WESTERN LINK

Western Link: o projeto de instalação dos maiores cabos elétricos submarinos do mundo

O projeto, que exigiu investimentos de 1,2 bilhão de euros, permite levar energia renovável da Escócia a residências e empresas em Gales e Inglaterra através da instalação de um cabo de alta tensão de 850 km, dos quais 770 são submarinos.

A Iberdrola, por meio de sua filial ScottishPower e da National Grid, a operadora do sistema elétrico britânico, construiu uma interconexão submarina entre Escócia, Inglaterra e Gales através da instalação de um cabo de alta tensão: Western Link. O cabo tem 850 quilômetros de comprimento — dos quais 770 são submarinos — e liga a costa oeste da Escócia à Baía de Quay, na costa norte de Gales. Isso acontece por meio de um sistema bidirecional: o fluxo de eletricidade se dirige para o norte ou para o sul, dependendo das necessidades de fornecimento e da demanda de eletricidade.

O projeto, que exigiu um investimentos de 1,2 bilhão de euros, permite levar energia renovável da Escócia a residências e empresas em Gales e Inglaterra e aumentar a capacidade de interconexão em mais de 2.200 megawatts (MW), quantidade suficiente para abastecer a demanda elétrica de mais de quatro milhões de residências por ano.

No total, o desenvolvimento da instalação passou por cinco fases:

  • Construção de uma estação de conversão em Hunterston, North Ayrshire, com o objetivo de alterar a eletricidade de contínua para alternada, o que faz com que seja possível utilizá-la no sistema de transporte elétrico atual.
  • Instalação de aproximadamente 4 km de cabo de corrente contínua de alta tensão até um ponto onde o cabo submarino chegue a terra, em Ardneil Bay.
  • Instalação de um cabo submarino de cerca de 385 km de comprimento de Ardneil Bay a Leasowe, na península de Wirral.
  • Instalação de um cabo subterrâneo de alta tensão de cerca de 33 km que atravessa a península de Wirral.
  • Criação de uma estação de conversão em Deeside, Flintshire.

O Western Link surge como resultado da nova realidade energética do Reino Unido, que aumentou a geração por meio de energias renováveis para atender às crescentes demandas do país.

Navio para a instalação do cabo submarino..Navio para a instalação do cabo submarino.