Ação Climática | Medidas para mitigar as mudanças climáticas

AÇÃO CLIMÁTICA

Iberdrola, líder global em ação climática

O grupo Iberdrola lidera o caminho para uma economia descarbonizada e resiliente, através de um modelo de negócio sustentável e eficiente. A luta contra as alterações climáticas tem sido o principal motor da nossa estratégia de crescimento rentável, levando-nos a investir 120 bilhões de euros em energias renováveis, armazenamento de energia e redes durante os últimos 20 anos e a comprometer outros 150 bilhões para esta década.

Objetivos climaticos
A Iberdrola trabalhará para alinhar totalmente sua informação de acordo com as exigências da Climate Action 100+ Net Zero até o final de 2023.

COMPROMISSO COM UMA AÇÃO CLIMÁTICA AMBITIVA E URGENTE

Com uma produção livre de emissões de 80 % no fechamento dos Nove meses 2021, o grupo Iberdrola se comprometeu a ser neutro em carbono até 2030 na Europa, onde suas emissões já são de apenas cerca de 50 g/kWh no fechamento dos Nove meses 2021, assim como a reduzir sua intensidade de emissões de CO2 em âmbito global até 50g/kWh — seriam 70g/kWh no final de 2025 —, até ser neutra em carbono em nível global em 2050.

Do mesmo modo, a companhia tem o objetivo de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1, 2 e 3, o que foi aprovado pela iniciativa Science Based Target e que está alinhado ao Acordo de Paris. Veja mais informações sobre nossas emissões no inventário de emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, a Iberdrola aposta no financiamento verde e sustentável — é o maior grupo emissor de bônus verdes do mundo — e na inovação em energias limpas. A companhia participa ativamente de cúpulas do clima e de várias alianças que defendem ações climáticas ambiciosas e urgentes. Também trabalha para aumentar a conscientização da sociedade sobre as mudanças climáticas e contribui para o desenvolvimento sustentável. Um trabalho que tem sido reconhecido por vários índices internacionais.

A AÇÃO CLIMÁTICA: EIXO PRIORITÁRIO DE NOSSA ESTRATÉGIA

A Iberdrola reformou seus Estatutos Sociais para depositar no Conselho de Administração a responsabilidade relativa à ação climática, fortalecendo assim sua governança climática. O órgão máximo de gestão do grupo será o responsável pela aprovação e atualização de um plano de ação climática que permita cumprir os objetivos ambientais da companhia, assim como informar anualmente acerca da gestão climática.

O Conselho estabelecerá objetivos intermediários de redução de emissões, garantindo que os mesmos abranjam todas as emissões diretas e indiretas e estejam validados pela ciência no que se refere ao seu alinhamento com o Acordo de Paris. Também determinará uma estratégia de investimentos que esteja em consonância com esses objetivos e definirá as metodologias que avaliarão seu cumprimento.

Através dessa medida, aprovada pelos acionistas na última Assembleia Geral, a Iberdrola deu mais um passo em sua Política de ação climática, que fixa, entre suas linhas de atuação prioritárias, a contribuição para a eletrificação da economia. Para tal, o grupo apoiará iniciativas regulatórias que promovam, por exemplo, a mobilidade elétrica e as bombas de calor, o princípio do "poluidor-pagador", a eliminação de subsídios para tecnologias ou setores com emissões elevadas, a análise dos riscos decorrentes das mudanças climáticas e, em geral, o desenvolvimento de uma transição energética real e global.

O conteúdo da Política de ação climática, que também foi apoiado pelos acionistas na Assembleia, está alinhado às recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TCFD) Link externo, abra em uma nova aba., plataforma de referência em termos de relatório do clima, que estabelece as diretrizes para integrar as mudanças climáticas nos processos internos de planejamento estratégico e de tomada de decisão, assim como na análise, gestão e relatório dos riscos no longo prazo.

AVANÇAMOS PARA A NEUTRALIDADE EM TERMOS DE CARBONO

Como pilar estratégico para a sua consecução, apoia-se no plano de investimentos do grupo, alicerçado em iniciativas de inovação orientadas para: descarbonização da matriz energética, aumentar sua resiliência e consolidar sua liderança em energias renováveis, redes inteligentes, armazenamento eficiente e tecnologias limpas.

 

Contra_Cambio_Climatico
O grupo Iberdrola, contra as mudanças climáticas.

 

​​​​​​​  VER INFOGRÁFICO: O grupo Iberdrola contra as mudanças climáticas [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

  • 73,7 milhões de toneladas de CO2 evitadas(1)
  • 80 % da capacidade própria instalada está isenta de emissões
  • 74 % da capacidade própria instalada provém de fontes renováveis
  • 120 bilhões de euros investidos em transição energética desde 2001
  • Mais de 37.000 MW de capacidade própria em energias renováveis
  • 150 bilhões de euros entre 2020 e 2030 (triplicando a capacidade renovável e duplicando os ativos de redes)
  • 17 instalações de carvão e petróleo fechadas
  • Mais de 13,8 bilhões de euros em bônus verdes desde 2014
  • 3 bilhões de euros investidos no parque East Anglia ONE para melhorar a penetração das energias renováveis

(1) Durante os três últimos anos

Dados no fechamento dos Nove meses 2021.

 

GERENCIAMOS OS RISCOS E OPORTUNIDADES DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A Iberdrola foi uma das primeiras empresas que se comprometeram publicamente a implementar as recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TCFD) em seus relatórios públicos do ano 2020. A companhia criou em 2017 um grupo interno multidisciplinar que coordena todos os trabalhos realizados nesta matéria. Informa, em uma seção específica, sobre seu Estado de informação não financeira 2019 [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. (e outros documentos públicos anuais), sobre os progressos realizados e seu alinhamento com cada uma das quatro áreas temáticas sobre as quais se estruturam as onze recomendações da TCFD.

Além disso, o grupo Iberdrola participou — junto com outras empresas elétricas — de um relatório Link externo, abra em uma nova aba. promovido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) relativo à divulgação de informação financeira sobre mudanças climáticas alinhada com a TCFD no setor elétrico.

Continue lendo