iNET30: TRANSFORMANDO O NEGÓCIO DE REDES
iNET30, o programa global que transformará nosso negócio de Redes para tornar-nos no melhor operador de redes inteligentes
Desde o negócio de Redes lançamos o iNET30 (Iberdrola Networks Excellence Transformation), um programa que tirará o máximo proveito da dimensão global do grupo Iberdrola para construir a rede do futuro e concretizar nossa visão de ser o melhor operador de redes inteligentes em 2030, mantendo a liderança nos mercados onde prestamos serviços.
iNET 30: transformando o negócio de Redes.
UM PROGRAMA PARA IMPULSIONAR A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Diante do desafio da descarbonização, as redes, como elemento integrador fundamental para que a energia das usinas geradoras chegue aos consumidores finais, adquirem uma importância sem precedentes. A expansão das energias renováveis, a geração distribuída, o autoconsumo e o armazenamento, assim como a eletrificação da demanda, tornam necessária a transformação do sistema para redes mais resilientes, flexíveis e digitais que permitam satisfazer as novas necessidades dos clientes.
Redes mais resilientes
A eletrificação da economia aumentará as variações e os fluxos de energia na rede. Além disso, os fenômenos meteorológicos extremos serão cada vez mais frequentes (frente fria, tempestades de neve, geadas, inundações, etc.). Devemos preparar nossas redes para garantir o fornecimento elétrico nas situações mais extremas e variáveis.
Redes mais flexíveis
O apogeu da geração distribuída, devido ao aumento do número de solicitações de conexão de geradores de energia renovável à rede de distribuição, exige encontrar soluções flexíveis que permitam fazer uma integração massiva de energias renováveis e impulsionem a transição energética (integração dos veículos elétricos, bombas de calor, etc.).
Redes mais digitais
Para poder gerenciar uma rede cada vez mais complexa, a digitalização, a automação, a inteligência artificial, o big data e a análise de dados nos permitem controlar e operar remotamente e em tempo real os fluxos de energia, antecipando-nos aos problemas, minimizando os custos de operação e aumentando a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes.

Para liderar a transição energética, nosso negócio de Redes — responsável pelo planejamento, construção, operação e manutenção da rede elétrica para levar energia aos clientes — desenvolveu um plano estratégico (LTO) com objetivos ambiciosos e um programa, iNET30, através do qual transformará completamente o modelo operacional desse negócio, contribuindo para nossa liderança em redes inteligentes até 2030. No final da década teremos investido mais de 60 bilhões de euros (+398 reales brasileiros) nessa área, digitalizado toda a rede e transformado os processos para prestar o melhor serviço possível aos nossos clientes ao custo mais competitivo.
PILARES E VISÃO DE FUTURO
Os quatro negócios de Redes do grupo (Avangrid Networks Link externo, abra em uma nova aba., Neoenergia
Link externo, abra em uma nova aba., SP Energy Networks
Link externo, abra em uma nova aba. e i-DE
Link externo, abra em uma nova aba.) vêm trabalhando há anos na automação de seus processos e na digitalização da rede para conseguir a máxima eficiência em suas operações e melhorar a qualidade do serviço.
O programa iNET30 permitirá situar o negócio em uma categoria superior, unificando e evoluindo a forma em que as redes são planejadas, construídas, operadas e mantidas, assim como o modo de prestar serviço aos clientes ou de cuidar do meio ambiente. Tudo isso potencializando o melhor de cada país, mas operando como um único negócio para responder aos grandes desafios do futuro.

