Diferença entre híbrido plug-in e elétrico

Carro elétrico ou híbrido plug-in? Entenda quais são as principais diferenças entre essas soluções de mobilidade

A descarbonização da economia e a mobilidade sustentável andam de mãos dadas. Os veículos elétricos e híbridos plug-in desempenham um papel fundamental nesse processo e estão se tornando cada vez mais populares nas cidades. As melhorias tecnológicas apoiam essas soluções, que substituirão gradualmente alternativas mais poluentes, como os motores de combustão pura.

Diferencias entre coches híbridos enchufables y coches eléctricos
Diferencias entre coches híbridos enchufables y coches eléctricos

O que é um carro elétrico?

Um carro elétrico é um veículo movido por um ou mais motores elétricos. Esses motores são alimentados por uma fonte de energia elétrica, que será transformada na energia cinética necessária para o movimento do conjunto.

Os veículos elétricos podem ser carregados, ou não, pela rede elétrica por meio de pontos de recarga públicos ou de pontos de recarga privados, como, por exemplo, em residências particulares.
 
A energia elétrica necessária é armazenada em baterias. A tecnologia mais difundida nessa área são as baterias de íons de lítio, embora existam pesquisas que exploram outras possibilidades. Nesta página a seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre as baterias de carros elétricos.

A história do carro elétrico é longa e frutífera. Atualmente, esses automóveis se tornaram uma alternativa real a outros meios de transporte mais poluentes e menos sustentáveis. 

São veículos com custos de manutenção mais reduzidos, já que têm menos peças mecânicas, e com custos de recarga mais baixos do que os veículos a combustão. Os carros elétricos medem o consumo em kWh por 100 km, o que faz com que o preço da recarga dependa do preço por kWh. Por exemplo, se o preço for fixado em 0,25 euros por kWh e tivermos de carregar uma bateria de 50 kWh, o custo de recarga será de 12,5 euros.

Esses preços dependem do valor do kWh no ponto de recarga, do tipo de recarga (padrão, rápida ou ultrarrápida) e da capacidade da bateria, obviamente.

A autonomia dos carros elétricos pode ser uma das principais barreiras para a sua entrada no mercado, pois a média de consumo é de 16 kWh por 100 km (um carro com uma bateria de 77 kWh terá, teoricamente, uma autonomia de cerca de 480 km). As baterias estão se tornando cada vez mais autônomas, permitindo que os carros elétricos percorram uma distância maior sem a necessidade de recarga durante a viagem.

Por outro lado, em muitos países, esse tipo de veículo se beneficia de subsídios de compra e vantagens fiscais, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Por exemplo, em alguns lugares, eles são automóveis isentos do imposto de registro ou contam com o benefício de reduções no imposto de circulação. Na Espanha, existe o Plano MOVES, que oferece ajudas de até 4.500 euros para a compra de veículos novos.

Por último, são veículos que contam com vantagens de mobilidade, já que estão autorizados a entrar em áreas restritas a veículos poluentes em grandes centros urbanos (na Espanha, os carros elétricos estão dentro da categoria de Distinção Ambiental de Zero Emissões da DGT, a Direção Geral de Tráfico). Essas zonas de baixa emissão estão se tornando cada vez mais populares, o que significa que a alternativa elétrica está ganhando espaço em contextos urbanos

Vantagens dos carros elétricos

Cada vez há mais carros elétricos em nossas estradas, cidades e vilas. Mas quais são suas principais vantagens?

Ilustração

Zero emissões

Os carros movidos a energia elétrica não queimam combustíveis fósseis e não produzem emissões diretas de dióxido de carbono.

Ilustração

Economia durante a carga

Os motores elétricos, à diferença dos motores de combustão interna, são altamente eficientes em termos de energia, o que se traduz em um custo por quilômetro significativamente menor e, como resultado, em economia de custos.

