O setor vitivinícola e a energia solar

Como a tecnologia ajuda a proteger o setor vitivinícola das mudanças climáticas?

Energia fotovoltaica Ação climática Mudanças climáticas

O aumento das temperaturas provocado pelas mudanças climáticas tem um impacto sobre a química das uvas e as condições em que elas crescem. Um projeto piloto agrovoltaico em Toledo, na Espanha, está testando como a energia renovável pode ajudar a reduzir o impacto do aquecimento global e aumentar a qualidade da uva e a sustentabilidade das colheitas.

O vinho é um dos produtos mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas devido à sua sensibilidade a mudanças de temperatura e eventos climáticos extremos. Áudio em inglês.

Proteger al vino frente al cambio climático

As mudanças climáticas são uma grande ameaça para o setor vinícola devido à sensibilidade das uvas às mudanças de temperatura e de estação. A Espanha, que conta com 15% de todos os vinhedos do mundo, está vendo como muitas de suas terras produtoras de vinho de alta qualidade estão sendo praticamente inutilizadas por eventos climáticos extremos e pelo aumento das temperaturas.

A concorrência no setor levou ao uso da agricultura de precisão, que utiliza as novas tecnologias para aumentar a quantidade e a qualidade da produção, aproveitando ao máximo os recursos e minimizando o impacto ambiental. 

No entanto, a agricultura de precisão também aumenta a necessidade de energia. Em resposta a isso, a Iberdrola e a Viticulture iniciaram um projeto de painéis solares em seus vinhedos em Toledo para reduzir o consumo e as emissões de CO2, bem como para coletar dados importantes para aprimorar o sistema.

Essa iniciativa, conhecida como Winesolar, faz parte de nossos projetos agrovoltaicos, com o objetivo de combinar a agricultura com as energias renováveis, aproveitando a terra da melhor maneira e ajudando a tornar a agricultura mais sustentável.

A implementação do sistema busca tirar conclusões relevantes sobre o amadurecimento das uvas. Para Teresa Ojanguren, especialista em tecnologia da Iberdrola, isso é fundamental: "Seremos capazes de aperfeiçoar esse sistema inovador e replicá-lo em outros vinhedos. É uma grande oportunidade para levar essa tecnologia a outros mercados vinícolas". Algo parecido já aconteceu nos Estados Unidos, onde existem mais de 10.000 vinícolas e a expectativa é que esse número continue crescendo.

Fonte: FT