Start-up challenge:
Planejamento de novos cenários da rede elétrica

Como garantir a capacidade de longo prazo da rede elétrica?

Buscamos soluções digitais que permitam modelar novos cenários de demanda e geração elétrica para prever melhor o comportamento operacional da rede.

A descarbonização da nossa sociedade pressupõe a eletrificação de muitos setores que consomem energia e, consequentemente, a integração de tecnologias de geração de eletricidade renovável. Essa geração distribuída demanda um funcionamento estável e flexível da rede elétrica, o que implica novos e maiores investimentos para garantir sua capacidade de longo prazo. O gerenciamento da rede em um cenário de integração intensiva de geração renovável, autoconsumo e armazenamento, em conjunto com a eletrificação de processos industriais e novas demandas, está evoluindo para um modelo de DSO (Distribution System Operator). Esse modelo exige um gerenciamento proativo cada vez mais complexo para otimizar a capacidade de seus ativos regulados.

A DSO precisa planejar e operar um sistema de acessos flexível à rede usando novas ferramentas tecnológicas e dados de redes inteligentes para prever melhor os fluxos elétricos. Esse cenário requer a modernização dos processos de previsão da demanda de eletricidade. O melhoria dos processos de planejamento da rede busca desenvolver metodologias atualizadas para gerar casos de demanda líquida em contextos de incerteza energética, com o apoio de técnicas avançadas de inteligência artificial e novas ferramentas de análise e cálculo baseadas em deep learning.

  •  

Descrição do desafio

Por meio do nosso programa de start-ups PERSEO, buscamos soluções digitais que permitam modelar novos cenários de demanda e geração na rede, com autoconsumo, armazenamento e flexibilidade de acesso para prever seu comportamento operacional e, assim, planejar seus investimentos para garantir a capacidade desta rede, assumindo uma demanda razoável de distribuição de eletricidade em um prazo de cinco a dez anos.

Entre outros, esses cenários devem contemplar a evolução e a geolocalização de:

  • Demanda e geração elétrica atuais e autoconsumo

  • Armazenamento elétrico (doméstico, industrial, utility, BESS...)

  • Novas demandas emergentes (curto prazo): mobilidade elétrica, aquecimento e resfriamento, descarbonização dos processos industriais existentes, etc.

  • Novas demandas a médio e longo prazo: eletrificação digital, novo consumo e gerações associadas a desenvolvimentos tecnológicos e/ou modelos de negócios empresariais emergentes (como, por exemplo, inteligência artificial, e-fuels, hidrogênio verde etc.).

Dessa forma, será avaliado positivamente o fato de as soluções permitirem:

  • Propor métodos ou algoritmos de aprendizagem automática (machine learning) para gerar e validar cenários de médio/longo prazo a fim de planejar as necessidades da rede com base nas demandas previstas em diferentes níveis de granularidade, prevendo que os dados da operação real da rede, por sua vez, alimentem o sistema de informações para usar modelos preditivos.

  • Aplicação desses algoritmos em simulações atuais, usando dados históricos, e em simulações com modelos preditivos, incluindo parametrização com base em fatores existentes e públicos de tipo econômicos, industriais, de sustentabilidade e administrativos, entre outros.

  • Analisar a capacidade necessária adicional e georreferenciada da rede para diferentes níveis de granularidade, bem como o melhor aproveitamento da capacidade existente com a flexibilidade disponível.

  • Identificar outros dados relevantes que não estão sendo capturados, adicionalmente ao estado atual da digitalização da rede, desde medidores inteligentes até o controle de subestações primárias e secundárias (centros de transformadores de BT).

  • Quantificar os investimentos necessários na rede de distribuição nos diferentes cenários e sua probabilidade, com relação às infraestruturas necessárias e seu custo, introduzindo uma avaliação ou análise do tipo custo-benefício.

Start-up challenge:

Planejamento de novos cenários da rede elétrica

  • junho
  • julho
  • setembro
  • janeiro

junho

5 de junho

Lanzamiento del reto

Início envio de propostas

  • Ícone Envio de solicitações recebidas semanalmente
  • Ícone Pré-filtragem de propostas pela área de negócio
  • Ícone Interação com o fornecedor externo para resolver dúvidas

julho

12 de julho

Fim envio de propostas

julho

15 de julho

Início análise e seleção dos vencedores

  • Ícone Análise das propostas recebidas com base nas informações do formulário e nos critérios de avaliação
  • Ícone Reuniões de esclarecimento com as start-ups
  • Ícone Elaboração de um shortlist
  • Ícone Seleção do vencedor
  • Ícone Anúncio dos vencedores no site Iberdrola.com e em outros meios de comunicação

setembro

26 de setembro

Fim análise e seleção dos vencedores

janeiro

Janeiro

Início definição de pilotos e implementação

  • Ícone Definição do alcance e localização
  • Ícone Elaboração da oferta e emissão do pedido
  • Ícone Reunião de início de projeto (KOM) e lançamento da Prova de Conceito (PoC)
  • Ícone Análise de resultados
  • Ícone Análise de investimentos e relações comerciais

O prêmio

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO ou com qualquer outra empresa do Grupo, que assumirá os custos das referidas atividades e fornecerá ao vencedor o suporte técnico necessário, assim como um ambiente e dados reais para testar a solução, proporcionando-lhes acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido em colaboração com especialistas técnicos da área de Redes da Iberdrola.