Ilustração

Menor manutenção

Esse tipo de veículo apresenta custos de manutenção mais reduzidos, uma vez que não são necessárias trocas de óleo, de filtro ou do líquido de arrefecimento, por exemplo, para o funcionamento do motor elétrico.

Ilustração

Menos falhas

Os carros elétricos não contam com motor térmico ou outros componentes associados e, portanto, têm muito menos peças de funcionamento expostas ao desgaste.

Ilustração

Incentivos econômicos e benefícios fiscais

Os usuários de carros elétricos se beneficiam de ajudas e subsídios para a compra desse tipo de veículo e de impostos mais baixos em comparação com os veículos a combustão.

Ilustração

Máximo conforto

A ausência de motor de combustão permite que o veículo tenha um maior espaço interior, seja mais silencioso e evite vibrações, aquecimentos ou possíveis odores.

Ilustração

Ideal para a cidade

Os motoristas de carros elétricos têm cada vez mais facilidades nas cidades, já que muitas delas oferecem descontos para estacionar e para o uso de carregadores em locais públicos. Além disso, existem espaços exclusivos para esse tipo de veículo.

Fonte: Centro de Energia Limpa de Massachusetts, Departamento de Energia dos EUA.

O que é um carro híbrido plug-in?

Um carro híbrido plug-in é um veículo híbrido com uma bateria maior do que a de um carro híbrido não plug-in, sendo capaz de operar em modo elétrico puro em uma faixa média de distâncias. 

Os híbridos são, por definição, veículos que combinam dois tipos de motor: um motor de combustão interna e um motor elétrico alimentado por bateria. Essa definição simples pode ser ampliada dependendo da disposição dos motores (em série ou em paralelo) e de outras considerações. Mas, no que se refere aos carros híbridos plug-in, eles são uma evolução dos híbridos com uma bateria de maior capacidade, que é carregada ao ser conectada à rede elétrica.

Essas baterias permitem que os veículos plug-in operem em modo 100% elétrico em distâncias médias (atualmente de 80 a 100 km). 

A bateria do carro híbrido plug-in pode ser carregada de várias maneiras:

  • Enquanto o motor de combustão está funcionando, a bateria elétrica é carregada lentamente.
  • Por meio do que é conhecido como frenagem regenerativa. Quando os freios são acionados, parte da energia dissipada como calor é convertida em energia elétrica. Isso é conhecido como recuperação de energia cinética, algo que é conhecido por sua sigla em inglês: KERS. 
  • Conectando-se à rede elétrica, em um ponto de recarga público ou doméstico.

Embora não cheguem a uma emissão de gases poluentes nula, os carros híbridos plug-in registram uma redução muito significativa nas emissões em comparação com os carros com motor de combustão interna.

O carro elétrico é o futuro

De todas as opções de veículos de propulsão alternativa, o carro elétrico tem o maior potencial de longo prazo para ajudar na luta contra as mudanças climáticas, auxiliar na descarbonização da mobilidade e tornar os ambientes urbanos mais amigáveis para seus habitantes.

Um veículo elétrico tem um impacto muito positivo na poluição sonora, já que se trata de um motor mais silencioso que contribui para tornar os ambientes urbanos mais agradáveis. Além disso, eles não emitem gases poluentes durante o funcionamento e, se a energia elétrica for proveniente de fontes renováveis, seu impacto ambiental será ainda menor.

As baterias de carros elétricos são objeto de pesquisa contínua, tanto em termos de materiais quanto de tecnologia de armazenamento. Dessa forma, ao mesmo tempo em que são realizadas pesquisas sobre baterias mais leves e de maior capacidade, há um avanço em questões tão cruciais para o meio ambiente quanto a reciclagem desses dispositivos, que atualmente é o carro-chefe para todos os fabricantes.

O compromisso da Iberdrola é claro: a mobilidade elétrica é o futuro, e, para isso, está trabalhando em mais e melhores redes de pontos de recarga, bem como na geração de mais energia limpa.