'START-UP' CHALLENGE: RESILIÊNCIA CONTRA OS DESASTRES NATURAIS

A empresa sueca Skyqraft, ganhadora do programa 'Start-up challenge' Resiliência contra desastres naturais

A start-up sueca Skyqraft foi a ganhadora do Start-up Challenge: Resiliência contra desastres naturais, lançado pelo grupo Iberdrola no último mês de maio por meio de seu programa internacional de start-ups. O Start-up Challenge visava encontrar propostas para reduzir ao mínimo o impacto na infraestrutura e no prazo de restabelecimento do fornecimento de energia no caso de catástrofes naturais, bem como soluções que satisfizessem tais riscos.

A Skyqraft implementa soluções baseadas em drones e automatiza a análise e a inspeção da aérea. A sua proposta incluía sobrevoar um território de 20 quilômetros na área de operações de Brewster (EUA) tanto antes quanto depois de uma tempestade. A solução se caracteriza pelos seguintes aspectos:

 Vídeos HD de 360 graus e imagens de alta resolução dos ativos inspecionados.

 Um mapa automatizado que localiza toda a informação de inspeção.

 Avaliação de danos mais rápida e melhores imagens que facilitam o planejamento e o restabelecimento da energia após uma tempestade.

 A solução é escalável e pode ser aplicável em todas as empresas em funcionamento.

 O tempo estimado para realizar o piloto é de três a seis meses.

PROPOSTAS DE TODO O MUNDO

A empresa vencedora poderá lançar um teste-piloto e conseguir investimento seu projeto.#RRSSA empresa vencedora poderá lançar um teste-piloto e conseguir investimento seu projeto.

Foram recebidas no total 148 propostas de 131 start-ups de 24 países. Embora o principal mercado ao qual a iniciativa se destinava fosse o norte-americano, chegaram propostas de todo o mundo: 43 dos EUA, 13 da Espanha, 10 do Reino Unido, 48 do resto da Europa e 17 do resto do mundo.

Por categorias se dividiram em:
 

 Prevenção de danos: 90 pedidos.

 Recuperação após tempestades: 34 pedidos.

 Cobertura de seguros de riscos: 24 pedidos.


As soluções propostas implementam tecnologias de vanguarda, tais como big data, analytics e o uso de drones.