MAAS (MOBILITY AS A SERVICE)

A mobilidade como serviço (MaaS): uma forma de transporte digital, eficiente e sustentável

#sociedade #sustentabilidade ambiental #P+D+I

A mobilidade está mudando e tem como guia as novas tecnologias. Uma parte da população aposta nos veículos compartilhados, que permitem pagar unicamente pelo seu uso, eliminando os gastos fixos de manutenção, acessando estes serviços via Internet de forma rápida, cômoda e segura. Além disso, esta nova tendência favorece a diminuição da poluição e o cuidado do meio ambiente.

A mobilidade nas grandes cidades se converteu em um desafio, tanto pessoal quanto ambiental. O estresse, os engarrafamentos, a poluição atmosférica e as mortes prematuras associadas, bem como a contaminação acústica, evidenciam a necessidade de novas soluções de mobilidade. Portanto, a mobilidade do futuro deverá ser mais saudável para o usuário e o meio ambiente, e a centralização dos serviços com a digitalização (Mobility as a Service - MaaS) é uma forma de conseguir este objetivo.

O QUE É O CONCEITO DE MOBILITY AS A SERVICE (MAAS) OU MOBILIDADE COMO SERVIÇO

Conforme a MaaS Alliance, principal comunidade internacional de Mobility as a Service, é a integração de várias formas de transportes, públicos ou privados, em um único serviço acessível sob demanda. Por exemplo, se para chegarmos a um lugar devemos pegar um ônibus e depois um patinete elétrico, em lugar de ter que localizar, reservar e pagar por cada forma de transporte separadamente, as plataformas MaaS permitem planejar a viagem "porta a porta" através de um único aplicativo móvel.

A noção de uma rede de transporte multimodal conectada digitalmente começou a ser debatida na sequência da conectividade em tempo real que ofereciam os telefones inteligentes. A incorporação dos veículos de uso compartilhado (rideshare), desde carros elétricos até bicicletas ou patinetes, impulsionou o conceito. Atualmente, a aplicação da inteligência artificial, do big data ou da Internet das Coisas ao planejamento do transporte aumenta ainda mais as opções de mobilidade para os usuários urbanos.
 


 

 VER INFOGRÁFICO: Como se deslocam as pessoas nas cidades com melhor mobilidade do mundo? [PDF]

CARACTERÍSTICAS DA MOBILITY AS A SERVICE (MAAS)

Quais são as principais características da Mobility as a Service? A seguir, revisamos as mesmas:

 Sustentabilidade

Ao otimizar o uso de cada forma de transporte, permite poupar recursos e evitar emissões.

 Facilidade de uso

Permite alugar veículos ou comprar tickets de transporte público com um aplicativo.

 Flexibilidade de uso

Permite o uso temporário de uma vaga em algum veículo sem ter que alugar um completo.

 Intermodalidade

Permite o acesso a diferentes redes de transporte, sejam estas públicas ou privadas.

 Conectividade e disponibilidade

Permite planejar viagens e adquirir tickets de transporte em qualquer momento e lugar.

 O passageiro no centro das atenções

A experiência de uso é mais satisfatória ao estar baseada nas preferências do passageiro.

 Segurança e menor custo

Ao ser um serviço integrado, os preços são mais competitivos e o pagamento é seguro.

BENEFÍCIOS DA MOBILITY AS A SERVICE (MAAS)

A mobilidade sustentável é fundamental no combate contra as mudanças climáticas. Por esta e outras razões, a própria Organização das Nações Unidas adotou em 2016 a Nova Agenda Urbana, que inclui a necessidade de dar aos habitantes das cidades opções de mobilidade integradas e sustentáveis. Porém, suas vantagens transcendem o aspecto ambiental, tal como podemos observar a seguir:

 Impulso à sustentabilidade

O transporte é um dos fatores que mais contribui para o aquecimento global e o uso de soluções inteligentes de mobilidade permitirá reduzir o tráfego e as emissões.

 Impulso à descarbonização

A eletrificação do transporte (carros, motos, ônibus, bicicletas, patinetes, etc.) é fundamental para alcançar a neutralidade de carbono.

 Impulso às cidades inteligentes

As smart cities, (cidades que usam a tecnologia para melhorar os serviços e o bem-estar de seus habitantes) estão preparadas para explorar todas as possibilidades da MaaS.

 Impulso ao desenvolvimento urbano sustentável

Uma grande parte da infraestrutura urbana está destinada aos veículos privados. A redução de seu número permitirá, por exemplo, criar mais áreas verdes.

TIPOS DE MOBILITY AS A SERVICE (MAAS)

Enquanto os sistemas integrados de transporte propostos pela Mobility as a Service se desenvolvem, existem diferentes soluções para aproveitar os recursos de mobilidade:

  • Frotas privadas: desenvolvidas principalmente por fabricantes de carros, como ShareNow, antes Car2Go (Mercedes-Benz), Zity (Renault) ou Free2Move (Citröen).
  • Frotas públicas: as prefeituras de numerosas cidades do mundo já oferecem serviços de bicicletas de uso compartilhado, muitas delas elétricas.
  • Frota mista: serviços como Uber, Lyft, Juno, Bolt ou Cabify permitem que os proprietários ofereçam seus veículos a outras pessoas (em certos países, este uso está regulado com licenças privadas).
  • Particulares: plataformas como BlaBlaCar, Drivy ou Zipcar permitem que indivíduos particulares compartilhem o uso de seus veículos privados e os custos de um trajeto.

As plataformas de MaaS oferecem serviços de valor agregado através de seus aplicativos móveis: informação sobre a localização e disponibilidade dos transportes, tanto de mobilidade (veículos) quanto de micromobilidade (bicicletas e patinetes), monitoramento da rota e do estado do trânsito (do começo ao final do trajeto) ou análise de dados e criação de padrões de mobilidade que podem ser usados para a criação de políticas públicas de mobilidade e de infraestruturas.