NOSSOS COMPROMISSOS

Uma cultura corporativa de integridade e transparência

A ética está no centro do nosso modelo de negócio e de nosso processo de tomada de decisões.

A Iberdrola ocupa uma posição destacada nos principais índices de sustentabilidade internacionai.#RR.SSA Iberdrola ocupa uma posição destacada nos principais índices de sustentabilidade internacionais

 Compromisso Social (*) Nota [PDF]

Na Iberdrola, assumimos como uma das premissas básicas para o sucesso de nosso projeto empresarial o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos e o bem-estar das pessoas. Contribuímos para esses objetivos por meio da nossa atividade empresarial e do exercício da nossa responsabilidade social.

Atualmente, lideramos os principais índices internacionais de sustentabilidade graças à criação de valor, ao cumprimento de nossos compromissos com os Stakeholders e à transparência nas informações.

Trabalhamos para estabelecer vínculos firmes e permanentes, levando em consideração os interesses dos nossos colaboradores, dos acionistas e da comunidade financeira, dos organismos reguladores, dos clientes, dos fornecedores, dos meios de comunicação, da sociedade em geral e do meio ambiente.

Além disso, incorporamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas para o horizonte 2015-2030, ao exercício de nossa responsabilidade social e na política de sustentabilidade.  

A ética está no centro de nosso modelo de negócio e em nosso processo de tomada de decisões. Em um ambiente cada vez mais global, complexo e de constantes mudanças, no grupo Iberdrola consideramos fundamental que nos mantenhamos firmes nos princípios e valores que constam no Código de Ética, desenvolvendo e mantendo uma cultura corporativa de integridade e transparência.

OS COMPROMISSOS DO GRUPO IBERDROLA

  • Ética, transparência e compliance

    Código ético

    Código de Ética [PDF] é um elemento-chave na integridade de nossos negócios e representa quem somos e de que forma atuamos como empresa. Todos os profissionais do grupo, independentemente de seus cargos na organização e dos lugares em que exercem suas atividades, devem conhecer a missão, a visão e os valores que constam no código e utilizá-los como normas e guias de conduta em suas rotinas.

    Unidade de Compliance

    Este órgão colegiado de caráter interno e permanente, vinculado à Comissão de Responsabilidade Social Corporativa do Conselho de Administração, zela pela aplicação do Código de Ética [PDF] e pelo cumprimento das normas aplicáveis, divulgando uma cultura preventiva baseada no princípio de "tolerância zero" frente às práticas de atos ilícitos e fraudes. Veja Regulamento da Unidade de Compliance [PDF]

    Sistema de Compliance

    O Sistema de Compliance tem como objetivo fomentar a atuação da organização conforme a ética e a regulamentação vigente, por meio de um conjunto de procedimentos e ações, criados para prevenir, detectar e reagir diante de condutas irregulares, fraudes ou atos contrários ao  Código de Ética [PDF] da Iberdrola ou às normas vigentes. Representa também o compromisso da empresa frente a seus profissionais, clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas e outros stakeholders com os quais se relaciona, de modo a conduzir todas as suas atividades de acordo com a regulamentação e regulação vigentes, assim como com os mais altos padrões e valores éticos.

    Nossos compromissos. Sistema de compliance

      Infográfico, Nossos compromissos éticos e de compliance (*) Nota [PDF]
     

    Com o objetivo de estender as melhores práticas de prevenção da fraude e da corrupção às empresas e organismos públicos, a Iberdrola assinou um acordo com a Associação Espanhola de Compliance (ASCOM) que determmina que ambas as entidades vão implementar o I Programa para o desenvolvimento de sistemas de compliance. O programa — de seis meses e gratuito para os participantes — será liderado por especialistas qualificados e permitirá que as empresas e entidades públicas assentem as bases para implementarem seus sistemas de compliance, promovendo sua certificação externa em conformidade com a norma UNE 19601. A Iberdrola e a ASCOM promovem essa iniciativa com a convicção de que o desenvolvimento de práticas de compliance é um requisito praticamente imprescindível no mundo empresarial e, portanto, um fator de competitividade.

    Um exemplo do compromisso da empresa com as melhores práticas internacionais na luta contra a corrupção foi o reconhecimento entregue pela AENOR à Iberdrola: a certificação da norma UNE-ISO 37001, que verifica se a empresa conta com um sistema de gestão anticorrupção efetivo, reconhecimento que faz a Iberdrola ser a primeira empresa a receber essa certificação na Espanha.

