PROJETO STAR

Projeto STAR: uma referência mundial de eficiência em investimentos em redes e medidores inteligentes

Como resultado do Projeto STAR (Sistema de Telegestão e Automatização da Rede), que contou com investimentos de 2 bilhões de euros, foram instalados mais de 10,8 milhões de medidores digitais, o que permitiu o gerenciamento remoto e a automação dos processos de 90.000 subestações.

Mais de 10,8 milhões de
medidores inteligentes
instalados na Espanha

Adaptação de 90.000 subestações

Investimento
2 bilhões de euros

Data de conclusão
2018

Projeto
STAR

O grupo Iberdrola, por meio de sua filial na Espanha, concluiu o processo de digitalização de sua rede de distribuição no país com a instalação de mais de 10,8 milhões de medidores digitais e da infraestrutura que os suporta, assim como fez a adaptação de cerca de 90.000 subestações, incorporando recursos para gestão remota, supervisão e automatização dos processos. Essas transformações representaram investimentos de 2 bilhões de euros.

Com a transformação das redes em uma infraestrutura inteligente, avançamos em nossa estratégia de transição energética e contribuímos para a descarbonização da economia, melhorando a eficiência da rede, otimizando a gestão da demanda e favorecendo a integração de mais energias renováveis e a mobilidade elétrica.

Isso significa que também estamos respondendo às novas tendências de relacionamento com nossos clientes, que exigem produtos e serviços mais personalizados e uma gestão mais ativa quanto à forma de consumir energia.

Hoje, além de sermos pioneiros na implantação de redes inteligentes e líderes mundiais em excelência e inovação tecnológica, também somos uma referência mundial nesta área.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

O projeto STAR permitiu que a qualidade do serviço se multiplicasse por três desde 2001

UMA DAS REDES INTELIGENTES MAIS AVANÇADAS DO MUNDO

A Iberdrola também instalou medidores inteligentes por meio de suas filiais de redes nos Estados Unidos e no Brasil, e de sua filial comercial no Reino Unido, configurando assim uma das redes inteligentes mais avançadas do mundo:

  • Nos Estados Unidos, instalou 1.000.000 de medidores inteligentes em Maine, Connecticut e Ithaca.
  • No Brasil, instalou mais de 220.000 medidores inteligentes nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.
  • No Reino Unido, a filial comercial da Iberdrola instalou mais de 1.080.000 medidores inteligentes por meio do proyecto Smart Meters.

 

O grupo Iberdrola também prevê instalar 20 milhões de medidores inteligentes na Espanha, Reino Unido e Estados Unidos até 2022. Além disso, planeja automatizar 100% da sua rede de alta tensão nos Estados Unidos e aumentar em 50% a automatização de suas linhas de baixa tensão.
 

 Smart Meters em Espanha.(*) Nota

   

(*) Disponível na versão em espanhol.