'START-UP' CHALLENGE: SOLUÇÕES COLABORATIVAS DE CARGA ELÉTRICA

Vencedores do Challenge de cargas colaborativas: uma solução de recargas e outra de entradas em garagens

Duas empresas muito diferentes foram as vencedoras do Start-up Challenge de 2020, Soluções de carga colaborativas, o primeiro de 2020: Char.gy e Homyhub. Este desafio estava à procura de soluções para a carga elétrica colaborativa de usuários de veículos elétricos interessados em compartilhar um ponto de carga e/ou fazer uso de pontos de carregamento de terceiros.

Atualmente, uma grande parte dos veículos passam a noite na rua e seus donos não têm acesso a um ponto de carga que seja de sua propriedade. E aqueles que possuem, quando estão fora de sua área habitual de carga, também precisam de soluções que lhes permitam carregar seu veículo no destino.

Por outro lado, alguns dos pontos de carga existentes estão subaproveitados e, portanto, disponíveis durante grande parte do dia (residências, centros empresariais, supermercados, etc.).

Por isso, a Iberdrola procurava soluções colaborativas de recarga para estes usuários, de tal forma que possam compartilhar seus pontos e usar pontos de terceiros (particulares ou empresas), tomando como base tecnologias como:

 plataformas software

 soluções de acesso automático a estacionamentos ou recintos fechados

 gestão online de pontos de carga, etc.

A start-up britânica Char.gy e a espanhola Homyhub foram as ganhadoras — de um total de 54 empresas apresentadas — com suas duas soluções de carga e de acesso a garagens, respectivamente.

A Char.gy, com sede em Londres, utiliza a infraestrutura viária existente para proporcionar duas soluções de carga para veículos elétricos:

  • Um ponto de carga inteligente de poste de luz que se adapta ao mobiliário urbano existente
  • Um ponto de carga inteligente de baliza em forma de satélite para uma maior flexibilidade de colocação

Por sua parte, a Homyhub desenvolveu um app que permite abrir a garagem com o celular, assim como monitorizar e gerenciar o acesso à mesma onde e quando for.

Este aplicativo funciona com a instalação de um dispositivo na garagem que permite abrir a porta ao se aproximar, sem usar as mãos. Também permite enviar comandos virtuais personalizados para as visitas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ESTE DESAFIO?

 Projeto-piloto

A Iberdrola proporcionará ao ganhador do desafio o apoio técnico e econômico para testar a sua solução com a equipe da Smart Mobility da Iberdrola, concedendo-lhe acesso aos recursos necessários para validá-la (equipamento, instrumentos, infraestruturas, localizações de alta tecnologia, áreas de coworking, etc.)

 Novos clientes e investidores

Se o projeto-piloto tiver sucesso, a companhia incluirá a solução vencedora nas suas soluções de mobilidade para melhorar a rede de pontos de carga de veículos. Além disso, existe a possibilidade do fundo Perseo investir no projeto.

 Escalabilidade do negócio

A tecnologia ganhadora poderia ser utilizada em outras regiões de negócio do grupo.

MADRID IN MOTION

O desafio Soluções de recarga colaborativa faz parte da Madrid in Motion, uma iniciativa de mobilidade urbana — lançada pela barrabes.biz com o apoio da prefeitura de Madri e da Empresa Municipal de Transportes — que gera soluções colaborativas e inovadoras sobre os desafios da mobilidade para garantir um impacto positivo no futuro das cidades e na vida de seus habitantes.

ALINHADOS COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Este novo Start-up Challenge estava inspirado, mais uma vez, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, os quais o grupo Iberdrola incluiu na sua estratégia empresarial. Mais concretamente, a iniciativa está vocacionada a proporcionar energia acessível e limpa (ODS 7), e promover a indústria, a inovação e a infraestrutura (ODS 9).