'Start-up challenge': Monitoramento e redução de emissões de GEE

Soluções para ajudar nossos clientes a medir e controlar suas emissões de gases poluentes

Start-up challenge

A Iberdrola, através de seu Programa internacional de start-ups PERSEO, busca novas soluções inovadoras que permitam a nossos clientes (residenciais, comerciais, industriais e administrações públicas) gerenciar de forma ativa suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir seu impacto ambiental.

Start-Up Challenge: Monitoramento e Redução de emissões de GEE
Os vencedores assinarão um acordo de parceria e poderão testar seu projeto.

O compromisso da Iberdrola com as energias renováveis começou há mais de duas décadas, sendo um pilar fundamental sobre o qual constrói seu modelo de negócio limpo, confiável e inteligente. Graças a essa visão, a Companhia é atualmente líder mundial em energias renováveis e comanda a transição energética para uma economia de baixas emissões

Como parte do caminho para uma economia descarbonizada e resiliente, a Companhia está empenhada em tornar-se uma empresa con um objetivo de alcançar neutralidade de carbono até 2030 para emissões equivalentes de CO2 dos Escopos 1 e 2 e emissões líquidas zero de CO2 equivalente até 2040 para todos os Escopos, e em apoiar seus clientes para que consigam reduzir ao máximo a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) mediante a implementação de medidas de descarbonização baseadas na eficiência energética e na eletrificação da demanda.

Descrição do desafio

A Iberdrola, através de seu programa Internacional de start-ups PERSEO, busca novas soluções inovadoras que permitam que seus clientes (residenciais, comerciais, industriais e administrações públicas) possam gerenciar de forma ativa suas emissões de GEE e reduzir seu impacto ambiental.  

O desafio é lançado em colaboração com o European Innovation Council (EIC) no âmbito de seu programa EIC Greenhouse Gas Programm, cujo objetivo é identificar, desenvolver e escalar tecnologias inovadoras que permitam gerar o maior impacto possível em termos de redução de emissões de GEE e competitividade das empresas. 

O desafio se divide em duas categorias:

Categoria A: Soluções inteligentes para o monitoramento e análise da pegada de carbono e do impacto ambiental.

Como parte dessa gestão ativa, as soluções deverão determinar e monitorar as emissões associadas às atividades do cliente baseadas, por exemplo, em seu consumo de energia, gestão de resíduos e reciclagem, uso da água, transporte, etc. 

Serão consideradas, entre outras, a inclusão das seguintes funcionalidades:

  •  Coleta automática de dados diretamente a partir da fonte de informação, via API, SFTP, etc.

  •  Monitoramento e cálculo das emissões de GEE baseado em insumos reais (por exemplo, da fatura de energia ou dos insumos dos clientes) e outras atividades não mensuráveis.

  •  Consolidação detalhada de relatórios para compartilhar com terceiros (clientes, entidades públicas, etc.)

  •  Elaboração automática de planos de mitigação para serem compartilhados com terceiros.

Categoria B: Soluções inteligentes para a redução e compensação da pegada de carbono e do impacto ambiental.

As soluções devem permitir aos nossos clientes (residenciais, comerciais, industriais e administrações públicas), implementar planos e ações de mitigação para reduzir e compensar sua pegada de carbono e impacto ambiental. 

Serão consideradas, entre outras, a inclusão das seguintes funcionalidades: 

  •  Fornecimento de “insights” sobre a demanda, não só para o uso ou a otimização da energia, mas também para a redução das emissões de GEE

  •  Identificação automatizada e recomendação de medidas de redução de emissões de GEE

  •  IIdentificação automatizada e recomendação de ações de compensação de emissões de GEE

  •  Monitoramento da implementação do plano de mitigação

  •  Plataforma de comércio de emissões de GEE

A equipe de especialistas da área Smart Solutions da Iberdrola será responsável pela seleção da solução ou das soluções inovadoras que permitam aos nossos clientes melhorar a gestão ativa de suas emissões de GEE e reduzir seu impacto ambiental.