Contribuição fiscal

A contribuição tributária total do Grupo Iberdrola no mundo foi de 9,281 bilhões de euros em 2023

Sociedade Economia ESG Empresa

A contribuição tributária direta do Grupo Iberdrola no mundo totalizou quase 9,3 bilhões de euros no ano passado, 24% a mais do que em 2022, o que representa o pagamento de mais de um milhão de euros por hora. A informação foi divulgada pelo Relatório de Transparência Fiscal 2023, elaborado pela companhia pelo sexto ano consecutivo.

A realização de uma atividade responsável, o compromisso com a sociedade e a transparência inspiram nosso trabalho diário em âmbito fiscal.
A realização de uma atividade responsável, o compromisso com a sociedade e a transparência inspiram nosso trabalho diário em âmbito fiscal.

Esta quantia global inclui tanto os tributos próprios quanto os arrecadados pelo Grupo. O relatório também demostra que 44% do lucro da companhia foi destinado ao pagamento de impostos, em comparação com 39% no ano anterior. Assim, nos últimos cinco anos, a contribuição para os cofres públicos dos mais de 25 países em que a empresa opera ultrapassou 40.000 milhões de euros pagos.

A Espanha foi o país que mais contribuiu, com 3,482 bilhões de euros, um aumento de 35% em relação a 2022, seguida pelo Brasil (2,53 bilhões), Estados Unidos (1,261 bilhão), Reino Unido (1,119 bilhão), México (310 milhões) e o resto dos países (579 milhões).

Contribuição tributaria total do Grupo Iberdrola
(Exercício 2023)

PAÍS TOTAL IMPOSTOS PRÓPRIOS TOTAL IMPOSTOS ARRECADADOS TOTAL CONTRIBUIÇÃO LÍQUIDA
Espanha 2.448 1.034 3.482
Reino Unido 570 549 1.119
EUA 889 372 1.261
Brasil 235 2.295 2.530
México 156 154 310
Resto 119 460 579
TOTAL 4.417 4.864 9.281

Dados oferecidos em milhões de €.

 

Comprometidos com uma fiscalidade responsável

Com a elaboração do Relatório de Transparência Fiscal 2023 [PDF]: nosso compromisso com a sociedade (versão em espanhol), a Iberdrola visa destacar a relevante contribuição fiscal do Grupo em todo o mundo"imprescindível para o sustento dos gastos públicos", nas palavras do presidente executivo da empresa, Ignacio Galán —, especialmente na Espanha, onde as rubricas de tributos energéticos (1,006 bilhão de euros) e o Imposto de Sociedades (925 milhões) são muito importantes.

"A estratégia fiscal da Iberdrola está totalmente alinhada com seu objetivo principal de melhorar o sistema energético para um sistema mais autônomo, ganhar em competitividade e cuidar do planeta, gerando assim progresso e emprego para a sociedade."

Ignacio Galán, presidente executivo do Grupo Iberdrola

Um componente fundamental do dividendo social do Grupo Iberdrola é nossa contribuição para as cargas públicas, de acordo com a lei e em consonância com as expectativas dos diferentes países onde operamos e da sociedade em geral. A contribuição das grandes empresas para a sustentação dos sistemas fiscais é imprescindível para garantir a melhor prestação possível de bens e serviços essenciais, e na Iberdrola estamos plenamente cientes da relevância do cumprimento dessa responsabilidade.

Com a publicação do Relatório de transparência fiscal avançamos substancialmente em nossas práticas de transparência, tornando públicas todas as informações fiscais que possam ser relevantes para nossos Stakeholders: acionistas, fornecedores e pessoas às quais fornecemos energia, as Administrações Públicas e organismos reguladores, nossa equipe humana, os meios de comunicação e a sociedade em geral.

Certificamos o nosso sistema de 'compliance' tributário

Na vanguarda do cumprimento fiscal:

  • Obtenção do selo de Responsabilidade Fiscal, que credencia a transparência e as melhores práticas em matéria tributária, sendo uma das primeiras empresas em termos de transparência fiscal do IBEX-35, segundo o ranking da Fundação Haz.
  • Renovação da certificação do Sistema de Cumprimento Tributário conforme os requisitos estipulados na Norma UNE 19602. Obtido, pelo quinto ano consecutivo, uma auditoria satisfatória pela AENOR (Associação Espanhola de Normalização e Certificação).

  • Reconhecimento da Administração Fiscal espanhola, mais um ano, pela apresentação voluntária do "Relatório Anual de Transparência Fiscal para empresas aderentes ao Código de Boas Práticas Tributárias". Recebida uma carta de felicitações e uma menção expressa no site da Administração Fiscal espanhola.
  • Reconhecimento do Programa Pro Bono Jurídico da Iberdrola com o prêmio Financial Times Innovative Lawyers na categoria Sustentável. A iniciativa do Grupo se destaca, entre outras coisas, por sua colaboração com entidades do terceiro setor, oferecendo assessoria jurídica e tributária gratuita. O prêmio reconhece os projetos mais revolucionários de escritórios de advocacia e consultores jurídicos internos.

A execução de uma atividade responsável, o compromisso com a sociedade e a transparência inspiram nossa tarefa diária em matéria fiscal e constituem, igualmente, o quadro de referência para a elaboração deste relatório.

  Nossos compromissos