SISTEMA DE GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE - ESG

Reformulamos nosso Sistema de governança e sustentabilidade em torno de critérios ESG

#empresa #RSC

A Iberdrola adaptou seu sistema regulatório aos três principais pilares que a comunidade investidora internacional utiliza para medir o impacto e a sustentabilidade de seus investimentos: os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG em sua sigla em inglês). Dessa forma, a companhia consolida seu posicionamento na vanguarda das melhores práticas internacionais nesse âmbito, em um contexto onde o impacto da COVID-19 ressaltou a necessidade de avançar para modelos mais sustentáveis, resilientes, inclusivos e competitivos como caminho para a recuperação após a pandemia.

Em consonância com a estratégia de desenvolvimento sustentável da Iberdrola e seu dividendo social, o conjunto regulatório do grupo passou a denominar-se Sistema de governança e sustentabilidade e foi estruturado em cinco livros:

 Estatutos sociais

Constituem o núcleo do regulamento interno da companhia. Os Estatutos Sociais [PDF] regulam o contrato de empresa aceito por todos os acionistas ao adquirir tal condição e estabelecem as bases e princípios que regem a governança de Iberdrola como entidade dominante de um grupo energético multinacional.

 Propósito

A Iberdrola tem como propósito continuar construindo, a cada día de forma colaborativa, um modelo de energia elétrica mais saudável e accessível. E, para tal, segue três valores: a energia sustentável, a força integradora e o impulso dinamizador.

Tal objetivo, portanto, visa conduzir a companhia para uma cultura baseada na ética e compromisso com o desenvolvimento sustentável, compartilhada por todos os agentes que participam da cadeia de criação de valor do grupo.

Propósito e Valores do grupo Iberdrola.

Propósito e Valores do grupo Iberdrola

Constituem sua identidade, sua razão de ser e seu ideário corporativo, que deve reger a estratégia geral e as decisões de gestão de todas as empresas que o integram.
Código ética.

Código ética

Desenvolve e concretiza o Propósito e os Valores da companhia e pretende servir de guia para a atuação dos administradores, profissionais e fornecedores em um contexto global, complexo e em constante transformação.
Política geral de desenvolvimento sustentável.

Política geral de desenvolvimento sustentável

Estabelece os princípios gerais que devem reger a estratégia de desenvolvimento sustentável da companhia para garantir a criação de valor de forma sustentável.
Política de relacionamento com os Stakeholders.

Política de relacionamento com os 'Stakeholders'

A Iberdrola incentiva o engajamento de seus Stakeholders em seu projeto empresarial através de uma estratégia de forte envolvimento com as comunidades onde está presente e a criação de valor sustentável para todos eles.

 Meio ambiente e mudanças climáticas

Este livro agrupa as políticas da Iberdrola orientadas para dar respostas aos desafios ambientais tais como: mudanças climáticas, perda de biodiversidade e identificar e aproveitar as oportunidades decorrentes da transição energética e ecológica. As políticas ambientais que estão alinhadas aos objetivos do Acordo de Paris e à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, são as seguintes:

Política de gestão sustentável.

Política de gestão sustentável

A Iberdrola busca um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para suprir suas próprias necessidades.
Política medioambiental.

Política ambiental

Tem como objetivo projetar para todos os Stakeholders que se relacionam com a companhia sua vocação de liderança no desenvolvimento de energias limpas e no respeito ao meio ambiente.
Política contra el cambio climático.

Política de ação climática

A Iberdrola se compromete a assumir uma posição de liderança na luta contra as mudanças climáticas e promover uma cultura social destinada a fomentar a sensibilização de todos os seus Stakeholders.
Política de biodiversidad.

Política de biodiversidade

A companhia promove a biodiversidade dos ecossistemas com uma atitude proativa que vai além das estratégias de mitigação ou de contenção de danos, apostando na conscientização.

 Compromisso social

As políticas sociais refletem a vinculação da Iberdrola com os direitos humanos e o desenvolvimento de relações profissionais baseadas na diversidade, na inclusão e no sentido de pertencimento, para o qual é essencial promover a igualdade de oportunidades e garantir a não discriminação na gestão das pessoas. Suas políticas sociais são as seguintes:

Política de respeito aos direitos humanos.

Política de respeito aos direitos humanos

O respeito aos direitos humanos é uma parte fundamental da cultura de responsabilidade social da Iberdrola.
Política de recursos humanos.

Política de recursos humanos

A Iberdrola define, projeta e divulga um modelo de gestão de recursos humanos que permite captar, promover e reter o talento e incentivar o crescimento pessoal e profissional das pessoas.
Política de igualdade, diversidade e inclusão.

Política de igualdade, diversidade e inclusão

A companhia mantém um compromisso irrenunciável com seus profissionais para promover um ambiente de trabalho respeitoso, diverso e inclusivo.
Política de seleção e contratação.

Política de seleção e contratação

O grupo considera que uma equipe humana qualificada, diversificada e motivada é essencial para conseguir suas metas estratégicas.
Política de gestão do conhecimento.

Política de gestão do conhecimento

A companhia compartilha ideias e conhecimento e promove a aprendizagem contínua e o intercâmbio cultural.
Política de inovação.

