Parque eólico onshore El Escudo

Iberdrola reforça seu compromisso com a Cantábria com o novo parque eólico El Escudo

Projetos Iberdrola Eólica onshore

A Iberdrola iniciou os procedimentos para o desenvolvimento do segundo de seus projetos eólicos em Cantábria: o novo parque eólico El Escudo, que resultará na instalação de 105 MW de energia verde. Esta infraestrutura, uma vez operacional, gerará energia limpa suficiente para abastecer uma população equivalente a 95.350 casas e evitará a emissão para a atmosfera de 45.000 toneladas de CO2 por ano.

El Escudo
Projeto em andamento

Parque eólico onshore El Escudo

Ubicación
Localização Cantabria (Espanha)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 105 MW
Puestos de trabajo
Empregos locais +200 trabalhadores
Inicio construcción
Início das obras 2023

O grupo Iberdrola continua seu compromisso com a produção de energia renovável em Cantábria com a tramitação de 105 novos megawatts (MW) verdes. A empresa obteve uma Declaração de Impacto Ambiental (EIS) favorável para o desenvolvimento do parque eólico El Escudo, que será construído nos municípios de Campoo de Yuso, Luena, San Miguel de Aguayo e Molledo. Aliás, o projeto envolve um investimento entre 110 e 120 milhões de euros, sendo que 15% dessa quantidade será destinado a medidas de proteção da fauna e da flora e das turfeiras.

Este novo parque eólico terá mais de 25 turbinas eólicas (23 módulos V136-4.2MW e dois V117-4.2MW) com uma altura máxima de 150 metros e características técnicas que lhes permitirão suportar as condições climáticas da área, como neve ou vento.

Uma vez operacional, esta instalação gerará energia limpa suficiente para abastecer uma população equivalente a 95.350 casas e evitará a emissão de 45.000 toneladas de CO2 para a atmosfera por ano. A produção será de 311.976 MWh/ano.

Além disso, o projeto terá um importante componente local, já que contribuirá para impulsionar a economia e o emprego na região. Os fornecedores industriais participarão de seu desenvolvimento e até 210 pessoas serão empregadas durante os períodos de pico, até sua entrada em funcionamento, prevista para 2024.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.187 MW de energias renováveis em operação até o final de 2023.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.