Silvia Navarro e Alba López, treinando Handebol | 'Future is in You'

'FUTURE IS IN YOU': TREINANDO COM SILVIA NAVARRO

"Você tem que se olhar no espelho e dizer para si mesma que pode"

#esportes #mulheres #igualdade de gênero #entrevistas

Silvia Navarro vive do handebol desde os 16 anos. Alba López joga desde os sete. As duas são goleiras. No entanto, Silvia conseguiu fazer do handebol sua profissão, algo que Alba também ambiciona. Superação, vontade, concentração, esforço e trabalho em equipe são o segredo.

A Iberdrola juntou as duas para que a mais jovem possa aprender todos os truques da profissional, atual goleira do time Rocasa Gran Canaria ACE da Divisão de Honra da categoria absoluta com a seleção espanhola. Um dia completo graças à iniciativa Future Is in You (O futuro está em você), onde Silvia e Alba compartilharam treinamento, sonhos e experiências. Você quer conhecê-las?

UMA PAIXÃO E UM SONHO DESDE A INFÂNCIA

Silvia Navarro começou a jogar handebol de forma profissional com apenas 16 anos. "Joguei futebol, tênis, basquetebol, mas um dia o handebol entrou na minha vida e eu adorei desde o primeiro momento". Debutou com a seleção espanhola em outubro de 1998, com apenas 19 anos, e, desde então, acumula quatro medalhas em sua galeria: bronze no Campeonato do Mundo do Brasil (2011) e nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), e prata no Europeu da Hungria e Croácia (2014) e no Mundial do Japão (2019).

"O que mais me emociona é ter podido me dedicar profissionalmente àquilo que eu queria desde quando era pequeninha" — garante Silvia —, "como a Alba".

Alba López joga handebol há sete anos, dois deles de goleira. Tal como Silvia, ela antes tentou fazer outros esportes — futebol, em seu caso —, mas desde que conheceu o handebol ela não se afastou mais dele: "Onde quer que esteja uma bola de handebol, é sempre melhor que a de futebol", comenta.

Escolheu ser goleira porque "você pode ajudar muito o time, não só jogando e fazendo gols, mas também defendendo". Uma paixão que Silvia entende e compartilha: "Você não quer mais sair daí, não é?", brinca a veterana.

A SUPERAÇÃO, UM VALOR ESSENCIAL

Silvia insiste na importância de valores como o espírito de superação, a vontade, a concentração, o esforço e o trabalho em equipe para chegar ao topo do esporte profissional. Por isso, ela aconselha a Alba a trabalhar duro e confiar em si mesma: "Você tem que se olhar no espelho e dizer para si mesma que pode".

A jogadora da seleção espanhola destaca tudo o que o esporte em geral e o handebol em particular lhe deram: "Minhas melhores amigas estão no handebol". E ressalta a importância do esporte para avançar na igualdade de gênero: "É indiferente que você seja menino ou menina, você faz a mesma coisa ou inclusive mais". Em sua opinião, "graças à visibilidade proporcionada por empresas como a Iberdrola", o esporte feminino ocupa atualmente uma posição de destaque.

"Silvia me ensinou muito porque ela tem um montão de truques e sabe muitas coisas. Foi uma grande experiência conhecê-la", explica a menina. "Uma das minhas metas é chegar a ser como meus ídolos. Tenho que trabalhar muito, mas posso consegui-lo".

Silvia não tem a menor dúvida disso: "Com certeza você será uma grande jogadora, estou convencida".

'FUTURE IS IN YOU': CRIANDO REFERÊNCIAS DE MULHERES NO ESPORTE

Future Is In You é uma una iniciativa da Iberdrola que permite que meninas atletas compartilhem um dia de treinamento com um de seus ídolos femininos. A empresa reforça assim seu objetivo de criar referências femininas na sociedade e promover o empoderamento das mulheres através do esporte, assim como de incentivar hábitos saudáveis desde idades precoces.

A Iberdrola é a principal promotora do esporte feminino na Espanha. Com o programa Universo Mulher do Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD), a empresa apoia 16 federações esportivas (ginástica, triathlon, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima) e cede seu nome para 22 ligas de máxima categoria e a outras 35 competições.

Este site está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade do Google e os Termos de Serviço são aplicáveis.