PARQUE EÓLICO 'OFFSHORE' PARK CITY WIND
Transformaremos um porto subutilizado em um novo parque eólico em Connecticut
#projetos Iberdrola #eólica offshore #Estados Unidos
O estado de Connecticut terá um novo parque eólico offshore após à adjudicação à Iberdrola do projeto Park City Wind que, com seus 804 MW, abastecerá 14 por cento do fornecimento elétrico do estado, evitando a emissão de mais de 25 milhões de toneladas.





Parque eólico 'offshore' de Wikinger (Alemanha).
A Iberdrola está participando de um novo projeto para construir um parque eólico na costa de Massachusetts (Estados Unidos), junto ao de Vineyard Wind 1. Trata-se do Park City Wind, cujo nome se deve à localidade de Bridgeport, coloquialmente conhecida como The Park City.
Com um investimento de mais de 1,338 bilhão de euros, o Park City Wind Link externo, abra em uma nova aba. terá uma capacidade instalada de 804 MW, com a qual proporcionará aproximadamente 14 % do fornecimento de eletricidade de Connecticut — equivalente à energia de 400.000 residências —, e evitará a emissão de mais de 25 milhões de toneladas de carbono no estado.
O parque estará localizado a 37 quilômetros da costa de Massachusetts — ao sul das ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket, exatamente no lugar onde sopram os ventos mais fortes da costa leste — e sua silhueta não será visível desde nenhum ponto da costa de Connecticut.
BENEFÍCIOS DO PROJETO
O Park City Wind transformará completamente a área de Bridgeport, onde será instalado o centro de operações e manutenção durante os próximos 25 anos.
Criará milhares de postos de trabalho e gerará mais de 890 milhões de dólares (cerca de 740 milhões de euros) em investimentos e oportunidades de desenvolvimento econômico.
Investirá em formação técnica para manter uma força de trabalho de longo prazo que possa servir tanto ao Park City Wind quanto a futuros projetos eólicos offshore na costa leste.
Investirá em moradias acessíveis.
Compromete-se a integrar os negócios existentes de Connecticut na indústria eólica offshore.
O projeto será realizado através da Vineyard Wind, empresa na qual a AVANGRID* (filial americana da Iberdrola) tem 50 % de participação, e do fundo Copenhagen Infrastructure Partners (CIP).
ACORDOS
A companhia chegou a um acordo de compra e venda de energia de longo prazo (PPA -Power Purchase Agreement) para o parque com as empresas de distribuição elétrica Eversource Energy e United Illuminating — subsidiária de distribuição da AVANGRID* —, pelo qual comprarão energia do parque durante 20 anos.
Da mesma forma, associou-se à Marmon Utility LLC (Kerite) para que seja seu fornecedor de cabos preferencial para pelo menos 50 % do projeto, o que converterá a empresa no primeiro provedor de energia eólica offshore de primeiro nível nos Estados Unidos.
OUTROS PROJETOS NOS ESTADOS UNIDOS
A Iberdrola, por meio da AVANGRID*, já possui 8.089 MW renováveis nos Estados Unidos e outros 840 em carteira. Depois do acordo de fusão com a PNM Resources, se tornou o terceiro operador de energias renováveis dos Estados Unidos.
A AVANGRID* também está se consolidando como a empresa líder em energias limpas em Nova Inglaterra, onde participa em alguns dos principais projetos. Entre eles, destacamos: Kitty Hawk (2.500 MW), New England Clean Energy Connect (NECEC), com 1.200 MW, ou Vineyard Wind 1 (800 MW), que será o primeiro projeto de energia eólica offshore em grande escala no país.
Igualmente, dispõe de um projeto de energia eólica offshore em fase de desenvolvimento na costa de Carolina do Norte e Virgínia. Também manifestou seu interesse na exploração de tecnologia flutuante de energia eólica offshore na costa da Califórnia.
* AVANGRID, Inc. está participada em 81,5 % por Iberdrola. S. A.
IBERDROLA, LÍDER MUNDIAL EM ENERGIAS RENOVÁVEIS
Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, somos hoje líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 40.344 MW de energia renovável em operação após o primeiro trimestre de 2023.
Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica.