'START-UP CHALLENGE': MICROMOBILIDADE

Para uma mobilidade eficiente e sustentável

A start-up andaluza venceu o Startup Challenge de Micromobilidade com um estacionamento para veículos elétricos capaz de guardar bicicletas e patinetes. Este desafio, lançado através do Programa Internacional de Start-ups - PERSEO, buscava soluções seguras de estacionamento e recarga para esse tipo de veículos.

A luta contra as mudanças climáticas é um dos maiores desafios que a humanidade deverá enfrentar no século XXI, portanto, é imprescindível fazer a descarbonização da economia e incentivar a mobilidade. Há 20 anos o grupo Iberdrola se posicionou como pioneiro na transição energética, sendo líder em energias renováveis.

O transporte é responsável por um quarto das emissões globais de CO2 e de grande parte da poluição em áreas urbanas. Por isso, sua eletrificação é a única via para lidar com ambos os problemas, que têm uma origem comum, pois através dos veículos elétricos é possível melhorar o uso da energia e da eficiência.

Atualmente, a eletrificação do transporte rodoviário, particularmente nas áreas urbanas, passa pela introdução dos Veículos de Mobilidade Pessoal (VMP) como bicicletas, patinetes ou motos elétricas. Além de ser mais eficiente e ecológica, a mobilidade nesse tipo de veículo também ajuda em grande parte a descongestionar as cidades em momentos de tráfego intenso, ajudando assim a melhorar a qualidade do ar.

Por tudo isso, em julho de 2021, a Iberdrola — através do seu Programa Internacional de Start-ups - PERSEO — lançou este desafio em busca de soluções de estacionamento, serviços para guardar os veículos e recarga destinadas à micromobilidade que favoreçam a eletrificação do transporte em deslocamentos urbanos. Mais de 80 propostas foram recebidas.

A VENCEDORA

A start-up vencedora foi a empresa tecnológica andaluza Solum, que desenvolveu a proposta em um estacionamento para veículos elétricos capaz de guardar bicicletas e patinetes.

O sistema é instalado em sinergia com um inovador pavimento solar que garante a origem renovável da energia utilizada nas estações de depósito e recarga de veículos de mobilidade pessoal (VMP).

A start-up — que começou sua atividade em 2019 com o objetivo de aproveitar os espaços urbanos para gerar energia limpa — já possui suas primeiras estações em Sevilha, e está fechando acordos de colaboração com diferentes operadores de mobilidade (sharing).

EXPANSÃO DA MICROMOBILIDADE

O crescimento explosivo da micromobilidade faz com que se converta em um setor essencial nas cidades do futuro, com um valor entre 300 e 500 bilhões de euros em 2030, enquanto o transporte público perde cota de mercado.

Hoje em dia, a maioria desses veículos pertence a diferentes empresas que oferecem serviços de sharing para bicicletas, patinetes, motos e ciclomotores, embora também esteja aumentando significativamente o número de particulares ou empresas que têm optado por adquiri-los como propriedade.

A Iberdrola está comprometida com a eletrificação do transporte e para tal tem um ambicioso Plano de Mobilidade Sustentável implementado em 2016, através do qual pretende, entre outras coisas, instalar cerca de 150.000 pontos de recarga de veículo elétrico privado, mais de 2.500 em vias públicas entre a Espanha e Portugal e mais de 2.300 de carga rápida, super-rápida e ultrarrápida até 2023.

O PRÊMIO

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o PERSEO ou outra empresa relevante do grupo, que assumirão os custos e fornecerão ao vencedor o apoio técnico necessário, dando acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho.

Se o ensaio ou teste do conceito for satisfatório, a Iberdrola poderá oferecer ao vencedor a oportunidade de incrementar a solução por meio de acordos comerciais. Além disso, o PERSEO poderia considerar investir no participante.

Além disso, PERSEO pode considerar investir na empresa participante e / ou na solução vencedora do desafio.
 

CRONOGRAMA

05/07/2021
Lançamento
público
do desafio
31/07/2021
Prazo para
receber
propostas
Setembro 2021
Anúncio do
vencedor