O impulso dos veículos elétricos nos EUA

Veículos elétricos nos EUA: desejável, mas com um longo caminho a percorrer

Carros elétricos Mobilidade sustentável Estados Unidos

O transporte rodoviário é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa nos EUA. Os veículos elétricos são uma alternativa sustentável, mas representam apenas 1% dos 250 milhões de carros e caminhões que circulam pelas estradas dos EUA. Como convencer os motoristas do país de que é necessário apoiar uma opção prática e ambientalmente correta como os carros elétricos?

Veículos elétricos nos EUA

A implantação de veículos elétricos nos EUA tem tido um impulso significativo nos últimos anos, mas os desafios permanecem. (Versão em inglês).

La evolución del vehículo eléctrico en EEUU

O objetivo é ambicioso. O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Joe Biden, pretende que os veículos elétricos representem a metade de todas as vendas de carros novos até 2030 e que apenas os modelos com "emissão zero" sejam vendidos até 2035.

A implantação de carros elétricos no país evoluiu de forma favorável nos últimos anos, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. Na costa leste, mais especificamente em Maine, Connecticut e Nova York, a Avangrid (filial da Iberdrola nos EUA) está promovendo novas infraestruturas de recarga através de descontos para empresas e municípios, enquanto na costa oeste se encontra a maior produção de petróleo do país.

Apenas 1 % dos 22 milhões de veículos registrados no Texas são elétricos. Mas o número está crescendo e a concepção do público se orienta cada vez mais em direção à mobilidade sustentável. Na outra ponta do espectro está a Califórnia, que tem o maior número de veículos elétricos e estações de recarga do país: 16 % dos carros vendidos são elétricos. 

A eletrificação das estradas nos EUA enfrenta uma série de obstáculos, desde um fornecimento finito de peças de bateria até o desafio de ganhar a confiança do público e incentivá-los a perder o medo de percorrer longas distâncias em veículos elétricos.

A Avangrid se uniu a uma coalizão de mais de 60 empresas de energia elétrica para desenvolver uma rede de estações de recarga rápida ao longo das principais rodovias de 48 estados. O investimento de 3,7 bilhões de dólares garantirá energia para os motoristas de longo percurso e abrirá o caminho para os 22 milhões de veículos elétricos que deverão estar nas estradas dos EUA até o final da década.

Fonte: FT