'Start-Up Challenge': Limpeza de grandes tubulações de usinas termelétricas

'START-UP CHALLENGE': INSPEÇÃO E LIMPEZA DE GRANDES TUBULAÇÕES

Nosso objetivo é melhorar a limpeza das tubulações das usinas termelétricas

A Iberdrola — através de seu Programa Internacional de Start-ups - PERSEO— busca novas soluções e tecnologias que ajudem a limpar as grandes tubulações das usinas termelétricas, favorecendo sua sustentabilidade.

Startup_Challenge_Limpieza_Tuberias
O vencedor assinará um acordo de colaboração e poderá testar seu projeto.

O grupo Iberdrola está presente em mais de 40 países, entre os quais se destacam a Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, México e Austrália, onde a empresa tem atividades de geração, redes e comercialização de energia.

No grupo Iberdrola, a área de Geração está focada na produção de eletricidade através da construção, operação e manutenção de usinas térmicas de geração de eletricidade, além da compra e venda de energia nos mercados atacadistas.

A Iberdrola possui mais de 12 GW de capacidade instalada desse tipo de usina, principalmente na Espanha e no México. Devido ao compromisso da Iberdrola com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, a companhia está buscando e implementando novas soluções e tecnologias para melhorar a sustentabilidade desses ativos.

Uma das características fundamentais desse tipo de usina de geração é o uso de água no circuito de resfriamento, que na maioria dos casos consiste em recircular a água proveniente de fontes naturais como rios, mares e oceanos. Uma das operações de manutenção realizada na usina é a inspeção e limpeza das grandes tubulações por onde a água flui na usina.

Às vezes, é necessário inspecionar longas tubulações de água, doce ou salgada, as quais tem dimensões significativas, centenas de comprimento e diâmetros que variam de 1 a 4 metros, além de serem elaboradas em diferentes materiais, embora geralmente sejam de aço ou fibra de vidro reforçada.

A inspeção pode encontrar sujeira aderida nas paredes da tubulação, normalmente matéria orgânica, sendo necessário fazer uma limpeza para evitar obstruções que afetem o desempenho, a disponibilidade da usina ou qualquer impacto ambiental, tal como uma diferença térmica significativa entre a água que entra e a que sai.

DESCRIÇÃO DO DESAFIO

Nesse contexto, a companhia – através de seu Programa Internacional de Start-ups PERSEO - está lançando um novo desafio em busca de soluções inovadoras para fazer a inspeção e limpeza de grandes tubulações de abastecimento de água em instalações de geração elétrica.

As soluções inovadoras têm um duplo objetivo:

 Por um lado, fazer inspeções submarinas de uma forma mais eficiente e com o sistema funcionando ou, pelo menos, maximizando a disponibilidade do mesmo. Os objetivos dessas inspeções são:

a) Verificar a profundidade dos depósitos em áreas específicas da tubulação

b) Estimar a quantidade de sujeira aderida

c) Verificar o tipo de sujeira existente: tubulária, lodos, mexilhões, etc.

 Por outro lado, identificar soluções que permitam limpar a tubulação em questão da forma mais eficiente possível e remover as várias toneladas de sujeira acumuladas.

Entre outras, se considerarão as seguintes propostas de valor, que serão analisadas por especialistas da equipe de Geração da Iberdrola:

  • A maturidade e confiabilidade da solução
  • A simplicidade para sua instalação e operação
  • O custo de investimento e operação
  • A escalabilidade da solução para essa e outras aplicações em usinas de geração, por exemplo, usinas hidrelétricas ou nucleares
  • Melhoria na segurança dos trabalhos
  • As soluções devem ser ecologicamente corretas
  • O possível tratamento e valorização dos resíduos obtidos

Também será avaliado se as soluções:

 Garantem a segurança do processo de inspeção e limpeza

 Otimizam as operações atuais em termos de custo e tempo

 Maximizam a continuidade e disponibilidade do sistema durante as operações de inspeção e limpeza

O PRÊMIO

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa PERSEO ou qualquer outra empresa do grupo, que assumirá as despesas de tais atividades, oferecendo ao vencedor o suporte técnico necessário, assim como será proporcionado um ambiente e dados reais para testar a solução, com acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido com a colaboração de técnicos especializados da área de Geração da Iberdrola.

Se o ensaio ou teste de conceito for satisfatório, a Iberdrola poderá oferecer ao participante a oportunidade de aumentar a escala da solução, adotando-a através de acordos comerciais.

Além disso, o programa PERSEO poderia considerar investir na empresa participante e/ou na solução ganhadora do desafio.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com IberdrolaChallenge@iberdrola.es Link externo, abra em uma nova aba..

CRONOGRAMA
30/11/2021 Lançamento público do challenge
14/01/2022 Prazo para receber propostas
Fevereiro 2022 Anúncio do vencedor