ELETRIFICAR A ECONOMIA
A Iberdrola está comprometida com a eletrificação como base para uma economia sustentável
#economia #mobilidade elétrica
O setor elétrico produz a fonte de energia que melhor pode incorporar as renováveis e, por isso, a Iberdrola apoia a descarbonização da economia através de uma maior eletrificação, especialmente no setor de transportes (através do veículo elétrico) e da edificação (através da bomba de calor).

Para que a eletrificação seja possível, devem ser estabelecidas as bases para a criação de um ambiente competitivo equilibrado entre as fontes de energia:
1. TODAS AS FONTES SECUNDÁRIAS DE ENERGÍA (GÁS, GASOLINA E ELECTRICIDADE) devem assumir o custo de suas emissões para a atmosfera, internalizando o custo ambiental. Em outras palavras, deve se estabelecer uma tributação ambiental homogénea baseada no principio de "quem contamina paga".
2. DEVEM SER ELIMINADAS AS BARREIRAS À ELETRIFICAÇÃO, retirando das tarifas elétricas os custos alheios ao fornecimento (políticas sociais, industriais, ambientais etc.).
Esforço compartilhado pela ação climática. Transcrição do vídeo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Além disso, para descarbonizar outros setores é preciso incentivar os usos finais elétricos:
1. NO CASO DO TRANSPORTE, estabelecendo objetivos ambiciosos para veículos elétricos em relação aos veículos novos e assegurando a implantação de uma rede de recarga básica nas vias públicas. O grupo Iberdrola estabeleceu a meta de ter 1,7 milhão de veículos elétricos conectados à rede no território onde presta tal serviço até 2025, assim como seu Plano Smart Mobility Link externo, abra em uma nova aba. contempla a implantação de aproximadamente 150.000 pontos de recarga de veículos elétricos na Espanha.
Implantação do veículo elétrico. Transcrição do vídeo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
2. NO CASO DA EDIFICAÇÃO, estabelecendo incentivos para promover uma mudança de tecnologia e padrões de emissões nos sistemas de aquecimento e refrigeração para que funcionem livres de CO2 e outros poluentes. Em termos de eletrificação de edificações e da indústria, o Grupo Iberdrola tem como meta chegar a 1,4 milhão de bombas de calor instaladas até 2025.
A bomba de calor elétrica é uma alternativa real, madura e competitiva. Transcrição do vídeo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.