Usina fotovoltaica de Ciudad Rodrigo

Iniciamos uma nova usina fotovoltaica de grande capacidade em Ciudad Rodrigo, Salamanca

Projetos Iberdrola Energia fotovoltaica

A Iberdrola confirma o desenvolvimento de sua fotovoltaica de Ciudad Rodrigo (Salamanca), que terá uma capacidade instalada de 318 MW. Com um investimento que se situa próximo dos 200 milhões de euros, o projeto envolverá fornecedores industriais da região e criará até 800 postos de trabalho em períodos de pico.

Ciudad Rodrigo
Projeto em andamento

Usina fotovoltaica de Ciudad Rodrigo

Ubicación
Localização Ciudad Rodrigo (Espanha)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 318 MW
Inversión
Investimento 200 milhões de euros
Inicio obras
Início dos trabalhos 2023

O Grupo Iberdrola lidera a promoção de projetos renováveis de grande capacidade em Castela e Leão, e mais especificamente na província de Salamanca. Portanto, ao projeto de Villarino se une o da usina fotovoltaica de Ciudad Rodrigo, de 318 megawatts (MW) de capacidade, que já teve sua Declaração de Impacto Ambiental aprovada.

A instalação de Ciudad Rodrigo, que representará um investimento de quase 200 milhões de euros, terá um total de 826.200 placas solares sobre uma superfície de 439 hectares situada entre Valdecarros e a serra de Torralba, a apenas 5 quilômetros do núcleo urbano de Ciudad Rodrigo. Uma vez em funcionamento, a usina fotovoltaica produzirá energia limpa para abastecer 150.000 residências.

A instalação dessa usina também incluirá ainda a execução das infraestruturas tais como centros de transformação, elevadores de 800 V a 30.000 V, uma rede subterrânea de evacuação, rede de terras e comunicações. Cerca de 800 pessoas participarão dos trabalhos em períodos de pico, assim como haverá um importante envolvimento de fornecedores locais.

O grupo Iberdrola também patrocinou em Ciudad Rodrigo o projeto do sistema solar "Astróbriga", que é uma reprodução tridimensional do sistema solar em uma escala de 1/290.000.000. Trata-se de uma ferramenta para a realização de atividades destinadas a promover a região como destino turístico e desenvolver atividades educacionais e de divulgação científica na área.

250 trabalhadores atuarão na construção da usina, que também contará com fornecedores locais. A previsão é que durante o período de pico da construção cerca de 800 fornecedores da região estejam implicados nas obras da instalação.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.187 MW de energias renováveis em operação até o final de 2023.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.