Política de inovação

Para a Iberdrola, a inovação é a principal ferramenta para garantir a sustentabilidade, a eficiência e a competitividade.
Política de qualidade.

Política de qualidade

A eficiência, a autoexigência e a melhoria contínua refletem a vocação inovadora do grupo.
Política de seguridad corporativa.

Política de segurança corporativa

Reflete o compromisso da companhia com a excelência em matéria de segurança das pessoas, dos ativos e das infraestruturas críticas.

Nessa seção, se destaca como novidade a aprovação da Política de igualdade, diversidade e inclusão, através da qual a Iberdrola pretende incluir em seu regulamento interno as últimas tendências nesse âmbito. Essa nova política reforça o papel da companhia como alavanca e motor da mudança e seu compromisso face aos desafios sociais atuais tais como a diversidade e inclusão, aspectos que considera uma prioridade estratégica para o crescimento sustentável. Isso ficou demonstrado com a publicação de seu primeiro Relatório de diversidade e inclusão [PDF], onde constam as iniciativas realizadas e as conquistas alcançadas em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Iberdrola também incluiu em sua Política de recursos humanos uma seção específica dedicada à desconexão digital e ao respeito à vida privada, em consonância com as mais recentes dinâmicas organizacionais. O grupo promove a separação entre os âmbitos profissional e pessoal, com especial atenção à desconexão dos dispositivos digitais, sem favorecer ou discriminar os trabalhadores e considerando a diversidade de seus diferentes grupos profissionais.

 Governança corporativa

As políticas e regulamentos relativos à governança corporativa zelam pelo correto funcionamento dos principais órgãos sociais, pela direção e gestão da Iberdrola e, em geral, pelo desenvolvimento do negócio, tudo isso de acordo com a legislação em vigor. Este livro está estruturado em quatro partes:

Políticas de governança corporativa e compliance regulatório.

Políticas de governança corporativa e 'compliance' regulatório

Integradas na estratégia global de desenvolvimento sustentável da Iberdrola, são políticas que refletem seu compromisso com seus Stakeholders, especialmente com seus acionistas, administradores, diretores e profissionais.
Políticas de riscos.

Políticas de riscos

Seu objetivo é estabelecer os princípios básicos e o âmbito geral de atuação para o controle e gestão de qualquer tipo de risco enfrentado pelo grupo.
Regras de governança dos órgãos sociais e de outras funções e comitês internos.

Regras de governança dos órgãos sociais e de outras funções e comitês internos

Estabelecem as regras de funcionamento dos principais órgãos sociais da Iberdrola.
Regulamento de prevenção de abuso de mercado.

Regulamento de prevenção de abuso de mercado

Configuram um sistema sólido e eficaz, concebido para garantir que todos os investidores estejam em igualdade de condições.

MODELO DO FUTURO SOBRE PRINCÍPIOS ESG

O grupo Iberdrola continuará reforçando seu compromisso com os princípios ESG, que formam a base de seu modelo de negócio. Líder e pioneira na transição energética, a companhia já é um motor da transformação social e uma referência em boa governança e transparência.

Essa aposta permitiu que a Iberdrola continue atuando como motor da reativação econômica verde. Em 2020, suas compras de fornecedores chegaram a 14 bilhões de euros e contribuíram para manter 400.000 empregos na cadeia de valor, além de ter contratado 3.800 pessoas. Sua contribuição fiscal no exercício chegou a 7,5 bilhões de euros no mundo.

O grupo lançou o plano Energia para avançar, através do qual implementará mais de 350 medidas para reforçar sua abordagem ESG. Dessa forma, a Iberdrola reforçará sua liderança na transição energética, promoverá a inovação e contribuirá para a criação de novos empregos de qualidade, melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, continuará implementando as melhores práticas de governança enquanto promove um mercado financeiro sustentável.

Nesse sentido, o grupo prevê contratar 20.000 novos trabalhadores até 2025, suas compras de bens e serviços permitirão manter cerca de 500.000 postos de trabalho no mundo durante esse período. Além disso, planeja aumentar as horas de treinamento por funcionário, as quais já são quatro vezes superiores à média europeia, e continuar promovendo a igualdade de gênero para que em 2025 pelo menos 30 % de seus diretores sejam mulheres e a diferença salarial se situe abaixo de 2 %.

A Iberdrola, que já é uma referência internacional na luta contra as mudanças climáticas, reduziu em 11 % suas emissões de CO2 em 2020, até 98 g/kWh. Dessa forma, confirma seu compromisso de se converter em uma companhia neutra em carbono na Europa em 2030 e reduzir em 86 % suas emissões (até 50 g/kWh) em nível global, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono em âmbito mundial até 2050. O grupo também promoverá o plantio de 20 milhões de árvores até 2030, que capturarão aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 ao longo de 30 anos.

A ambição da Iberdrola se estende a outros âmbitos, tal como o investimento em P&D, que aumentará para 330 milhões de euros anuais em 2022 e 400 milhões em 2025, ou à cibersegurança, uma área onde triplicará suas atuações.