Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Comprometidos
com os ODS

No Grupo Iberdrola, incorporamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela ONU em setembro de 2015 em nossa estratégia empresarial e em nosso Sistema de Governança e Sustentabilidade.

Os 17 ODS que compõem a Agenda 2030 buscam atingir um futuro sustentável para as pessoas e o meio ambiente em um horizonte de médio prazo. Os 17 objetivos estão inter-relacionados e apresentam desafios em âmbito global que exigem o comprometimento de todos os setores da sociedade – governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos –. Também são uma oportunidade única para desenvolver estratégias e modelos de negócios inovadores e adaptados a um mundo em profunda transformação.

Os ODS e o seu impacto na economia, na sociedade e no ambiente

Os ODS como parte da estratégia empresarial do Grupo Iberdrola

Circulo ODS

Foco principal

  • Energia limpia e acessível
  • Ação contra a mudança global do clima

Contribuição direta

  • Água potável e saneamento
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Vida terrestre
  • Parcerias e meios de implementação

Contribuição indireta para o restantes dos ODS

  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Igualdade de gênero
  • Trabalho decente e crescimiento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis
  • Vida na água
  • Paz, justiça e instituiçoes eficazes

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 objetivos — divididos em 169 metas — que exigem ações em âmbito mundial para erradicar a pobreza, preservar o planeta e melhorar as vidas e perspectivas de todas as pessoas até 2030. Foram aprovados no dia 25 de setembro de 2015 pelos Estados-membros das Nações Unidas como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável: a Agenda 2030.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável se baseia nas 5Ps: pessoas, planeta, prosperidade, paz e participação coletiva, contando com um completo plano de ação. Os 17 ODS são uma parte fundamental da Agenda 2030, pois ajudam a traduzir seus valores e princípios fundamentais em resultados concretos e mensuráveis. Ao adotá-la, os Estados-membros se comprometeram a mobilizar os meios necessários para sua implementação com parcerias que focam especialmente nas necessidades dos mais pobres e vulneráveis.

Para alcançar os ODS, é essencial projetar e desenvolver através de alianças (ODS 17) projetos em vários níveis e com diferentes partes interessadas (setor público e privado, sociedade civil, terceiro setor, administrações públicas, etc.) que sejam capazes de responder aos desafios complexos e sistêmicos que enfrentamos hoje. Ou seja, devem ser considerados aspectos em cada proposta e, assim, tentar evitar desequilíbrios ocultos associados ao cumprimento da Agenda 2030. Os ODS não são independentes, estão inter-relacionados e, portanto, constituem um sistema. 

Já passamos da metade do período definido pelas Nações Unidas para alcançar os 17 ODS e temos apenas sete anos pela frente. Na última cúpula dos ODS, realizada em Nova York em setembro de 2023, a Iberdrola aderiu ao apelo da ONU para aumentar a velocidade de cumprimento dos Objetivos por meio da iniciativa Forward Faster. A situação é mais urgente do que nunca, e precisamos de parcerias inovadoras para alcançá-los.

Juntamente com os ODSs, a Cúpula de Paris, realizada em 2015, define as diretrizes que estão sendo implementadas com o objetivo de reduzir as emissões de CO₂ e conter as mudanças climáticas.

Nossa contribuição para os ODS

Ícone com uma folha e uma moeda
Promovemos a economia e o emprego verde através dos ODS 7, 9, 13 e 15

Na Iberdrola, defendemos a transição rumo a um novo modelo socioeconômico que seja climaticamente neutro, resiliente, sustentável e inclusivo. Por isso, e em consonância com nossa atividade, focamos  principalmente no ODS 7 (energia limpa e acessível) e 
no ODS 13 (ação climática). Para tal, pretendemos acelerar nossos investimentos em energias renováveis, digitalização e mobilidade elétrica, contribuindo de forma direta para o ODS 9 (indústria, inovação e infraestruturas). 

Igualmente, como parte de nosso compromisso com infraestruturas sustentáveis, todos os projetos de novas instalações do Grupo possuem um plano ambiental abrangente, contribuindo assim diretamente para o cumprimento do ODS 15 (vida terrestre).

Ícone de mão e coração
Protegemos a saúde e segurança das pessoas com os ODS 3, 6 e 17

Em alinhamento com o ODS 3, na Iberdrola reafirmamos nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida da sociedade, renovando nossos acordos com a Cancer Research UK e a Associação Espanhola Contra o Câncer para os próximos anos. Por outro lado, trabalhamos para evitar a poluição da água como fator fundamental para garantir a saúde das pessoas. Dessa forma, contribuímos diretamente para o ODS 6 (água potável e saneamento), sendo uma das empresas de serviços públicos (utilities) com a melhor produtividade da água. Além disso, essas iniciativas são articuladas por meio de parcerias multiagente, seguindo o modelo colaborativo proposto no ODS 17 (parcerias e meios de implementação).