     Certificação de sistema de gestão (*) Nota [PDF]
     

    Além disso, a AENOR concedeu à Iberdrola a certificação da norma UNE 19601, que certifica se a empresa conta com um sistema eficaz de gestão de compliance criminal. A empresa se torna, assim, uma das primeiras do IBEX 35 a conseguir essa certificação do seu compromisso com a transparência e com a boa governança corporativa. A norma é o padrão nacional espanhol de melhores práticas para prevenir delitos, reduzir o risco e promover uma cultura empresarial ética e que cumpra a lei.

       

    (*) Disponível na versão em espanhol.

  • De gestão

    Modelo de gestión de la RSC

    O avanço da Iberdrola em responsabilidade social é feito por meio da aplicação de um modelo de gestão tradicional caracterizado por:

    • Uma análise interna da posição atual da empresa nos diferentes aspectos da responsabilidade social corporativa (RSC).
    • Uma análise externa de demandas sociais, expectativas de Stakeholders e avaliações da Iberdrola em índices e observatórios externos.
    • Um diagnóstico da situação a partir das análises anteriores.
    • Novos objetivos corporativos para melhorar o desempenho da empresa.
    • Estruturação de planos de ação com objetivos detalhados, ações e programas.
    • Monitoramento de compliance desses planos e feedbacks para um novo ciclo de planejamento.

    Planos de responsabilidade social

    Com os resultados do processo descrito acima, os planos de responsabilidade social são concretizados. Em junho de 2015, foi aprovado o Plano de RSC para o período de 2015-2017, que se baseia em objetivos ligados ao modelo de negócio e à gestão dos ativos tangíveis e intangíveis da empresa, com foco em cada um deles (capital financeiro, industrial, intelectual, humano, natural, social e relacional). A partir dos objetivos, se estabelecem as atividades com as quais cada organização da Empresa contribuirá para tal plano, com o objetivo de promover de forma homogênea o avanço da RSC em todos os países, negócios e áreas corporativas.

    Organização

    • Comissão de Responsabilidade Social Corporativa: Constituída em 19 de outubro de 2010, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável é um órgão interno informativo e consultivo criado pelo Conselho de Administração, sem funções executivas, com faculdades no que se refere à revisão e atualização do Sistema de governança corporativa e supervisão das políticas de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade e reputação, nos termos estabelecidos em seu regulamento, disponível na seção de Governança Corporativa do site.
    • Comitê de Responsabilidade Social Corporativa e Reputação da Iberdrola: Periodicamente realiza reuniões para gerir tanto os aspectos reputacionais ligados à percepção da empresa por parte de seus Stakeholders quanto os aspectos de responsabilidade social, identificando e implementando as ações mais adequadas. 
    • Comitês de RSC e Reputação do grupo
      • O Negócio de Geração e Comercial e o Negócio de Redes criaram o "Grupo de prática Global de RSC".
      • O Negócio de Renováveis do grupo criou o "Comitê de Reputação e Responsabilidade Social".
      • Na ScottishPower está em operação o "CSR Steering Committee".
      • A Iberdrola Ingeniería y Construcción ha creado el "Comité de Responsabilidad Social Corporativa".
  • Competitividade

    A Iberdrola busca a competitividade dos produtos fornecidos por meio da eficiência nos processos de geração, transmissão e distribuição da energia. Essa prioridade permite: oferecer produtos com o melhor preço possível, o uso de tecnologias com baixo custo operacional e manutenção, além de um uso diversificado das fontes energéticas mais competitivas com base nas condições climáticas e de mercado.

  • Segurança no fornecimento

    A estratégia da Iberdrola está focada em garantir a segurança no fornecimento dos produtos, usando fontes de energia primária produzidas localmente e recursos energéticos renováveis, garantindo a confiabilidade e disponibilidade das instalações de geração, transmissão e distribuição. Além disso, o grupo trabalha para manter uma alta qualidade do serviço que garanta a disponibilidade de energia aos clientes. Por isso, conta com uma rede de transmissão e distribuição robusta, no caso de eventos extraordinários, e com todos os recursos necessários para o restabelecimento do serviço com a maior brevidade possível.

  • Redução do impacto ambiental

    O aspecto ambiental é o foco do conceito de sustentabilidade da Iberdrola. O desenvolvimento de energias limpas, o investimento em redes inteligentes e em outras tecnologias de eficiência energética e o respeito pelo meio ambiente são pilares básicos do modelo de produção de energia do grupo e diferenciam a Iberdrola no setor elétrico como uma das empresas líderes mundiais.

    A Iberdrola promove a inovação, a ecoeficiência e a redução progressiva dos impactos ambientais nas atividades que o grupo desenvolve para que a energia se torne um motor sustentável da economia e uma aliada para o desenvolvimento equilibrado.

