'FUTURE IS IN YOU'

'Future Is In You': criando referências para as mulheres no esporte

#mulheres #igualdade de gênero

Esforço, dedicação, confiança, constância. Nossas atletas competem fora e dentro do esporte para conseguir visibilidade e igualdade e são um exemplo a ser seguido por milhares de meninas. Por esse motivo, a Iberdrola lançou a iniciativa Future Is in You (O futuro está em você), em que as embaixadoras do programa Universo Mulher — promovido pelo Conselho Superior do Esporte e incentivado pela empresa — compartem um dia de treinamento com uma jovem de sua disciplina. Você pode vir com a gente?

Ao longo de um dia inteiro, as meninas aprendem técnicas úteis para sua disciplina, recebem conselhos e descobrem o caminho que devem seguir para alcançar o auge no mundo dos esportes. E fazem isto de mãos dadas com as atletas de elite que mais admiram e em que se inspiram todos os dias para enfrentar o trabalho duro.

CONHEÇA OS PROTAGONISTAS

Sandra Sánchez e Noa Mateos.

Sandra Sánchez e Noa Mateos

Noa Mateos é apenas uma menina, mas ela sabe muito bem o que quer: "O karatê é o meu destino". Seu sonho é ser atleta profissional e, para tal, pretende seguir os passos de seu ídolo: Sandra Sánchez.
Miriam Casillas.

Miriam Casillas e Carmen Tamames

A triatleta Miriam Casillas participou dos Jogos do Rio e está classificada para Tóquio. Com 12 anos, Carmen Tamames também sonha com percorrer o mundo competindo nesse esporte.
Silvia Navarro.

Silvia Navarro e Alba López

Silvia Navarro vive do handebol desde os 16 anos. Alba López joga desde os sete. As duas são goleiras. No entanto, Silvia conseguiu fazer do handebol sua profissão, algo que Alba também ambiciona.

PROMOVER O EMPODERAMENTO DAS MULHERES ATRAVÉS DO ESPORTE

A Iberdrola é a principal promotora da mulher no esporte, já que apoia a 16 federações esportivas (ginástica, triatlo, rúgbi, canoagem, badminton, futebol, handebol, vôlei, hóquei, tênis de mesa, atletismo, caratê, boxe, surf, deportes no gelo e esgrima), selecionadas por suas extraordinárias honras, o mais alto nível de participação e a existência de programas de promoção do esporte desde a base.

Graças à sua aliança com o Conselho Superior de Esportes (CSD), através do programa Universo Mulher, a companhia se tornou, em julho de 2016, na primeira empresa a se comprometer globalmente com a promoção da participação das mulheres no campo esportivo como forma de promover a igualdade de oportunidades, um compromisso que faz parte dos valores do grupo e que está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 das Nações Unidas. Ao promover o esporte praticado pelas mulheres , a Iberdrola promove o empoderamento das mulheres, contribui para a formação de novas referências na sociedade e fomenta hábitos saludáveis desde a mais tenra idade.

Da mesma forma, a empresa também cede seu nome para 22 campeonatos, todos eles da categoria superior, além de 35 competições. O programa também ajudou no sentido de que o número de federações nessas 16 disciplinas crescesse 39 %, chegando a 334.322 em 2019.