O QUE É A METODOLOGIA 'AGILE'?

'Agile': divide e vencerá

A metodologia Agile é um sistema de trabalho que está mudando o desenvolvimento de projetos de muitas empresas, entre elas a Google, Amazon ou Microsoft. Esse novo conceito faz sucesso em todo o mundo e chegou para ficar. A chave de seu sucesso? Organizar e distribuir o trabalho de uma forma rápida e flexível entre diferentes equipes multidisciplinares. Vamos explicá-la...

A metodologia Agile proporciona rapidez e flexibilidade ao desenvolvimento de projetos.#RRSA metodologia Agile proporciona rapidez e flexibilidade ao desenvolvimento de projetos.

VALORES DA METODOLIA 'AGILE'

A metodologia Agile está mudando o DNA das empresas. Em menos de 20 anos de vida já é aplicada por 71% das organizações de todo o mundo, de acordo com o relatório Pulse of the profession 2017. Ligada originalmente à indústria do software, versátil e orientada para resultados, se destaca pela velocidade e flexibilidade que imprime ao desenvolvimento de projetos, com entregas parciais ao cliente a cada quinze dias aproximadamente.

A metodologia Agile mantém a direção sem cair na rigidez dos conhecidos métodos em cascata ou waterfall. Estes planejam o trabalho desde o início, sem dar lugar a imprevistos. De forma que quando aparecem é impossível reagir a tempo. O agilismo, no entanto, mantém a capacidade de adotar a melhor opção a cada momento sem comprometer o projeto. Os métodos Agile mais populares do momento são o Scrum e o Kanban.

Necessito de agilidade: Scrum ou Kanban?#RRSSNecessito de agilidade: Scrum ou Kanban?

 VER INFOGRÁFICO: diferenças entre o Scrum e o Kanban [PDF]

Ver conteúdo

Necessito de agilidade: Scrum ou Kanban?

1. Funções

  • a. Product Owner, ScrumMaster e equipe de desenvolvimento.
  • b. Não são obrigatórios.

2. Equipes

  • a. Multidisciplinares.
  • b. Especializadas.

3. Reuniões

  • a. Diárias e de duração determinada.
  • b. Não as contempla.

4. Volume de trabalho

  • a. Dividido em sprints.
  • b. Distribuído durante o processo de trabalho.

5. Flexibilidade

  • a. Não permite mudanças relevantes.
  • b. Permite mudanças.

6. Tabuleiro

  • a. É diferente por equipe, sendo renovado em cada sprint.
  • b. Mesmo tabuleiro por projeto e pode ser compartilhado.

7. Tamanho de tarefas

  • a. Adaptam-se ao sprint.
  • b. Não se aplica.

8. Diagramas

  • a. Tipo Burndown.
  • b. Diferentes tipos.

Ocultar conteúdo

A metodologia Agile surge em fevereiro de 2001 quando 17 especialistas em desenvolvimento de software elaboraram, durante um encontro nos Estados Unidos (Utah), um documento a favor dos novos métodos ágeis de atuação.

Esta folha de 12 pontos, conhecida como Manifesto Agile, apostava em uma organização do trabalho que desse mais fluidez ao desenvolvimento de projetos. Desde o início, a metodologia Agile reivindica 4 valores:

  • As interações das pessoas sobre os processos e as ferramentas.
  • Um software em funcionamento diante de documentação exaustiva.
  • A participação ativa do cliente durante todo o processo de desenvolvimento.
  • A capacidade de resposta diante de mudanças e imprevistos.

Desses 4 valores derivam os 12 postulados do manifesto que defendem aspectos como a satisfação do cliente, o trabalho em equipe, o diálogo cara a cara, as entregas rápidas e contínuas de software funcional, as revisões periódicas, a simplicidade, a atenção pela excelência técnica, o desenvolvimento sustentado ou a reflexão para se autocorrigir e melhorar.

PRINCÍPIOS E VANTAGENS DA METODOLOGIA 'AGILE'

A metodologia Agile proporciona rapidez e flexibilidade ao desenvolvimento de projetos, mas como o faz? O aspecto mais significativo é sua organização do trabalho. Em vez de abordá-lo como um todo, divide-o em partes pequenas para recompô-lo como um quebra-cabeça.

A execução das diferentes tarefas e sua posterior montagem recai em equipes multidisciplinares de indivíduos que devem ter um alto grau de motivação e autonomia. As vantagens dessa metodologia ágil consistem no seguinte:

  • Ao dividir um trabalho em pequenas partes, consegue fazer com que os imprevistos afetem apenas uma parte do conjunto, que poderá ser retificada em pouco tempo.
  • Com a colaboração entre equipes se consegue velocidade, fluidez e dinamismo. As contribuições de uns e de outros enriquecem o resultado final.

REQUERIMENTOS DA METODOLOGIA 'AGILE'

O aspecto mais importante para a implementação da metodologia Agile é a liderança e a mudança de cultura empresarial. Saber dialogar e motivar as equipes para vencer suas resistências, convencê-las dos benefícios e envolvê-las na mudança. O compromisso com o modelo é fundamental para seu sucesso.

A divisão dos projetos é efetuada em marcos ou tarefas. Estas só admitem três estados: pendente, em processamento ou finalizada. O tempo de execução deveria ser de poucas horas a no máximo alguns dias, e são resolvidas uma por uma. As tarefas mais próximas da execução estarão melhor definidas do que as que abordaremos dentro de semanas ou meses.

As reuniões diárias também são importantes. Nesses encontros, breves e à primeira hora da manhã, os membros da equipe se informam entre si sobre o estado de suas tarefas. O líder do projeto adquire uma visão geral e pode fazer derivar recursos para as partes que mais necessitem deles. Além disso, essas reuniões servem para unir a equipe e envolver todos os seus integrantes.

A metodologia Agile necessita de técnicas muito visuais e ferramentas próprias de gestão de projetos para conseguir excelentes resultados. É o caso do Jira, Trello, Wrike ou Asana, entre outros.

A transformação digital da sociedade fez com que a metodologia Agile seja válida em quase todas as áreas empresariais, não só na tecnológica. Só exige um projeto, alguém capaz de implementá-la e, sobretudo, cumprir os princípios de iteração, revisão, adaptação e vontade de melhorias constantes.

 Produtividade no trabalho

 Coworking

 Empresas unicórnio