Digitalização de estruturas elétricas com tecnologia BIM
Iberdrola lidera a digitalização das redes elétricas na Espanha
A i-DE, distribuidora da Iberdrola na Espanha, é uma empresa pioneira a nível mundial na implementação do fluxo completo BIM no projeto e na construção de linhas e subestações elétricas.


Informações sobre o transformador de subestação de 32/20 kV.
A transformação da distribuidora da Iberdrola na Espanha, passando de tecnologias tradicionais para um sistema de trabalho BIM, baseado na digitalização de dados e no uso colaborativo de informação inteligente, representa um salto qualitativo na gestão de infraestruturas elétricas, o que posiciona a i-DE como referência em inovação e competitividade no setor.
Na “era da eletricidade”, são necessárias redes elétricas em maior quantidade e mais digitais. O necessário aumento do investimento em redes deve ser acompanhado pela máxima exigência em termos de eficácia, por realizar corretamente o que precisa ser feito e pela melhoria da qualidade do fornecimento. Para isso, a digitalização desempenha um papel fundamental.
Integrar e unificar as informações por meio do modelo digital BIM (Building Information Modeling) abre a possibilidade de que a distribuidora da Iberdrola disponha, desde as primeiras etapas do projeto, de uma engenharia mais precisa, automatizada e eficiente. Isso permitirá uma construção mais otimizada em termos de tempo e custo de sua infraestrutura elétrica na Espanha, que atualmente conta com mais de 266 mil quilômetros de linhas de distribuição, mais de 99 mil centros de transformação e 1.185 subestações, com as quais atende 11,5 milhões de clientes.
Vantagens do uso da inteligência artificial
Graças ao trabalho da i-DE na criação de um catálogo de objetos inteligentes no ambiente BIM e um modelo de dados integrado, hoje a empresa tem acesso a todos os parâmetros padronizados de representação geométrica e informações técnicas de qualquer ativo para todo o seu ciclo de vida. Além disso, essa ferramenta se integra a outros sistemas de gestão associados da i-DE, como Genesis ou Gamad, garantindo a coesão e a gestão eficiente dos dados.
Ao trabalhar com modelos digitais 3D integrados, o modelo BIM facilita que todas as equipes (engenheiros, projetistas, construtores) possam visualizar um projeto completo antes de sua construção, melhorando a coordenação entre disciplinas durante o período de projeto, detectando potenciais conflitos antes da construção e evitando erros e retrabalhos.
Modelo digital del progreso del trabajo y el control de calidad.
Línea de doble circuito de 132 kV, implementación e interferencias de campo.
Além disso, o ecossistema BIM implementado na i-DE abre uma frente de trabalho totalmente nova ao facilitar o planejamento e o controle do andamento da obra, o cálculo automático de custos, a estimativa precisa de materiais e orçamentos, o controle de interferências, a automação no cálculo das distâncias de segurança e a gestão posterior de um ativo por meio de gêmeos digitais.
Competitividade e sustentabilidade
Em conjunto, a i-DE será capaz de entregar projetos de subestações elétricas e linhas de alta tensão com maior qualidade, menor risco de erros de projeto e construção e melhor rastreabilidade ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Adicionalmente, graças à digitalização de todo o processo, o sistema está preparado para evoluir e incorporar as novas funcionalidades que as tecnologias mais recentes oferecem, como o uso de inteligência artificial.
Esta otimização de processos, por último, contribui para o compromisso da Iberdrola com a sustentabilidade, já que permite uma gestão mais eficiente dos recursos e a consequente redução da pegada de carbono nos processos de construção.