VANTAGENS E USOS DA BIOMETRIA

Biometria, a tecnologia que mede e analisa nossos dados biológicos

Pode ser que para muitos de nós o conceito de biometria seja algo distante, muito científico ou inclusive nunca tenhamos ouvido falar disso. Mas a verdade é que é algo que está cada vez mais presente em nossas vidas, pois aparentemente, no curto prazo, substituíra qualquer uma de nossas senhas ou o código com o qual abrimos várias portas.

A face, um dos principais identificadores biométricos.#RRSSA face, um dos principais identificadores biométricos.

VOCÊ SABE O QUE É BIOMETRIA?

A definição de biometria indica que se trata de um método de reconhecimento de pessoas baseado em suas características fisiológicas ou de comportamento. Trata-se de um processo habitual e semelhante ao que fazemos diariamente para identificar a pessoa que está diante de nós ou reconhecer um amigo, no entanto nós o fazemos de forma inconsciente. O físico, a forma de andar, a voz ou até mesmo a forma das orelhas podem ser identificadores biométricos.

PRINCIPAIS TIPOS DE BIOMETRIA

Existem dois grandes tipos de biometria: a fisiológica e a do comportamento. A fisiológica tem como referência traços característicos de nosso corpo convertendo-os em parâmetros ou indicadores, enquanto a do comportamento recorre a outros aspectos derivados de uma ação concreta, como escrever ou caminhar, por exemplo.

A incipiente aplicação da biometria não é casual. Nossas senhas e nossos controles de acesso são cada vez mais sofisticados e evoluem à medida que o tratamento e a quantidade de dados com os quais operamos diariamente também o fazem. O que antes funcionava como código, atualmente pode ser obsoleto. Recentes situações, tal como o caso da Cambridge Analytica, evidenciaram não só a vulnerabilidade em relação à custódia atual de nossos dados, assim como os riscos existentes no momento de fazer um uso mal-intencionado dos mesmos.

Os dados são a nova moeda de troca e nem sequer estamos cientes de seu valor. A nova privacidade exige novas normas, novas senhas e outros níveis de segurança.

No meio desse panorama, nosso corpo converteu-se em um identificador único e singular. Cada pessoa tem, sem se aperceber, aspectos característicos que não se repetem em nenhuma outra pessoa. A íris, a geometria da mão ou o odor corporal podem tornar-se identificadores biométricos. Inclusive a forma de seus vasos sanguíneos pode delatar o indivíduo.

PRINCIPAIS VANTAGENS NA APLICAÇÃO DA BIOMETRIA

  • É possível associar um indivíduo específico (ao contrário de uma senha, que pode ser usada por alguém não autorizado),
  • Sua comodidade, uma vez que não é necessário lembrá-la ou ter uma,
  • Sua segurança, uma vez que é altamente resistente às fraudes.

USOS DA BIOMETRIA

O uso da biometria já não é algo exclusivo dos filmes de ficção científica. A época do Minority Report já chegou. E não é necessário pensar exclusivamente no cinema: com certeza você utiliza, por exemplo, identificadores biométricos diariamente em seu smartphone. O primeiro celular com reconhecimento de impressão digital é de 2007. Atualmente, podemos desbloquear um telefone top de linha com a face. Mas há muitos outros usos que serão desenvolvidos nos próximos anos: controle de acessos a locais críticos, controle de presença para empregados, luta contra a fraude em instituições bancárias, impressão digital como meio de pagamento em substituição do clássico tpv... também podem servir de autenticação em call centers. Ou será que você nunca tentou falar com o assistente de seu smartphone?

No entanto, um dos maiores impulsos para a ampliação no uso e segurança da biometria serão constituídos, sem dúvida alguma, pelos múltiplos benefícios proporcionados às empresas. Embora ainda não estejamos em um período de massificação, a aplicação da biometria em empresas pode reduzir os custos de manutenção nos sistemas de autenticação, aumentar a eficiência do controle horário ou trazer uma maior simplicidade nas tramitações remotas.

O futuro é agora. E seu corpo tem muito a dizer nesse sentido.

Biometria, o segredo está em seu corpo.#RRSSBiometria, o segredo está em seu corpo.

 VER INFOGRÁFICO: Biometria, o segredo está em seu corpo [PDF]

 Inteligência artificial

 Realidade aumentada