    A luta contra as mudanças climáticas

    Por meio de seu compromisso com a luta contra as mudanças climáticas, a Iberdrola quer contribuir ativamente para um futuro sustentável e com baixo teor de carbono, um esforço que também vai promover o desenvolvimento social e econômico a partir da criação de emprego e riqueza. A Iberdrola estabeleceu como objetivo ambiental reduzir sua intensidade de emissões de CO2 para menos de 150 gramas por kWh em 2030, quantidade que seria 50% inferior em relação às emissões da empresa em 2007, e ser neutra em carbono em 2050.

    A preservação da biodiversidade

    O desenvolvimento dos negócios do grupo produz, ao longo dos seus respectivos ciclos de vida, interações com diversos ecossistemas, paisagens e espécies. Por isso, a Iberdrola está comprometida em fomentar a biodiversidade dos ecossistemas, estabelecendo novos projetos sustentáveis, de modo a promover a coexistência harmoniosa e conservar, proteger e promover o desenvolvimento e o crescimento do patrimônio natural. A Iberdrola também busca conscientizar todos os seus Stakeholders sobre a importância da proteção da biodiversidade.

    O uso racional da água

    A água é um bem necessário para o desenvolvimento da atividade do grupo. De acordo com o seu princípio de redução do impacto ambiental, o grupo se esforça para usar a água de forma racional e sustentável e para gerir os riscos relacionados à escassez hídrica.

    A eficiência energética

    A otimização no uso da energia no grupo depende da eficiência em toda a cadeia energética. Nesse sentido, o grupo contempla a eficiência energética a partir de uma perspectiva tripla: como empresa do setor elétrico, como empresa fornecedora de energia e como empresa consumidora de energia. Como um todo, o grupo fomenta o uso responsável da energia, apoiando medidas de economia e eficiência energética.

     Meio ambiente (*) Nota

       

    (*) Disponível na versão em espanhol.

  • Criação de valor

    A Iberdrola tem um claro impacto econômico nas áreas em que atua, como empresa que fomenta atividades industriais, por meio dos investimentos realizados e da criação de emprego. Gera atividade de serviços nessas áreas e contribui com recursos econômicos para as administrações públicas.

    Para que as atividades sejam sustentáveis ao longo do tempo, a gestão econômica do grupo está apoiada em três pilares:

    • A otimização de sua capacidade de investimento.
    • Uma eficiente gestão operacional dos ativos implantados pelo grupo.
    • A manutenção de uma estrutura financeira que contribua para a solidez patrimonial do grupo e assegure o cumprimento de seus objetivos.

    Além disso, o grupo conta com os melhores sistemas de governança corporativa, incluindo códigos de conduta e compliance e de gestão de riscos, para garantir a transparência nas informações e preservar a criação de valor para o acionista.

     Propósito corporativo e valores       Governança corporativa (*) Nota

       

    (*) Disponível na versão em espanhol.

  • Fomento às questões sociais

    Práticas e ética no trabalho

    A gestão dos recursos humanos na Iberdrola é regida pelo respeito à diversidade, igualdade de oportunidades e não discriminação. Além disso, o Código de Ética [PDF] estabelece os princípios de atuação exigidos às diferentes sociedades do grupo e a todos os seus colaboradores e diretores. A empresa promove comportamentos éticos e responsáveis em toda a cadeia de valor.

    Direitos humanos

    O grupo Iberdrola garante e promove a proteção e o respeito pelos direitos humanos por meio de um conjunto de ferramentas que também dificultam ou impedem sua violação. As práticas da empresa estão alinhadas com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, os Princípios Orientadores sobre empresas e direitos humanos: a implementação do quadro de referência das Nações Unidas para "proteger, respeitar e remediar", as Linhas diretrizes da OCDE para empresas multinacionais, a Declaração tripartite de princípios sobre empresas multinacionais e a política social, e a Política social da Organização Internacional do Trabalho.

    Sociedade

    A Iberdrola mantém uma estratégia de forte envolvimento com as comunidades em que atua, baseada no fornecimento de um produto essencial, como a energia; fortes investimentos em infraestruturas básicas; fomento de redes de fornecedores locais e criação de empregos qualificados. Também promove programas destinados ao desenvolvimento socioeconômico do meio ambiente, à sustentabilidade energética, à arte, à cultura, à educação, à formação, à cooperação para o desenvolvimento e à solidariedade.

    Responsabilidade pelo produto

    A Iberdrola se esforça para garantir a segurança no fornecimento dos produtos e a alta qualidade do serviço, assim como estimula o uso de fontes de energia primária produzida localmente e de recursos energéticos renováveis e o consumo responsável da energia, apoiando medidas de economia e eficiência energética.

     Sociedade      Nossa equipe (*) Nota

       

    (*) Disponível na versão em espanhol.

   

(*) Disponível na versão em espanhol.