PAÍSES MAIS INOVADORES

Quais são os países mais inovadores do mundo?

Sociedade P+D+I Turismo

O que é que converte um país em uma referência em termos de inovação (P+D)? Parâmetros como o IGI (Índice Global de Inovação) servem como um barômetro para descobrir os países mais inovadores. Para isso, são utilizados os dados fornecidos pela OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).

Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Suíça é o país mais inovador do mundo, de acordo com o relatório IGILink externo, abra em uma nova aba. . Com base em dados da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), o documento analisa os dados econômicos de 133 países e determina sua posição em várias categorias, tais como pesquisa, infraestrutura ou criatividade em suas propostas. Como resultado, os países são avaliados e é possível identificar quais foram os que melhoraram nos últimos anos.

O QUE É O ÍNDICE GLOBAL DE INOVAÇÃO?

O Índice Global de Inovação (IGI) se concentra na avaliação da inovação em todos os níveis em 133 países do mundo. Para isso, este organismo investiga os gastos de pesquisa de um país, seus esforços na educação, o número de publicações relacionadas à ciência e muitos outros parâmetros, sempre divididos de acordo com o nível econômico do país. Para este relatório é vital saber quais são os países que estão realizando um desempenho acima das expectativas e quais estão no nível esperado. É por isso que o IGI divide os países em quatro níveis:

  • Nível econômico alto: inclui praticamente todos os países da União Europeia, países asiáticos como o Japão e a Coréia do Sul, e a Austrália e a Nova Zelândia na Oceania, além vários países do continente americano e do Oriente Médio
  • Nível econômico médio-alto: inclui a maioria dos países emergentes e outros países do continente americano, bem como os primeiros países africanos. Suas economias estão caminhando para as primeiras posições e seu crescimento é notável.
  • Nível econômico médio-baixo: inclui países como a Índia e o Vietnã, assim como a maior parte do continente africano e da Ásia.
  • Nível econômico baixo: Inclui os países africanos e o Iêmen, já que têm o menor PIB per capita e são, portanto, os países mais difíceis de se investir.

Na divisão abordada anteriormente, podem ser vistas três medidas: aqueles países que estão inovando acima de seu grupo (o exemplo mais claro é a China, 11º no ranking geral apesar de pertencer ao segundo grupo), aqueles que estão na média do grupo e aqueles que estão abaixo das expectativas.

OS PAÍSES MAIS INOVADORES DO MUNDO

O Índice Global de Inovação determina que os 10 países mais inovadores do mundo são:

 Suíça

O país helvético se destaca em relação a suas políticas para fazer negócios, sendo o melhor país do mundo nesse assunto. Também é líder na criação de conhecimento, ao mesmo tempo em que está em posições muito altas em rankings em sustentabilidade econômica e difusão de conhecimento.

 Estados Unidos

O país norte-americano se destaca graças à sofisticação de seu mercado, sendo um dos países mais fáceis de investir e tendo também a capacidade de ajudar na criação de novas tecnologias, o que é ajudado por sua forte indústria de entretenimento e informática.

 Suécia

Os países nórdicos estão em primeiro lugar na categoria de infraestrutura, enquanto que em pesquisa também alcançam uma posição honrosa, o terceiro lugar. Seu principal problema está relacionado com as instituições e a quantidade de burocracia necessária para realizar um novo projeto.

 Reino Unido

Os britânicos estão em quarto lugar graças, principalmente, ao alto padrão de suas universidades e à quantidade de pesquisas que publicam. Eles ficam atrás de outros países europeus por causa de seus problemas em termos de instituições e uma classificação surpreendentemente baixa na Europa em termos de infraestrutura.

 Países Baixos

É o melhor país quando se trata de renda de propriedade intelectual, enquanto que ocupa um lugar muito baixo na porcentagem de graduados em ciências e engenharia. Também encontra dificuldades com a proporção de professores para estudantes do ensino médio, algo que acaba compensado ao ser o terceiro país com maior criatividade on-line.
 

Os países mais inovadores do mundo.
Os países mais inovadores do mundo.

 Coréia do Sul

É a líder entre os países asiáticos e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, incluindo uma posição privilegiada em termos de universidades e no envolvimento do governo em serviços on-line. Seu principal problema é o investimento e a dificuldade de se realizar operações econômicas no país.

 Cingapura

A Cingapura tem a principal vantagem em instituições, sendo a líder tanto no clima político quanto na regulamentação. No entanto, o problema está na sua relação com as artes criativas, onde o país não está nem entre os 20 primeiros, algo que também ocorre na diversificação em sua própria indústria.

 Alemanha

O quinto país europeu e o oitavo na classificação geral tem uma clara vantagem sobre o resto em sua capacidade logística e diversificação de mercado, o que o coloca no segundo lugar na categoria de pesquisa. No entanto, seus problemas na área de tecnologias de informação e comunicação e a capacidade de encontrar crédito fazem com que os alemães acabem nesta posição.

 Finlândia

O país nórdico tem uma vantagem notável tanto em conhecimento das tecnologias quanto em infraestrutura, ficando entre os 4 primeiros em ambas as áreas. Entretanto, o principal problema está na exportação de bens criativos e na proporção de alunos por professor, onde eles ficam atrás de países como a Suécia.

 Dinamarca

O ponto mais forte da Dinamarca é a infraestrutura, onde ele ocupa o 5º lugar, incluindo a melhor classificação em termos de meio ambiente. Em outras categorias, permanece entre a 9ª e 15ª colocação, mas não se destaca em nenhuma outra área, o que o torna o terceiro país nórdico da lista.