Veja mais informações
NOSSA VISÃO:
Ser o melhor operador de redes inteligentes em 2030, mantendo a liderança nos mercados onde prestamos serviços.
NOSSOS COMPROMISSOS ESTÃO ALICERÇADOS EM QUATRO PILARES
Critérios ambientais, sociais e de governança
- Empoderar o colaborador, nosso ativo mais valioso.
- Garantir a segurança de nossos trabalhadores, da sociedade e do meio ambiente.
- Liderar a transição energética, facilitando a eletrificação da economia através de nossas redes.
O cliente, no centro
- Garantir que suas necessidades são a prioridade de tudo aquilo que fazemos.
- Superar suas expectativas e maximizar o valor criado para nossos Stakeholders.
Excelência operacional
- Utilizar a tecnologia e os dados para oferecer o melhor serviço ao custo mais eficiente.
Desenvolvimento de redes
- Desenvolver nossa rede, aumentando sua flexibilidade, resiliência e eficiência.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
- Excelente em satisfação dos clientes.
- Custo mais competitivo.
- Reduzir o tempo sem fornecimento em 30 %.
- Reduzir as emissões de CO2 em 21 %.
- Zero acidentes.
- Aumentar a satisfação dos colaboradores em 14 %.
- Minimizar as despesas operacionais.
- Minimizar as perdas de energia.
- Aumentar o valor de nossos ativos em 80 %.
- Aumentar o EBITDA em 42 %.
Ocultar informações
METODOLOGIA DO INET30
O negócio de Redes definiu um modelo operacional global que almejamos alcançar em nossos processos mais importantes, assim como uma metodologia específica que analisou a situação de maturidade de cada região geográfica e identificou as futuras oportunidades.

NOSSOS PRINCIPAIS PROJETOS
Para concretizar essa transformação estamos concebendo projetos conjuntos, para serem desenvolvidos em cada país ou de forma global, os quais permitirão converter a Iberdrola no melhor operador de redes inteligentes em 2030 em todas as regiões onde presta serviços.

Projetos estratégicos que respondem às necessidades globais
- Plataformas: projeto para liderar a definição e o desenvolvimento de sistemas vanguardistas para o negócio de Redes com o objetivo de apoiar a transformação do negócio, facilitar e automatizar o funcionamento e maximizar as eficiências dos processos.
- Cibersegurança: iniciativa para situar o negócio de Redes na vanguarda da segurança cibernética, protegendo nossa rede e nossos sistemas contra ciberataques.
- Padronização: seu objetivo é maximizar as eficiências operacionais, acelerando e multiplicando o impacto da padronização no negócio, aproveitando nossa dimensão global. Três áreas serão priorizadas: padronização de equipamentos, padrões genéricos de desenho e contratação eficiente.
Projetos estratégicos que respondam às necessidades locais
- Modelos futuros de planejamento e desenvolvimento: pretende estreitar a colaboração entre a Espanha e o Reino Unido (i-DE e SP Energy Networks) para definir em conjunto modelos do futuro.
- Digitalização da rede nos Estados Unidos: projeto para transformar o modelo operacional da Avangrid Networks mediante a digitalização, automação, operação e supervisão remota da rede, aproveitando as tecnologias digitais e maximizando o valor dos dados para tornar os processos mais eficientes e melhorar a experiência dos clientes.
- Digitalização da rede no Brasil: projeto para transformar a Neoenergia em uma utility de primeira categoria, aproveitando as últimas tecnologias da rede digital, maximizando a qualidade do fornecimento e melhorando todos os processos operacionais para alcançar a excelência no serviço prestado aos nossos clientes.
- Planejamento de investimentos nos Estados Unidos: visa melhorar o processo de gestão de investimentos do começo ao fim através de estruturas, modelos e ferramentas aprimoradas, dando prioridade às necessidades da rede e à maximização do desempenho.
- Ciclo de investimentos no Brasil: o objetivo é transformar o processo de gestão de investimentos e os sistemas de suporte otimizando o ciclo completo dos investimentos em todas as suas fases: planejamento, preparação, programação, execução, encerramento e relatório.
- Gestão de perdas no Brasil: desenvolver ferramentas automatizadas que integrem todos os dados disponíveis para detectar e reduzir as perdas de energia da rede, assim como implementar um novo modelo para aumentar a eficiência e qualidade das operações.