Ícone de mãos unidas
Projetos sociais e patrocínio: impacto direto nos ODS

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola está alinhado com os 17 objetivos, embora esteja focado especialmente nos ODS 7, ODS 13, ODS 3, ODS 10 (redução das desigualdades) e ODS 4 (educação de qualidade) por meio do programa ODS na Escola, um projeto de voluntariado corporativo multiempresarial promovido pela Iberdrola que visa transmitir a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos alunos de ensino fundamental.

Em relação ao ODS 5, a Iberdrola está comprometida com a igualdade por meio do esporte desde 2016. Na Espanha, atualmente apoia 32 federações esportivas nacionais, dá seu nome a 32 ligas de alto nível e a outras 100 competições. O impulso chega a mais de 600.000 atletas, apoiando duas de cada três mulheres federadas no país, e o número de licenças femininas nas Federações que apoia cresceu 36 %.

No Brasil, temos um contrato de patrocínio com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), válido até 2024, que é o maior da história da empresa. Dessa forma, a Neoenergia também se torna a primeira empresa a apoiar exclusivamente a seleção brasileira de futebol feminino. Já no Reino Unido, nossa subsidiária ScottishPower será a principal patrocinadora da Scottish Women's Football (SWF) e da liga escocesa.

Para a consecução dos ODS, o Grupo lançou a primeira linha de crédito com indicador sustentável. Além disso, nossa Assembleia Geral de Acionistas aprovou um incentivo de longo prazo para conselheiros executivos, diretores e outros profissionais da empresa — o Bônus estratégico 2020-2022 — que se baseia não só em objetivos financeiros e de negócio, mas também na contribuição para os ODS.

Nossas políticas relacionadas aos ODSs

Ícone de duas mãos sob uma planta.

Política de gerenciamento sustentável

Na Iberdrola, buscamos um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades.

Saiba mais
Ícone de mãos segurando o planeta Terra.

Política geral de desenvolvimento sustentável

A estratégia de desenvolvimento sustentável está no centro do nosso Grupo. Garantimos que nossos negócios sejam conduzidos de forma a promover a criação de valor sustentável para os acionistas e outras partes interessadas.

Saiba mais
Empleados de Iberdrola celebrando el día de los ODS.
Empleados de Iberdrola celebrando el día de los ODS.

Todas as informações sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

Por que os ODS são tão importantes?

A importância dos ODS baseia-se em atingir um futuro sustentável para todos em um horizonte temporal de médio prazo. Os 17 objetivos estão inter-relacionados entre si e apresentam desafios em âmbito global, tais como: erradicar a pobreza, a luta contra as mudanças climáticas, a paz e a prosperidade para todos, a educação, a igualdade da mulher, a defesa do meio ambiente ou o desenvolvimento urbano sustentável.

Significam, portanto, uma oportunidade única, tanto para responder melhor às expectativas e aspirações da sociedade em que vivemos, sempre em constante mudança, quanto para desenvolver estratégias e modelos de negócio inovadores e adaptados a um mundo em profunda transformação.

Como alcançar os ODS?

Para a consecução dos ODS é imprescindível que todos os setores da sociedade passem à ação: os governos, o setor privado, a sociedade civil e os cidadãos. São necessárias desde ações mundiais que garantam recursos e soluções em benefício de todos até ações em âmbito local que afetem políticas, orçamentos e as instituições de cada país, passando por pequenas coisas que cada pessoa pode fazer a partir de seu próprio sofá (consulte o guia 170 ações diárias para transformar nosso mundo) [PDF]). As parcerias entre todos os setores são imprescindíveis para atingir os objetivos.

O que é a Agenda 2030 e por que é tão importante?

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é o plano de ação mais amplo estabelecido até a presente data para eliminar a pobreza extrema, reduzir a desigualdade e proteger o planeta. Os 17 ODS definidos pela Agenda são uma parte fundamental da mesma, pois ajudam a traduzir seus valores e princípios fundamentais em resultados concretos e mensuráveis. Ao adotá-la, os Estados-membros se comprometeram a mobilizar os meios necessários para sua implementação com parcerias que focam especialmente nas necessidades dos mais pobres e vulneráveis.

Qual o conteúdo da Agenda 2030?

A Agenda 2030 baseia-se em cinco áreas fundamentais, também conhecidas como os 5Ps: pessoas, planeta, prosperidade, paz e participação coletiva. Com a inclusão da paz e da participação coletiva na abordagem tradicional do desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030 proporcionou uma maior profundidade a este conceito. A sustentabilidade é a essência dessas cinco áreas, que orientarão as decisões em matéria de políticas de desenvolvimento até 2030.