INICIATIVAS E INSTITUIÇÕES

Participação na agenda climática global

Uma parte importante do Plano de ação climática é o trabalho de apoio ao processo global de ação climática através da formação de parcerias e da participação em instituições, organismos, campanhas e eventos nacionais e internacionais, promovendo uma abordagem ambiciosa na definição de políticas climáticas e a participação do setor privado.

A Iberdrola apoia abordagens ambiciosas no âmbito das políticas climáticas, por exemplo, apoio ao objetivo de emissões líquidas zero até 2050). Também se comprometeu com algumas das principais organizações internacionais e coalizões empresariais, tais como UN Global Compact, WBCSD, European Climate Foundation ou Corporate Leaders Group.

Mais concretamente, a Iberdrola apoiou, entre outras, as seguintes iniciativas:

  • Uniting Business and Government to Recover Better. Declaração promovida pelo UN Global Compact que pretende unir empresas e governos para atingir uma recuperação melhor, exigindo dos governos que priorizem uma transição mais rápida e equitativa baseada em uma economia verde, alinhando as políticas e planos de recuperação com a ciência climática mais atual. É a maior iniciativa promovida pela ONU e está respaldada por mais de 170 CEOs de grandes multinacionais que ratificaram seus próprios compromissos alicerçados na ciência para alcançar uma economia baseada em emissões nulas, reclamando assim que os governos estejam à altura de suas ambições.
  • Apoio à campanha "Race to Zero", cujo objetivo é aglutinar uma grande aliança de agentes para avançar em termos do objetivo de emissões líquidas nulas em 2050 ou inclusive antes. A Iberdrola faz parte desta campanha por meio de sua adesão na campanha Business Ambition 1,5ºC.
  • Defendemos uma recuperação econômica verde. Declaração promovida pelo Grupo espanhol de Crescimento Verde. Está subscrita por 50 empresas do índice IBEX (BBVA, Ferrovial, Telefónica, etc.) entre as quais está a Iberdrola.
  • Chamada [PDF] às companhias energéticas europeias de referência para uma ambiciosa lei climática da UE, que reconheça os benefícios de um sistema energético baseado nas energias renováveis, incluindo a assunção do compromisso de reduzir os gases de efeito estufa em pelo menos 55%, antes da COP26, indo mais além do marco de atuação da UE para 2030.
  • An open letter from business to world leaders: "Be ambitious, and together we can address climate change".
  • Declaração de apoio do Corporate Leaders Group com o objetivo de respaldar uma estratégia de neutralidade climática da União Europeia até 2050.
  • UNSG Summit Pledge Letter. Business commitment to a just transition and green, decent jobs.
  • "Business Ambition for 1,5ºC". Declaração a favor de emissões líquidas nulas até 2050, iniciativa na qual a Iberdrola participa com outras 177 empresas globais.
  • Iniciativa EV100 e compromisso de eletrificar a frota de veículos da empresa até 2030.
  • Participação ativa internacional contra as mudanças climáticas

    A Iberdrola exerce uma liderança ativa na luta contra as mudanças climáticas no âmbito institucional internacional. A empresa assume o papel de agente conscientizador e transformador através de seu envolvimento em diferentes iniciativas, associações e organizações mundiais:

    Organização que reúne uma parte importante da comunidade empresarial mundial visando criar um futuro sustentável do ponto de vista empresarial, social e ambiental.

    Associação colaborativa entre as empresas e o setor público, a nível mundial, para promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que limitem o aumento da temperatura global para menos de 1,5ºC até o fim do século.

    Grupo de empresas que assume um papel de liderança na busca por soluções na luta contra as mudanças climáticas. É uma iniciativa focada na Europa, mas com abrangência global.

    Uma iniciativa de empresas, governos e Banco Mundial que trabalha para reforçar a implantação dos preços do carbono a nível global, considerada uma medida chave para combater as mudanças climáticas.

    É um dos think tanks mais influentes a nível global. Especializado no âmbito econômico, promove um debate rigoroso sobre as políticas europeias.

    LEAD é um projeto formado no seio da Global Compact por empresas que mostraram historicamente um forte compromisso com a Global Compact, tanto no âmbito local quanto no global. Trata-se de um espaço de colaboração para criar práticas avançadas de sustentabilidade corporativa.

    É uma coalizão de organizações empresariais que trabalha com os negócios e investidores mais influentes para avançar em direção a uma economia de baixo carbono.

    A Iberdrola registrou seus compromissos na luta contra as mudanças climáticas em NAZCA, zona para Ação Climática de Agentes Não-Estatais. NAZCA registra os compromissos assumidos por empresas, cidades, regiões, governos locais e investidores para combater as mudanças climáticas. Um grande número dos compromissos assumidos em NAZCA são discutidos, a nível mundial, na Agenda de Ação Lima-Paris, que envolve tanto agentes estatais quanto não estatais, e que tem como objetivo acelerar a cooperação na luta contra as mudanças climáticas agora e no futuro.

  • Grupo Espanhol de Crescimento Verde (GECV)

    A Iberdrola aderiu a esta associação de colaboração público-privada, criada para avançar tanto na luta contra as mudanças climáticas quanto na direção de uma economia de baixo carbono. O GECV tem como objetivo aumentar a participação das empresas, compartilhar informações e apoiar a presença espanhola em fóruns internacionais.