LINHAS DO NEGÓCIO

Um modelo de negócio baseado nas energias renováveis, redes inteligentes e soluções inovadoras para os clientes

O grupo Iberdrola avança no seu plano de investimento histórico de 75 bilhões de euros até 2025, que se ampliou para €150 bilhões até 2030. 90 % do seu investimento até 2025 (68 bilhões) será orgânico e distribuído pelas suas três linhas de negócio: 51 % irão para a área de Renováveis, 40 % para Redes e 9 % para Geração e Clientes. A empresa planeja triplicar sua capacidade renovável para 95 GW, dobrar seus ativos de rede para 60 bilhões de euros e aumentar sua base de clientes para 70 milhões de contratos nesta década. 90 % do plano de longo prazo do grupo está alinhado com a taxonomia verde da União Europeia.

Resultados Trimestrais. Acesso.
 

Plano de investimento. Entrar.

UM MODELO DE NEGÓCIO DE SUCESSO

As tendências atuais do setor energético, tais como a transição energética, descarbonização a eletrificação da economia, a inovação tecnológica e uma maior conectividade dos clientes, reforçam o foco desses três negócios globais.

 

Negócio de renováveis.

A área de Renováveis do grupo Iberdrola —Iberdrola Renovables Energía, Iberdrola Renovables Internacional, ScottishPower Renewable Energy, Avangrid Renewables, o negócio de Renováveis da Neoenergia e Iberdrola Renovables México— é responsável pela geração e comercialização de energia elétrica a partir de fontes renováveis: eólica (na terra e no mar), hidrelétrica, fotovoltaica, biomassa, etc. Atualmente, a Iberdrola é líder em energia limpa e a primeira produtora de energia renovável entre as empresas do setor elétrico da Europa.

O grupo Iberdrola continua avançando em seu plano de investimento de 75 bilhões de euros para o período 2020-2025. 51 % desse investimento orgânico (que representa mais de 34 bilhões de euros) se destinará à área de Renováveis, que atingirá 60 GW de capacidade instalada no final do período. Da mesma forma, as estimativas da empresa para o horizonte 2030 elevam a capacidade renovável instalada para 95 GW, após multiplicar por 2,5 sua potência eólica onshore e solar e por 4,5 a offshore.

Essa aposta permitirá que o grupo dê um grande impulso à tecnologia eólica offshore (chegará a 4 GW instalados em 2025), além de crescer em energia solar fotovoltaica (atingindo 16 GW instalados em 2025) e reforçar sua liderança em energia eólica onshore e hidrelétrica (chegando a 26 GW e 14 GW instalados em 2025, respectivamente).

Para materializar seu plano de investimentos, a Iberdrola possui uma das maiores carteiras de energias renováveis do setor: um total de 81,5 GW distribuídos em suas áreas tradicionais, às quais se agregam novas plataformas de crescimento em países como Polônia, Suécia, Irlanda, Japão, Coréia, Taiwan e Austrália.


 

 


Negócio de redes.

A área de Redes do grupo Iberdrola —i-DE, ScottishPower Energy Networks, o negócio de Distribuição da Neoenergia e Avangrid Networks— é responsável pela construção, operação e manutenção de linhas elétricas, subestações, centros de transformação e outras infraestruturas, para levar energia dos centros de produção até o usuário final. Atualmente, a Iberdrola controla um dos sistemas de distribuição elétrica mais importantes do mundo: mais de 1,1 milhão de quilômetros de linhas elétricas e mais de 4.400 subestações, que distribuem eletricidade para mais de 34 milhões de pessoas no mundo.

40 % do investimento orgânico do grupo para o período 2020-2025 (mais de 27.000 milhões de euros) irá para a área de Redes, o que permitirá elevar a base de ativos regulados para 47 bilhões de euros no final do período, 1,5 vez o seu valor atual, 83 % dos quais serão em países com classificação A. Essa cifra contempla investimentos em transmissão que chegarão a 4 bilhões de euros.

Da mesma forma, no horizonte 2030, a base de ativos regulados duplicará, atingindo 60 bilhões de euros.
 


 

 


Negócio de geração e clientes.

A área de Geração e Clientes do grupo —Iberdrola Clientes España, Iberdrola Energía Internacional, ScottishPower Retail Holdings, Neoenergia Comercializaçao e Iberdrola Generación México— é focada na produção de energia elétrica por meio da construção, operação e manutenção de usinas de geração, e na compra e venda de energia nos mercados atacadistas. Ela também é encarregada de comercializar energia para chegar ao usuário final, além de produtos e serviços complementares.

9 % do investimento orgânico do plano 2020-2025 (6 bilhões de euros) se destinará a essa área. No final do período, a companhia aumentará para 60 milhões os contratos com clientes no mundo. A tendência continuará aumentar e, em 2030, a eletrificação dos usos energéticos permitirá que o grupo Iberdrola aumente a base de seus contratos com clientes para 70 milhões, aos quais oferecerá soluções inteligentes e inovadoras no âmbito residencial (armazenamento de energia e bomba de calor, autoconsumo e mobilidade elétrica) e industrial (soluções Smart, processos de eletrificação e hidrogênio verde).

Da mesma forma, os serviços proporcionados aos clientes aumentará para 40 milhões em 2025 — em comparação com 25 milhões em 2019 — e as soluções Smart dobrarão, para 22,6 milhões.
 


 

 

O regulamento da UE sobre a Integridade e a Transparência do mercado atacadista da energia (REMIT) obriga a todos os operadores de geração a fornecer, com maior brevidade possível, informações detalhadas sobre o status do seu parque gerador de energia elétrica, e a Iberdrola se esforça para apresentar a informação completa e correta neste site.