Microrredes inteligentes: o potencial para uma energia sustentável

Microrredes: a solução para o abastecimento de energia sustentável para pequenas comunidades

Redes eléctricas Eficiência energética

As microrredes são definidas como pequenos circuitos que, de maneira autossuficiente, são capazes de fornecer eletricidade a comunidades específicas, geralmente distantes dos grandes centros urbanos. Nos últimos anos, vários países observaram um aumento no uso desse sistema de energia, que surgiu como uma alternativa à rede elétrica convencional em locais onde seria muito caro implantá-la.

Microrredes
Solução sustentável instalada pela Iberdrola em Fernando de Noronha, no Brasil.

A transição para um futuro mais sustentável com zero emissões líquidas de carbono representa um dos desafios mais importantes que enfrentamos no século XXI e para o qual é fundamental promover o uso de energias renováveis como alternativa aos combustíveis fósseis. Nesse contexto, as redes elétricas aparecem como um elemento-chave para acelerar esse processo. E é por esse motivo que existem empresas que estão apostando nas microrredes ou microgrids, uma revolução no setor de energia que oferece soluções sustentáveis e eficientes em locais onde não há redes convencionais.

As microrredes podem operar de duas maneiras diferentes: conectada a uma rede principal de maior escala, à qual proporcionará estabilidade e confiabilidade, fornecendo uma reserva quando necessário; ou isolada de outras redes, de modo que possa fornecer energia de forma autônoma e independente com a ajuda de geradores.

Trata-se de um sistema local, reduzido e estratégico que surge como uma alternativa às redes elétricas convencionais nos locais onde não é possível instalá-las por falta de recursos. Em termos gerais, uma microrrede funciona como uma rede independente, autossuficiente e autônoma, responsável pelo fornecimento de eletricidade a uma área específica que normalmente não está conectada à rede principal, sendo especialmente eficaz em áreas mais afastadas dos centros urbanos, uma comunidade de vizinhos ou um complexo hospitalar.

Dentro do âmbito da transição energética, o conceito de microrredes ganhou atenção especial devido à sua flexibilidade na otimização do consumo de eletricidade, uma vez que aproveita fontes de energia renovável e utiliza sistemas de armazenamento de energia. Normalmente, o sistema é alimentado por fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, e facilita o acesso da eletricidade àquelas regiões do planeta onde as redes convencionais não chegam devido ao alto custo de instalação.

Os sistemas de microrredes nem sempre funcionam com energias renováveis, utilizando em algumas ocasiões geradores ou outros meios poluentes. Na Iberdrola, apostamos em microrredes limpas, já que além de não serem poluentes, não precisam ser reabastecidas de tempos em tempos, algo que deve ser levado em conta em locais mais afastados, onde o combustível se torna mais caro devido ao custo adicional de transporte.

Em sistemas de microrredes que utilizam a energia solar, por exemplo, as placas solarem passam o dia gerando eletricidade durante partir dos raios solares e, ao mesmo tempo, armazenam energia em baterias para seu uso nos períodos em que não há luz natural. Aliás, o armazenamento em baterias incorporado às microrredes garante a continuidade do fornecimento de energia em caso de falhas ou situações de manutenção, criando o que é conhecido como "ilhas de eletricidade". 
 

Como funcionam as microrredes?

Sistema elétrico independente da rede convencional que utiliza e integra fontes renováveis para atender às demandas de energia de uma pequena comunidade, que normalmente está afastada da rede elétrica principal.

Ilustração
Ilustração
Ilustração
Ilustração
Ilustração
1 Ilustração

Geralmente funcionam de forma independente e afastada da rede elétrica convencional.

2 Ilustração

Em períodos de baixa produção renovável, as microrredes garantem o fornecimento de eletricidade por meio do armazenamento de baterias.

3 Ilustração

Uma comunidade próxima consome a energia gerada durante o dia. Os veículos elétricos também podem ser conectados à microrrede.

4 Ilustração

Uma central controla e gerencia de forma inteligente a eletricidade distribuída à comunidade.

5 Ilustração

Painéis fotovoltaicos ou turbinas eólicas instalados próximos às microrredes capturam recursos renováveis e os convertem em energia limpa.

 VER INFOGRÁFICO: Como funcionam as microrredes? [PDF]

As microrredes são uma solução atraente para os mercados de energia em países emergentes, onde não há infraestrutura elétrica, nem capacidade econômica para realizar investimentos necessários para ter uma, e muitas comunidades estão localizadas longe das grandes cidades ou da rede central.

Em janeiro de 2023, a Iberdrola inaugurou o primeiro sistema de microrrede do Brasil com energia totalmente sustentável. Por meio do projeto 'Luz para todos', garantimos o fornecimento de eletricidade à comunidade Xique-Xique, localizada no município de Remanso, na Bahia, com a instalação de um sistema que funciona com energia solar e baterias de armazenamento. A capacidade da microrrede desenvolvida pela Neoenergia, nossa subsidiária no Brasil, garante um consumo médio de energia de 80 kWh para as mais de 103 residências, beneficiando cerca de 400 pessoas que vivem na comunidade.

Na Espanha, também estamos implementando algumas iniciativas de microrredes que operam de forma independente usando baterias conectadas à rede. Concluímos a instalação de sistemas de armazenamento de energia em San Agustín de Guadalix, El Hornico e Caravaca, e em breve será completada a instalação em Rascafría e Valcarlos. O principal objetivo dessas baterias é fornecer serviços às comunidades vizinhas em caso de falhas no abastecimento de eletricidade, estabelecendo uma rede elétrica de pequena escala em cada uma dessas áreas.

Benefícios e funcionamento de microrredes

Há vários motivos pelos quais as microrredes podem ser uma alternativa eficaz de fornecimento de energia para um local geográfico específico. Alguns dos principais benefícios são:

Oferece energia de qualidade em áreas distantes ou fora da rede

Uma das principais vantagens das microrredes é a possibilidade de fornecer energia constante e de alta qualidade a uma determinada localidade, que geralmente está localizada longe dos grandes centros urbanos, como zonas rurais, sendo este um fator diferencial com relação às linhas de transmissão.

Promove as energias renováveis

Grande parte das microrredes distribui eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis, como painéis solares ou turbinas eólicas. Com isso, elas garantem a implantação de mais tecnologia renovável e se posicionam como um importante pilar da transição energética.

Traz benefícios econômicos e sociais

As microrredes podem ser uma forma de movimentar a economia de uma comunidade local, tanto pela criação de empregos diretos quanto pelo fornecimento de energia a residências, hospitais ou estabelecimentos comerciais. Graças a elas, também é possível levar eletricidade a pessoas que não têm acesso a essa fonte de energia.

Resiliência frente a incidentes na rede elétrica

As alterações na rede causadas por incidentes, seja devido ao clima, a falhas de equipamentos ou a variações de tensão, não afetam os usuários que estão conectados às microrredes.

O futuro da energia sustentável com microrredes inteligentes

Assumir o compromisso com uma sociedade descarbonizada é uma tarefa de todos. A transição energética supõe uma aposta na eletrificação da economia, na promoção de energias verdes e na inovação tecnológica para garantir um futuro mais verde para as gerações futuras. As redes elétricas são fundamentais nesse processo, e as microrredes também estão desempenhando um papel importante em regiões afastadas que não estão conectadas às redes convencionais.

As microrredes prometem ser uma solução barata, acessível e sustentável para aqueles lugares onde as redes convencionais não estão disponíveis, sendo uma alternativa para um futuro que exige o uso de energia renovável para garantir o abastecimento elétrico de todos.