 

Além disso, será diretamente incluído como colaborador no processo de adesão ao Global Smart Grids Innovation Hub, podendo beneficiar-se dos serviços, atividades e recursos que estejam à disposição no GSGI Hub.

Se o ensaio ou teste de conceito for bem-sucedido, a Iberdrola poderá oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a escala da solução, adotando-a através de acordos comerciais. O PERSEO também poderia considerar a possibilidade de investir na empresa participante e/ou na solução vencedora do desafio.

 Edital de inscrição [PDF]

Tire suas dúvidas sobre o projeto

O que é o GSGIHub?

O desafio é lançado no âmbito do novo centro de inovação de redes inteligentes, o Global Smart Grids Innovation Hub. A Iberdrola pretende que o Hub se torne uma referência mundial em redes inteligentes através da colaboração aberta e do coworking entre técnicos de sua empresa de distribuição elétrica i-DE, fornecedores, start-ups e diferentes organizações de todo o mundo

Por que a Iberdrola e o Perseo são os parceiros mais adequados para a minha empresa?

A Iberdrola está acostumada a trabalhar com startups e empresas emergentes: nos últimos dois anos, o Grupo lançou mais de 22 Startup Challenges para atender problemas urgentes nas redes de energia atuais.  

Trabalhar com a Iberdrola é uma oportunidade única: se vencer esse desafio, receberá como compensação a assinatura de um contrato de colaboração para o desenvolvimento de uma Prova de Conceito (PoC). A PoC será realizada em colaboração com os especialistas técnicos da área de Redes. Além disso, o PERSEO assume os custos das atividades-piloto e fornece o suporte técnico necessário, dando acesso a infraestruturas e dados reais para testar sua solução. Finalmente, o PERSEO pode avaliar a possibilidade de investir em sua solução! 

Quais são os principais benefícios do desafio para mim?

  • Acordo de colaboração e teste-piloto: o prêmio para o vencedor consiste em um acordo de colaboração e teste com o PERSEO ou qualquer outra empresa do Grupo Iberdrola. O Grupo apoiará o custo das atividades-piloto.  
  • Acesso a todas as áreas: a Iberdrola dará ao vencedor todo o suporte técnico necessário, bem como um local e dados reais para testar a solução. Inclui acesso a equipamentos, equipes, infraestrutura, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho compartilhadas. 
  • Escale sua tecnologia: caso o teste piloto seja bem-sucedido, a Iberdrola poderá oferecer ao vencedor a oportunidade de escalar a solução, adaptando-a com acordos comerciais.  
  • Investimento: além disso, o PERSEO considerará a possibilidade de investir na empresa participante e/ou na vencedora do desafio. 

Quem examinará as propostas?

A equipe de especialistas do Negócio de Redes da Iberdrola será responsável pela escolha da solução ou soluções inovadoras. Da mesma forma, selecionará criação de uma parceria estratégica específica que contribua para acelerar o lançamento de novas iniciativas vinculadas à previsão da demanda líquida de eletricidade sobre a capacidade planejada da rede, no contexto da transição energética.

Como as inscrições serão avaliadas?

Ao avaliar suas propostas, a Iberdrola levará em conta, entre outras, as seguintes propostas de valor:  

  • Maturidade, confiabilidade e escalabilidade da solução.
  • A simplicidade de manutenção da metodologia de geração de cenários a partir de informações públicas e verificáveis.
  • A integração com os sistemas de monitoramento atuais.
  • O custo total, tanto inicial como recorrente.
  • Usos adicionais que podem ser feitos da tecnologia utilizada.

Quem pode participar do desafio?

Empreendedores, empresas emergentes, pesquisadores, especialistas e inovadores capazes de expandir suas soluções e negociar parcerias e contratos comerciais com uma empresa de âmbito global. 

Posso inscrever mais de uma proposta?

É possível enviar mais de uma proposta, mas não se esqueça de enviar um formulário de inscrição para cada proposta. 

No caso de perguntas que não estão relacionadas aqui ou para obter mais informações, com quem devo entrar em contato?

Envie um e-mail diretamente à: IberdrolaChallenge@iberdrola.es