima categoria e 35 competições.