Start-up challenge: Introdução a soluções que incluem a natureza em projetos de parques eólicos 'offshore'

Spoor vence nosso desafio de integrar a natureza em projetos de parques eólicos 'offshore'

Start-up challenge Eólica offshore Natureza

Agosto de 2022

O PERSEO seleciona a solução apresentada pela empresa norueguesa Spoor, especializada em monitorar o efeito dos parques eólicos sobre a fauna local por meio de software de inteligência artificial, para integrar soluções de projeto que incluam a natureza na infraestrutura dos parques eólicos offshore e alcançar um impacto positivo líquido sobre a biodiversidade.

Start-up Challenge: Introdução a soluções que incluem a natureza em projetos de parques eólicos 'offshore'

A start-up SpoorEnlace externo, se abre en ventana nueva. e sua experiência em tecnologia de inteligência artificial para monitoramento de aves foi selecionada como a vencedora do Start-up Challenge: Introdução a soluções que incluem a natureza em projetos de parques eólicos offshore.

A Spoor começa a trabalhar com a equipe técnica do nosso parque eólico offshore Baltic Eagle, no Mar Báltico alemão, onde 5 câmeras serão instaladas na subestação elétrica. Essas câmeras serão conectadas a uma de suas salas de controle para documentar como as aves marinhas interagem com as turbinas eólicas offshore e obter conhecimento sobre seus padrões de voo e comportamento, assim como para detectar e evitar possíveis colisões.

Contexto

Há 20 anos, o grupo foi pioneiro na geração eólica onshore, e agora está fazendo o mesmo no mercado eólico offshore. No final de 2022, a Iberdrola conta com 1.258 MW offshore em operação e 5.500 MW em construção ou garantidos com contratos de longo prazo, que entrarão em operação antes de 2027 graças a investimentos de cerca de 30 bilhões de euros em todo o mundo durante esta década.

A notável expansão da carteira de energia eólica offshore coloca a Iberdrola em uma excelente posição para participar dos leilões e licitações previstos para os próximos meses em suas novas plataformas de crescimento, tanto para projetos em carteira quanto para uma nova carteira.

A preservação do planeta e o bem-estar das pessoas são prioridades para a Iberdrola ao determinar toda sua estratégia e modelo de negócios. Portanto, em um cenário caracterizado pelo forte crescimento da demanda energética global, a Iberdrola trabalha para construir um modelo energético em harmonia com a natureza e os seres humanos como fonte de desenvolvimento sustentável.

Em particular, a Iberdrola está comprometida em integrar a conservação da biodiversidade na tomada de decisões, minimizando problemas e estabelecendo programas para reverter e compensar impactos.

Descrição do desafio

A Iberdrola procura integrar soluções de projeto que incluam a natureza na infraestrutura de parques eólicos offshore para alcançar um impacto positivo líquido sobre a biodiversidade. A Iberdrola é agora a terceira empresa mais inovadora do mundo, e com um compromisso com a infraestrutura sustentável queremos continuar explorando como os parques eólicos offshore podem ser projetados para minimizar os impactos na natureza e aumentar a diversidade da vida marinha.  

Convidamos a apresentar propostas inovadoras e de alta qualidade que buscam desenvolver, testar ou monitorar soluções que incluam a natureza e que possam ser aplicadas em um ambiente de parque eólico offshore. Nosso foco está em habitats e espécies de importância para a conservação; no entanto, reconhecemos que promover maior ganho de biodiversidade também poderia resultar em benefícios significativos. 

Como ponto de partida, as inovações nas seguintes tecnologias poderiam ser consideradas.

  •  Soluções de proteção contra corrosão para infraestrutura e cabos submarinos, por exemplo, uso de materiais sustentáveis, projeto personalizado para promover a biodiversidade marinha, plantio de algas marinhas.
  •  Modificações no projeto de fundações para incluir "espaço para a natureza", tais como plataformas de criação de focas, estruturas artificiais de recifes, jaulas de crustáceos e moluscos.
  • Redução do risco de colisão das turbinas eólicas.
  • Iniciativas de captura de carbono que promovem o crescimento dos ecossistemas e a saúde dos habitats marinhos junto com o desenvolvimento eólico offshore.
  •  Técnicas e equipamentos de detecção e monitoramento que permitam rastrear as mudanças na biodiversidade e no meio ambiente.